O Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa divulga as escolas premiadas no Prêmio Lya Bastian Meyer direcionado às Escolas de Dança de Porto Alegre.
A premiação busca apoiar, valorizar, fomentar e reconhecer o trabalho artístico e pedagógico do ensino da dança em Porto Alegre que vem contribuindo para o desenvolvimento cultural, social, educacional e econômico de nossa cidade, responsável por grande parte da geração de emprego e renda para profissionais do setor e uma ampla rede de escolas e centros de formação.
Foram inscritas 16 escolas de dança da capital e selecionadas 6 (seis) que receberão o prêmio em dinheiro no valor de R$ 5.000,00. A seleção foi realizada pelas juradas, Maria Celeste Spolaor Etges, Ana Maria Andrade de Araújo, Clarissa Martins Gomes (representando SATED-RS), Perla Da Silva Dos Santos, Marlise Nedel Machado (Representando ASGADAN) considerando a relevância dos trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2021 e 2022 e as propostas de contrapartidas apresentadas.
Escolas premiadas:
· Pequenices: Arte e Educação
· Escola de Dança Karin Ruschel
· Projeto Expressar
· Escola de Dança Aline Rosa
· Suzana D'Avila Studio de Dança
· Velvet Pole e Tease
O Prêmio recebe o nome de Lya Bastian Meyer (1911-2005) em homenagem à bailarina, professora e coreógrafa pioneira da dança no RS, que foi aluna do Instituto de Cultura Física na década de 1920 e que, no início da década de 1930, abriu a primeira escola de bailados clássicos do RS. Lya foi diretora da Escola Oficial de Dança do Theatro São Pedro e fundadora da Asgadan (Associação Gaúcha de Dança), em 1969.
Nenhum comentário:
Postar um comentário