Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

29 de novembro de 2022

PRÊMIO AÇORIANOS DE DANÇA 2022 CONSAGRA NOVOS VELHOS CORPOS 50 + E O GRUPO RESTINGA CREW

Foto: Claudio Etges

Foi uma noite de festa e de reencontro no Teatro Renascença. Mas também de homenagem ao fotógrafo Cláudio Etges, figura fundamental para as artes cênicas do RS, que faleceu em 2022.

O espetáculo Novos Velhos Corpos 50+, do Coletivo 50+, foi o vencedor da categoria espetáculo. O bairro Restinga consagrou-se definitivamente na cena da dança em Porto Alegre com os Prêmios de Ação Coletiva para o grupo Restinga Crew e Ação Periférica, para o Coletivo Meninas Crespas.

Binho Rodrigues, do espetáculo Periferia Dança e Arte, também do Restinga Crew, e Janaína Ferrari, do espetáculo Ilha, do Coletivo Grupelho, foram os vencedores da categoria Intérprete Destaque, enquanto Eva Schul recebeu o Prêmio Especial do Júri por sua performance como intérprete em Novos Velhos Corpos 50+.

Iracema Gah Teh e Angélica Kaingang receberam o prêmio de Destaque Técnico-Artístico pela orientação cênica do espetáculo Água Redonda e Comprida.

Fração, de Rita Lende, foi vencedor na categoria videodança, e o evento de sapateado Senda Tap foi o vencedor na categoria Ações de Difusão, Formativas e de Memória.

Diego Mac foi agraciado pelo Centro de Dança com o troféu de Personalidade do Ano por seu trabalho de pesquisa e criação em novas mídias em dança reconhecido internacionalmente.

A Ospa e o Goethe-Institut Porto Alegre receberam o Prêmio de Incentivo à Dança, conferido pelo Centro de Dança, por seus projetos e parcerias onde a dança apareceu com destaque ou como elemento central em 2022.

A noite contou com a participação da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, Afoxè As Ayabás, a cantora e performer Antoni Lorenna e o performer Guilherme Gonçalves.


CONHEÇA TODOS OS PREMIADOS:



Espetáculo ou Performance de Dança


-Novos Velhos Corpos 50+, do Coletivo 50+


Destaque Técnico-Artístico



-Iracema Gah Teh Nascimento e Angélica Kaigang, pela orientação cênica do espetáculo Água Redonda e Comprida



Intérprete Destaque



-Binho Rodrigues, pelo espetáculo Restinga Crew 20 Anos - Periferia, Dança e Arte

E

-Janaina Ferrari, pelo espetáculo Ilha



Ação Coletiva



-Restinga Crew



Videodança



-Fração, de Rita Lende



Ações Formativas, de Difusão e de Memória



-Senda Tap, por Leonardo Dias, Karen Pohlmann e Naira Nawroski



Ação Periférica



-Movimento Meninas Crespas (Restinga), por Movimento Meninas Crespas, Karina Ferreira e Perla Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário