Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

29 de novembro de 2021

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 29 de Novembro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (29 de Novembro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 29 de Novembro

Mostra #Noverre - Novas mensagens sobre dança - Goethe-Institut e CMD

Em julho deste ano, o Goethe-Institut Porto Alegre, em parceria com o Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, promoveram o projeto (Re)-volta da Dança, visando estimular movimentos e reflexões sobre a dança em tempos atuais. No âmbito deste projeto, foi lançado o edital #Noverre: novas mensagens sobre a dança, que selecionou três propostas de releitura das revolucionárias "Cartas sobre a Dança" do francês Jean Georges Noverre, que foram publicadas pela primeira vez em Stuttgart em 1760. 
De 23 a 25 de novembro, foram exibidos no YouTube do Goethe-Institut Porto Alegre os projetos selecionados no edital. Antes das estreias dos vídeos no YouTube, o Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre e o Goethe-Institut Porto Alegre convidaram para uma live no mesmo canal YouTube apresentando o projeto das artistas e abrindo as portas para uma melhor apreciação dos vídeos. 

PEÑA Mostra de trabalhos coreográficos - Del Puerto

A PEÑA DEL PUERTO 2021 - Mostra de trabalhos coreográficos e musicais
Depois de muito tempo recolhidas, sem realizarmos atividades abertas com nosso lindo corpo de baile, finalmente voltaremos à cena todas juntas! Compartilharemos, com muito carinho, as coreografias e musicais que vêm sendo trabalhadas desde 2020 até agora. O evento acontecerá no dia 04 de dezembro, na Casa de Cultura Plauto Cruz, mesmo local onde estamos atualmente estamos ministrando nossas aulas regulares (Av.Venâncio Aires, 67). A Casa Plauto Cruz é um novíssimo espaço multicultural de nossa cidade, venha conhecer e prestigiar! 
Nesse dia, teremos dois passes (2 sessões), para acomodar a todes, com os cuidados e a segurança que tanto prezamos! Às 19 e às 20h! Escolha seu horário de preferência, realize o pagamento dos ingressos por pix (chave celular 51991683632) e envie seu comprovante para o mesmo número (se identificando).

SERVIÇO:⠀
Data: 04/12/21⠀
Horário: 19h e 20h⠀
Valor: R$30,00 (pagamento via pix chave celular 51991683632)
Local: Casa de Cultura Plauto Cruz (Av. Venâncio Aires, 67)

 Las Viudas - Art&Dança e ALOKA


Mostra de Processos: Art&Dança + Las Viudas. Uma noite para curtir 2 espetáculos em 1. Comemoração pelos 25 anos de Art&Dança e Las Viudas pela ALOKA.

Art&Dança 25 anos: Exibição do projeto Stalos de Mim, com temática sobre autoconhecimento e superação de processos opressores, e outros trabalhos e pesquisas.

Las Viudas: Las Viudas é um espetáculo de pole dance que surge a partir de um convite para pesquisar as pequenas mortes, a potência de corpos reais e a sensualidade como poética no processo artístico.

Informações: O evento acontecerá no Ocidente Bar a partir das 19h no dia 12 de dezembro de 2021.
Ingressos pelo Sympla

II Seminário Narrativas Diversas - PPGAC UFRGS

De 06 a 10 de dezembro (segunda a sexta-feira), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Instituto de Artes da UFRGS estará oferecendo, de forma online e gratuita, o Seminário Discente Narrativas Diversas nas Artes Cênicas. O seminário é uma iniciativa do corpo discente que visa divulgar as produções de doutorado e pós-doutorado do programa, com uma sessão especial de pesquisas em desenvolvimento no mestrado. Inscrições abertas no Even3

Bolero que te quiero - Ana Medeiros e Daniel Debiagi

Bolero Que Te Quiero - com Ana Medeiros e Daniel Debiagi - um espetáculo de teatro, dança e música.

Imagine um programa de rádio dos anos 40 com os melhores boleros… O que poderia acontecer nos bastidores enquanto a música está no ar? Venha descobrir! É neste lapso temporal que o show acontece... para arrebatar corações de época!
Mais informações em breve.

BOLERO QUE TE QUIERO
Datas: 10 e 11 de dezembro, às 20h.
Local: Teatro CHC Santa Casa - Av. Independência, 75 - Porto Alegre/RS
Ingresso Presencial e Online - Sympla

Curta Dança

Confira a programação completa da Mostra de Danças Curtas da Curta dança BH. As apresentações acontecem até o dia 30/11 no canal do YouTube do projeto.

For Four, Hope, Promise, and Future - Alvin Ailey American Dance Theater

Assista no YouTube 4 coreografias da companhia de dança norte americana Alvin Ailey.
‘For Four’ by Robert Battle
‘Hope’ by Ghrai DeVore-Stokes
‘Promise’ by Chalvar Monteiro
‘Future’ by Kanji Segaway

Acervo videográfico RecorDança

O Acervo RecorDança é um projeto de pesquisa, documentação e difusão da memória da dança, realizado pela Associação Reviva. Criado em 2003, o Acervo reúne, em um sistema de busca na Internet, o registro digitalizado de fotos, vídeos e programas de espetáculos produzidos na Região Metropolitana do Recife, assim como informações dos artistas e grupos atuantes nesse cenário.

Lab Mocap - PPGDança UFBA

Lab Mocap projeto Pósdoutoral Danças somáticas e tecnológicas: processos coreográficos e configurações inovadoras no aprofundamento da intermedialidade com sistemas interactivos de visualização e multi-modais inteligentes.

Videodança Uma Fronteira Diferente - Giro Livre e MOOV.art

Uma Fronteira Diferente - Giro Livre Dança Inclusiva: O trabalho se desenvolveu no sentido de mostrar nossa dança inclusiva, escolhendo como tema a fronteira sui generis, onde vivemos. Procuramos retratar todo entrosamento deste povo fronteiriço, que vai dos hábitos e costumes, a linguagem falada e a principal característica, como ser reconhecida como a fronteira mais irmã. Brasileiros e Uruguaios convivem harmoniosamente. Nossa arte se mistura, em ritmos, cânticos e danças. Estamos num lugar especial! VIDEODANÇA RS, projeto contemplado no Edital de Concurso Produções Culturais – SEDAC-RS nº 09/2020, da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.


Acompanhe nossos canais digitais: https://linktr.ee/centrodedancasmc
Mais informações: Centro de Dança/SMC -  dancasmc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário