Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

23 de novembro de 2023

CENTRO DE DANÇA REALIZA CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PRÊMIO AÇORIANOS DE DANÇA NO DIA 30 DE NOVEMBRO

No próximo dia 30 de novembro, quinta-feira, às 20 horas, no Teatro Renascença, acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Açorianos de Dança 2023, uma realização do Centro Municipal de Dança da SMCEC/PMPA.

Com o tema ancestralidade e renovação, a noite promete ser uma grande festa, celebrando artistas que consolidaram a área da dança na capital e as novas gerações que desenham o futuro. No palco estarão novos artistas da dança, como Andi Goldenberg, Arthur Guerra, Estúdio de Dança Greyce Gross e o projeto Renascer, da Restinga, com jovens talentos que estão se destacando nos palcos locais. A cerimônia também fará um tributo especial póstumo a Suzana D'ávila com a participação do Grupo Transforma.

São 68 finalistas nas 11 categorias do prêmio: Espetáculo ou Performance de Dança, Coreografia, Destaque Técnico, Destaque Artístico, Elenco Destaque, Intérprete Destaque, Produtor/a, Ação Cultural em Dança, Criação em Multimídia, Trilha Sonora e Revelação.

O espetáculo Trivial, um espetáculo de b-boys, de Driko Oliveira, tem o maior número de indicações com 7 indicações (espetáculo, coreografia, intérprete destaque, trilha sonora, produtora, elenco e destaque artístico). Com 5 indicações cada, estão os espetáculos Artifícios da Virtuose Dissidente (espetáculo, elenco, destaque artístico, coreografia e produtor) Memórias Perdidas (coreografia, produtora, intérprete, elenco, destaque artístico), e Réquiem (espetáculo, intérprete, produtora, coreografia e destaque técnico).

O Prêmio Personalidade da Dança será entregue à Mãe Paty, coordenadora e Coreógrafa do Projeto Nossas Origens, grupo de dança do Quilombo Família de Ouro - Ylê de Oxum e Ossanha, comunidade localizada na Vila Mapa. Mãe Paty é também fundadora e coordenadora da escola de Tradição Quilombola Família de Ouro e uma das fundadoras da Escola de Samba Unidos da Vila Mapa, além de promover anualmente o Encontro de Negros e Negras da Vila Mapa. É formada em saúde pública.

As comissões julgadoras foram formadas pela professora e bailarina Aline Centeno, a professora e coreógrafa Anette Lubisco, o bailarino, coreógrafo e professor Aluísio Gustavo, o coordenador do Centro de Dança Airton Tomazzoni, o coordenador da pós-graduação em dança da PUCRS, Luiz Felipe Silveira, a jornalista Clarice Alves, a professora e bailarina Fernanda Santos, e a professora de história da UFRGS, Letícia Bauer.

Os vencedores recebem o troféu criado por Vasco Prado além de premiação em dinheiro.

Confira a lista completa de indicados em:


Serviço:


O quê: Cerimônia de Entrega do Prêmio Açorianos de Dança 2023

Quando: 30 de novembro, 20 horas

Onde:Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)

ENTRADA FRANCA

REALIZAÇÃO: Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa/PMPA



Nenhum comentário:

Postar um comentário