Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

18 de março de 2024

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre


Edição de 18 de Março

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (18 de Março), uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de espetáculos, cursos, aulas e conteúdos de dança para se envolver em Porto Alegre.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

 

 

Dicas Da Semana – De 18 a 24 de Março


Danças Circulares com Patrícia Preiss 


O Centro Municipal de Dança inicia uma nova turma de danças circulares a partir do dia 18 de março, com entrada franca.  A iniciativa faz parte do projeto Dança Comunidade, que tem como finalidade proporcionar e democratizar o acesso à dança para a população de Porto Alegre, em espaços públicos e de forma gratuita.

A Dança Circular é uma dança de roda que reúne vários tipos de danças tradicionais ou folclóricas de diferentes locais do planeta, com diversos propósitos e intenções. Busca a integração, celebração e empatia do grupo. 

Como participar : Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 10h às 11h. Para participar não há necessidade de inscrição prévia. A atividade é aberta para todos os públicos e será coordenada pela focalizadora Patrícia Preiss.


Batalha Show: Mulheres da Cena H2 – Projeto Cenas Mínimas


Projeto Cenas Mínimas apresenta “Batalha show: mulheres da cena H2”

Carini Pereira, Kaliloo e Greyse Dornelles se reúnem para receber mulheres atuantes na cena regional das danças urbanas. A proposta é aproximar o público dos elementos presentes na dança, marcada pela improvisação, musicalidade e diversão, dentro da cultura hip hop.

Importante: o convite é aberto para todas as mulheres que batalham, improvisam e queiram fortalecer esse encontro!

  • Dia 18 de março, segunda-feira, às 19h
  • Sala Pitangueira do Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 - acesso pelo andar térreo)
  • Entrada franca - contribuições espontâneas podem ser feitas diretamente às artistas!

Laboratório de Dança – Grupo Cerco


O Laboratório de Dança é um convite à experimentação do corpo e do movimento. Nessa oficina intensiva, serão abordadas práticas de improviso e composição em dança, que buscam aprofundar a percepção de si, do espaço e do coletivo. Através de exercícios para sensibilizar a escuta do próprio corpo, investigaremos o mover com foco na consciência do movimento, e a partir de dinâmicas em grupo, vamos partilhar nossa presença, expandindo nossa dança às dos outros. 

  • Datas e horários:
    - Sexta 22/03 - 19h às 22h
    - Sábado 23/03 - 9h às 12h
    - Domingo 24/03 - 9h às 12h

  • Local: Espaço Cerco Cultural



Seleção de Novos Dançarinos – CFI OS Gaúchos


            O Conjunto Internacional de Folclore Os Gaúchos está selecionando novos DANÇARINOS para o grupo adulto.

Será dia 23 de março, às 16 horas (sábado), na Concha Acústica do Theatro São Pedro, Praça Mal. Deodoro, s/n, Centro, Porto Alegre -RS.

O formulário de inscrições você encontra no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAijVaEjTjogGk_r2pH1jMsMJ04aw9ZtLrBuM6iQiG1oSG8g/viewform?usp=send_form

Para maiores informações, mande mensagem pelo DM do @cfiosgauchos, no Instagram. 


<Tx[@]be/t_a | |=* (Txabeta)


 

            Se apresentando como um espetáculo do 30º Porto Alegre em Cena, <Tx[@]be/t_a | |=* (Txabeta) é uma performance multidisciplinar imersiva, interativa e futurística. É apresentada por Hevah, primeiro e último ser humano que conduz os participantes numa viagem alucinante através da sabedoria ancestral do Batuku - gênero de música e dança tradicional cabo-verdiana. Terceiro capítulo de uma série de solos de Djam Neguin, que vem pensando sobre a identidade cabo-verdiana com olhar atento às insinuações dos avanços tecnológicos. “O futuro é ainda um tempo não todo dado e talvez seja nele que possamos demarcar nossas singularidades culturais antes de sermos apagados e engolidos pelo capitalismo degenerativo”, afirma o artista/criador.

            O espetáculo acontecerá nos dias 23 e 24 de março, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel (Praça Mal. Deodoro, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre/RS).

Ingressos disponíveis pelo link: https://www.guicheweb.com.br/poa-em-cena-txabeta_29698


Grupo Laços – Audições abertas! 


    O Grupo LAÇOS Companhia de Dança está com audições abertas. É um coletivo que trabalha com formação continuada, hibridização e profissionalização em dança. Estamos recebendo novos integrantes para circulação de repertório e para o processo criativo do novo espetáculo.

    Para participar, preencha o formulário e escolha o dia que melhor se encaixa na sua agenda:     https://forms.gle/QDHQiazDjSf14U7J9

    As audições oferecem um dia imersivo na nossa rotina artística, incluindo aula de ballet, atividade complementar e trabalho coreográfico.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário