Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

1 de abril de 2024

Centro de Dança oferece Práticas Vocais Meditativas

A partir do dia 3 de abril, o Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa oferecerá semanalmente Práticas Vocais Meditativas. As práticas serão gratuitas e em formato on-line, pelo google meet, sempre às quartas-feiras, das 8h às 9h. A primeira prática será nesta quarta-feira, mas será possível começar a qualquer tempo.
As inscrições serão contínuas ao longo do ano, basta se inscrever pelo seguinte formulário: https://forms.gle/kSm3uh41cZruDcyUA

A prática proposta não é uma técnica de meditação em seu sentido estrito. Entretanto, ao focar a atenção nas sensações corporais surgidas na prática - aos pequenos movimentos para organizar o corpo na posição sentada e liberar a respiração e a voz - pode-se proporcionar um estado de presença próprio das práticas meditativas. A condução procura se beneficiar da calma e do relaxamento para permitir uma investigação sensível da voz, sua ressonância, seus harmônicos e a pequena dança que acontece na pausa. Nos momentos finais da prática compartilha-se o silêncio, abrindo espaço para o centramento, para o estado de lucidez e simplicidade da presença. Aos inscritos não será exigido assiduidade, ainda que ela seja recomendada para aprofundar a prática. 

A condução será de Laura Backes, da equipe do Centro de Dança. Ela é professora-artista que chove em diferentes terrenos, de forma mais frequente nas artes em que há o encontro efêmero diante do outro, entre o teatro, a dança e a música. É pesquisadora da voz em conexão ao movimento, e em sua pedagogia entrelaça os campos da dança e educação somática, das vozes estendidas e das artes contemplativas, temas que ela entrelaça em seus estudos de doutorado em Artes da Cena na UNICAMP. Conduz as vivências imersivas Voz e Percepção de Si e tem oferecido Práticas Vocais Meditativas regularmente desde 2020, nas quais cruza suas investigações em corpo e voz com a experiência de mais de 30 anos em meditação.

MAIS INFORMAÇÕES: dancasmc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário