Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

30 de novembro de 2023

ARTIFÍCIOS DA VIRTUOSE DISSIDENTE É O ESPETÁCULO DO ANO DO PRÊMIO AÇORIANOS DE DANÇA 2023


O espetáculo Artifícios da Virtuose Dissidente, de Janaína Ferrari e Roberta Fofonka, foi eleito o espetáculo do ano na entrega do Prêmio Açorianos de Dança 2023. A festa, realizada pelo Centro de Dança da SMCEC/PMPA, anualmente consagra a produção artística em dança da cidade em 11 categorias.

Trivial, um espetáculo de B-boys, de Driko Oliveira , recebeu os prêmios de Elenco Destaque e Produtora, Ecos, da Transforma Cia de Dança, recebeu os prêmios de Coreografia e Intérprete Destaque para Bruno Manganelli, e Sonho Ibérico Fado e Flamenco, da Cia de Arte La Negra e Alma Lusitana, foi vencedor nas categorias Intérprete Destaque, entregue à Ana Medeiros, e Trilha Sonora.

O Centro de Dança conferiu o Prêmio Açorianos de Personalidade do Ano da Dança em 2023 à Mãe Paty, do Quilombo Família de Ouro - Ylê de Oxum e Ossanha, comunidade localizada na Vila Mapa, Lomba do Pinheiro. Mãe Paty é coreógrafa e diretora do grupo de dança Nossas Origens, que reúne mulheres e jovens da comunidade há mais de 15 anos. O projeto Nossa Origens também foi agraciado pelo Júri especialista na categoria Ação Cultural em Dança.

Na categoria Criação em Multimídia o vencedor foi Piano Soleil, de Caio Amon e Camila Vergara. A categoria Destaque Artístico consagrou o espetáculo solo de Edison Garcia, Pie Jesu Ressucita-me, enquanto Réquiem, de Igor Pretto, foi o Destaque Técnico.

Uma das novidades do Açorianos de Dança este ano foi a categoria Revelação, onde a jovem bailarina Letícia Alcântara foi agraciada.

A noite contou com o brilho dos mestres de cerimônia e bailarinos do Afro-Sul Edjana Deodoro e Léo Oliveira. A homenagem da Transforma Cia de Dança à mestra Suzana D’ Avila emocionou a plateia que lotou o Teatro Renascença. Os jovens artistas da dança do grupo Renascer da Restinga, Andi Goldenberg, Arthur Guerra e a coreografia Harriet, de Escobar Júnior do grupo Greyce Gross, foram pontos altos da festa.


CONFIRA A LISTA DOS VENCEDORES



Categoria Espetáculo ou Performance de Dança:

Artifícios da Virtuose Dissidente, de Roberta Fofonka e Janaina Ferrari (ROJANA)


Categoria Coreografia:

Ecos, por Suzana D´Avila e Pamela Agostini


Categoria Intérprete Destaque:

Ana Medeiros, por Sonho Ibérico Fado e Flamenco

e

Bruno Manganelli, por Ecos


Elenco Destaque:

Trivial, um espetáculo de b-boys


Categoria Destaque Técnico:

Réquiem


Categoria Trilha Sonora:

Sonho Ibérico Fado e Flamenco, por Alma Lusitana, Ana Medeiros, Allan Harbas, Rafael Melo, Sônia Bentto e Thais Virgínia


Categoria Produtor/a:

Lucida Desenvolvimento Cultural, pelos espetáculos Extimidades, Memórias Perdidas e Trivial, um espetáculo de b-boys


Categoria Destaque Artístico:

Pie Jesu Ressuscita-me


Categoria Revelação:

Letícia Alcântara


Categoria Criação em Multimídia:

Piano Soleil, de Caio Amon e Camila Vergara


Categoria Ação Cultural em Dança:

Nossas Origens


Personalidade da Dança 2023:

Mãe Paty


Prêmio Especial:

Ilza do Canto




Nenhum comentário:

Postar um comentário