Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

20 de setembro de 2021

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 20 de Setembro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (20 de Setembro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 20 de Setembro


Reunião extraordinária “Edital avançar na cultura” - Colegiado Setorial de Dança do RS

Tem uma PAUTA ÚNICA: o Edital Avançar na Cultura - Esse é um edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do governo do estado (através da SEDAC), e vai contemplar vários setores da cultura no RS. 
A DANÇA terá um edital com outros três setores: música, teatro e dança, com lançamento previsto para novembro deste ano. Acesse a reunião pelo link: https://us02web.zoom.us/j/87303855471 (basta acessar o link via PC/Notebook ou pelo app de celular ZOOM Cloud Meetings). Dia 25/09/2021, das 14h às 16h. Evento: https://www.facebook.com/events/2037393509750152

Projeto “(RE)existir na Dança” - Ieacen RS, CCMQ, SEDAC RS

Como existir na dança? Como resistir na dança? Essas são algumas das perguntas que permeiam o novo projeto do Ieacen junto da CCMQ - instituições da Sedac/RS: "(RE)existir na dança". Através de reflexões, diálogos e conteúdos, buscamos investigar possibilidades e olhares que possam contribuir com o artista e profissional da dança na atualidade. "De onde viemos e para onde vamos?" é a investigação do Ieacen neste momento e a principal proposta para esse projeto. O evento envolverá cerca de 30 artistas e profissionais de todo o Estado - e de fora dele, através de uma curadoria artística composta pelos profissionais gaúchos Daniel Amaro, Eduardo Severino e Margit Kolling que idealizam o projeto junto à equipe do Ieacen. DE 5 A 16 DE OUTUBRO DE 2021 - MODO HÍBRIDO. Em breve mais informações.

Curso “Cena digital e mediações tecnológicas” com Janaína Patrocínio - IC

O curso on-line Cena digital e mediações tecnológicas, com orientação de Janaina Patrocinio, busca discutir e fomentar a experimentação teatral por meio de ambientes digitais, valendo-se de dispositivos audiovisuais, interativos e em rede. As aulas buscam unir as questões técnicas à reflexão conceitual que é intrínseca à criação artística contemporânea. Além disso, há o objetivo de orientar, tecnicamente e de forma factível, a elaboração de projetos específicos dos estudantes. As inscrições foram prorrogadas até o dia 20 de setembro de 2021, às 18h.  Os encontros acontecem de 2 de novembro a 2 de dezembro, à noite. https://www.itaucultural.org.br/secoes/formacao/cena-digital-mediacoes-tecnologicas-curso-discute

Dicas de editais culturais - Amora Produções

EDITAIS CULTURAIS ABERTOS PELO BRASIL Amora informa que atingiram novamente o rastreamento de mais de 100 editais culturais abertos pelo Brasil. Tem coisa pra teatro, música, dança, artes visuais e tudo. Pra acessar os regulamentos, entra no link https://linktr.ee/amoraproducoesculturais e acesse uma planilha com todos os editais encontrados. Essa planilha é atualizada semanalmente.

Projeto “Imersões e Processos: cênicas corporalidades” de Francisco Rider

Imersões e Processos, um projeto idealizado pelo artista pesquisador independente manauara, Francisco Rider, que terá como interlocuções artísticas poéticas cênicas e corporalidades dos artistas Dimas Mendonça, Francisco Rider (Manaus); Rosa Primo (Fortaleza); Célia Gouvêa (São Paulo); Luciana Lara (Brasília); Marila Velloso (Curitiba). São Imersões nutridas por artistas de diversas geografias do Brasil, mas que têm em comum o amor pelo fazer e pela pesquisa artístico. Todo o projeto Imersões terá como conceito o dialogar entre esses 6 artistas e os participantes.
As Imersões dialogarão com as linguagens da Improvisação, Teatro, Dança, Artes Visuais, Performance Art e Estudos Somáticos e Processos de Criação.
A cada sábado e domingo de outubro a novembro de 2021, teremos Mostra dos Processos explorados pelos participantes nas Imersões.
Todo o projeto será realizado no modo remoto, plataforma Zoom.
Inscrições gratuitas: carta de interesse e mini-bio (6/7 linhas); enviar até dia 24 de setembro para o email:
dancarbrincarjogar@gmail.com.
Público alvo: dançarinos/as, bailarinos/as, atores, atrizes, artistas circenses, performers, artistas visuais, dançarinos/as de danças urbanas e populares, arte educador/a, músicos, educadores/as de educação física e pessoas com experiência em terapias e práticas holísticas e somáticas.
Início: 27 de setembro, turno matutino.
Mais informações:
dancarbrincarjogar@gmail.com.

Unimúsica 2021 - DDC - UFRGS

Criado em 1981, pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, o projeto Unimúsica chega aos 40 anos celebrando a força das artes na transversalidade entre música, dança, teatro, circo e performance. A programação completa do festival online "Uni 40: música da presença" está disponível no site https://www.ufrgs.br/difusaocultural/programacao/.

Vídeodança “Hembra” de Daniele Zill

Vídeo de dança criado em maio de 2021, com estímulo artístico dos parceiros da Peña Flamenca Brasil.
Para Daniele, bailar esse tanguillo/zapateado (estilo) foi um prazer gigante e na mesma proporção, um compromisso desafiador, dada a beleza e complexidade da música do Luciano Camara (RJ). 
Na parte técnica, teve a presença luxuosa e olhar único do Lisandro Moura, que coletou e editou as imagens.

Música: Luciano Câmara (RJ)
Baile: Daniele Zill (RS)
Captação e edição: Lisandro Moura (RS)
Locações: Orla do Rio Guaíba (Porto Alegre/RS) e Farol de Santa Marta (Laguna/SC)
Tablado: AG Percussión (RJ) / Figurinos: Lunares (PR) e acervo pessoal

Oficina “Dança e Meditação” com Olívia Niculitcheff

Dia 27 de setembro começa o Ciclo I de Primavera das aulas de Dança e Meditação. Ao longo dessas 6 semanas olharão para os padrões tateando modos de transformá-los. O corpo presente é o primeiro passo para nossas transformações, tomar consciência daquilo que está. Ao mesmo tempo que ampliam-se as possibilidades de caminhos de movimentos, tônus, velocidade e qualidades físicas, também olharemos para aquilo que dá significado em nossas vidas contemplando seu aspecto impermanente e fluido, acolhendo as emoções e abrindo o coração. Mais informações e inscrições no link https://www.liinks.co/olivianicu


Temporal Encontros de Improvisação

Disponível no YouTube o Percurso Formativo gratuito, com a programação geral abaixo:

Oficina Fotografia e dança: cruzamentos compositivos
Residência Lavar Corações 
Oficina Que dramaturgias nossos sonhos criam?
Oficina Mover e narrar 
Oficina Improvisação em dança: a composição situada a partir do espaço da casa 
Oficina Investigando Corpos (In)Dóceis 
Oficina Pele da gente, pele da casa, pele da tela 
Oficina Corpos possíveis na viração do mover 


Videodança “Pas de Deux” - NFB

Entre em um mundo hipnótico de movimento e luz neste filme fascinante que aproveita o poder do cinema para rastrear os movimentos do balé. Os dançarinos Margaret Mercier e Vincent Warren criam um efeito de sonho neste filme premiado de Norman McLaren, completo com os efeitos visuais revolucionários que se espera deste mestre cineasta. Dirigido por Norman McLaren - 1968 | 13 minutos

Palco Giratório - SESC

Reforçando a importância da continuidade e resistência e trajetória dos grupos de artes cênicas no Brasil, a 15ª edição do Palco Giratório Sesc no Rio Grande do Sul e 23º do Brasil ocorre de 30 de setembro a 16 de outubro, com espetáculos transmitidos ao vivo de todas as regiões do país e atividades formativas realizadas por meio de plataformas virtuais. Neste período, também serão realizadas performances presenciais em Porto Alegre. Além disso, a partir de novembro o projeto terá continuidade nas Unidades do Sesc/RS, por meio de residências artísticas, debates e oficinas on-line. A programação de apresentações será composta por conceituados grupos da cena no País, que foram selecionados pela curadoria nacional para circulação em 2020, e por espetáculos e ações locais pontuais, mantendo a diversidade e pluralidade de propostas. Já as atividades formativas têm como prioridade a articulação de debates sobre arte, cultura e as possibilidades do momento, além da promoção de reuniões entre artistas e públicos, ressaltando a potência dos encontros e das relações humanas a partir das artes.


Acompanhe nossos canais digitais: https://linktr.ee/centrodedancasmc
Mais informações: Centro de Dança/SMC -  dancasmc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário