O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (19 de Maio) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.
Dicas da Semana – Edição 19 de Maio
Oficinas de Dança de Salão com Tracy Freitas
De maio a julho TRACY FREITAS estará ministrando OFICINAS DE DANÇA DE SALÃO na Casa de Cultura Mário Quintana. São três oficinas:
- Dias 10 e 24 de maio, das 14h às 16h: À Brasileira ôôô: forró e samba de gafieria do iniciante ao intermediário;
- Dias 14 e 28 de junho, das 14h às 16h: Hollywoodianos – Lindy Hope e West Coast Swing;
- Dias 12 e 26 de julho, das 14h às 16h: Caribeños – Salsa e Zouk.
Não precisa ter par para participar.
Inscrições pelo Sympla ou pelo whatsapp (51)999057517.
Cultura Realiza Reunião Online Para Tratar do Credenciamento de Artistas
A Secretaria Municipal da Cultura realiza na próxima terça-feira, 20, às 19h, uma reunião online para tratar do credenciamento de artistas, arte-educadores e instrutores culturais nas demandas das 17 regiões do Orçamento Participativo (OP) no ano de 2025.
Os interessados em participar da reunião - oficineiros, produtores culturais, artesãos, músicos, entre outros - devem acessar o link meet.google.com/gky-wqp-bsa
Desta forma, a SMC está implementando um novo processo de credenciamento de artistas com o objetivo de ampliar o acesso à cultura, fortalecer as políticas culturais e promover a inclusão social através da arte e da educação. Além disto, o instrumento garante variedade de perfis artísticos adaptados às realidades locais e a democratização do acesso à cultura respeitando a dimensão territorial das políticas culturais.
A Secretária Municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte, afirma que o credenciamento descentralizado “reconhece o papel das comunidades como protagonistas no processo de produção e fruição cultural, alinhando-se ao espírito participativo do OP, um marco histórico na democracia direta em Porto Alegre”.
A reunião online é organizada pela Secretária Municipal da Cultura Liliana Cardoso Duarte; pelo adjunto Fábio Bandeira Machado e pelo coordenador da Descentralização. Moacir da Rosa Miranda.
Remix na Roda
REMIX NA RODA é uma história dançada em um espetáculo solo do dançarino, coreógrafo e professor Marco Rodrigues. Remix é uma mistura de Michael Jackson na TV, baile black, capoeira, aeróbica, aulas, dance, hip hop, um mestrado, memórias do artista e das danças urbanas de Porto Alegre. Um espetáculo dançante que mistura encontro, performance e festa, celebrando memórias negras e a criação autoral em dança.
O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 20 de maio, às 19h, no Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665 – Centro Histórico). A direção é de Marco Rodrigues (Grupo My House). Ingressos à venda nas Unidades Sesc/RS, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria do respectivos teatro e online pelo link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaprodutocultura.aspx?2123,Remix-na-roda-(Grupo-My-House-%2f-RS)---19%c2%ba-Festival-Palco-Girat%c3%b3rio---POA
Espetáculo com tradução simultânea de libras, áudiodescrição e possibilidade de visita tátil 1h antes do início.
Amordor
Em tempos de relacionamentos “cult”, onde o desapego e a frieza dão a tônica dos afetos, nos movemos na direção oposta para produzir um feitiço capaz de driblar o desencanto do mundo. Percorrendo a indivisibilidade AMOR/DOR, o espetáculo aposta na investigação dos clichês do amor em uma atmosfera tão hiper-realista quanto onírica sobre relacionamentos afetivos, suas nuances, curvas e texturas. A composição metafísica absorve enlaçes, afetos, traição, ilusão, desilusão, chameguinho e violências para tramar com o imaginário do espectador. Nos episódios apresentados em cena, as pequenas dramaturgias constroem camadas de sentidos, onde a fé e a devoção parecem guiar os bailarinos e bailarinas em busca de algo de si e do outro. Este é um baile à deriva do enlace.
O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 22 de maio, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel (Praça Mal. Deodoro, s/nº - Centro Histórico). A direção é de Daniel Aires (Kháos Cia de Dança). CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos. Ingressos à venda nas Unidades Sesc/RS, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria do respectivos teatro e online pelo link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaprodutocultura.aspx?2125,Amordor-(Kh%C3%A1os-Cia-de-Dan%C3%A7a-%2F-RS)----19%C2%BA-Festival-Palco-Girat%C3%B3rio---POA
Fica Comigo
Dentro de uma atmosfera lúdica, romântica e bem-humorada o “Ateliê do Gesto” apresenta o espetáculo FICA COMIGO emocionando crianças e adultos através de um mergulho nas memórias que guardamos ao longo das nossas vidas. Um convite para se aventurar no imaginário de um antigo Guardador de Memórias que guarda suas lembranças em caixas através de gestos que se transformam em danças. O espetáculo é embalado pelo universo sonoro de valsas e músicas que proporcionam um ambiente nostálgico e alegre cativando todo o público infantil (e sua família). Os intérpretes que hora são bonecos, e hora são lembranças esfumaçadas vão dando vida e ajudando a construir um mundo recheado de sutilezas, memórias e lembranças esparramadas pelo espaço lúdico ambientado pela cenografia, resgatando a nossa essência enquanto humanidade através dos encontros e experiências diversas que se criam. Fica Comigo é um convite para construir afetos e memórias através da experiência artística da dança criando valores, recuperando lembranças e provocando emoções. A criança é instigada a explorar sua essência para que sua imaginação seja estimulada a um universo original e criativo. Os bonecos vão ganhando vida para ajudar, e até mesmo a atrapalhar o velho Guardador de Memórias a viver novas aventuras transformando e ressignificando o que ele guardou por muitos anos, para contar e reviver novas estórias.
O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 23 de maio, às 15h, no Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75 - Independência). A direção é de Cibele Sastre, Fabiano Nunes e Juliana Vicari (Ateliê do Gesto – GO). Ingressos à venda nas Unidades Sesc/RS, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria do respectivos teatro e online pelo link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaprodutocultura.aspx?2162,Fica-comigo-(Ateli%C3%AA-do-Gesto-%2F-GO)---19%C2%BA-Festival-Palco-Girat%C3%B3rio---POA
Onde Está Cassandra? (Pocket Show)
Pocket show do espetáculo ONDE ESTÁ CASSANDRA? Cinco Drag Queens apresentam coreografias, cenas e números de lipsync para contar a trajetória de 25 anos da Drag Cassandra Calabouço. A peça apresenta novos e importantes desdobramentos na pesquisa do hibridismo entre a linguagem da dança e a estética performativa das figuras dragqueen e do universo queer. O título do trabalho “Onde está Cassandra?” é uma questão direta ao público, que tem a tarefa de descobrir quem é Cassandra no elenco que está em cena. Contudo, a pergunta também deflagra questionamentos mais profundos e complexos: o que é drag? Onde está o artista cênico local? onde estão suas memórias? qual seu papel? qual seu valor?
O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 23 de maio, às 21h30, na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 - Centro Histórico). A direção é de Cassandra Calabouço e Diego Mac. INGRESSOS GRATUITOS, sem necessidade de retirada prévia.
Muita Água
MUITA ÁGUA é uma eco-performance criada pelas artistas Cibele Sastre, Juliana Vicari e Fabiano Nunes que tematiza as enchentes que assolaram o RS. Muita Água é a dança-denúncia de um sistema colapsado pelas águas de uma sociedade triste, afogada e multifocada que amontoa os restos de suas vidas em frente à sua casa, no caso de ainda haver casa. Ao inovar na interface entre Arte, Ciência e Sociedade, aposta num processo de conscientização acerca do ambiente e na elaboração simbólica da catástrofe. A pesquisa técnica-estética promovida pelas artistas, com base nos princípios do Sistema Laban-Bartenieff, emerge das experiências corporais dessa transformação radical e barrenta, sendo atravessada pela necessidade de transcriar afetos e efeitos doloridos em arte, se constituindo como uma obra autêntica e contundente.
O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 24 de maio, às 20h, no Teatro do Goethe-Institut (R. 24 de Outubro, 112- Moinhos de Vento). A direção é de Cibele Sastre, Fabiano Nunes e Juliana Vicari. CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos. Ingressos à venda nas Unidades Sesc/RS, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria do respectivos teatro e online pelo link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaprodutocultura.aspx?2131,Muita-%C3%A1gua-(Cibele-Sastre%2C-Fabiano-Nunes-e-Juliana-Vicari-%2F-RS)---19%C2%BA-Festival-Palco-Girat%C3%B3rio---POA
Engrenagem
A segunda temporada do espetáculo ENGRENAGEM, da CIA DE DANÇA KARIN RUSCHEL será dia 25 de maio (domingo), às 18h, na Sala Álvaro Moreyra (Érico Veríssimo, 307 – Menino Deus).
A partir de imagens e sonoridades, a pesquisa de movimento para esse trabalho explora o funcionamento da máquinas: dos pequenos mecanismos que fazem um relógio girar seus ponteiros, às grande indústrias com produção de mercadorias em série. A dramaturgia se aprofunda à medida que as trabalhadoras/ sapateadoras da ENGRENAGEM tomam consciência de sua condição reificada e dão início a uma revolta.
Os ingressos estão disponíveis para venda no Sympla (link na bio de @ciadedancakarinruschel) ou de forma presencial na Escola de Dança Karin Ruschel.
Encruzilhada
O espetáculo ENCRUZILHADA é uma potente manifestação de dança contemporânea, conduzida por uma trilha sonora original executada ao vivo, com duração de 50 minutos. A obra investiga a existência de um “corpo-samba”, forjado pelas diásporas culturais que atravessam a história do Brasil, e transforma esse corpo em ferramenta de resistência e afirmação. Por meio do movimento, a performance desafia o racismo, a exclusão e outras formas de destruição que atingem o corpo humano, ressignificando o samba como um espaço de luta e celebração. Encruzilhada é um convite para vivenciar a multiplicidade e o poder transformador dessa manifestação cultural, tecendo um diálogo vivo entre encontros e desencontros que moldam a identidade brasileira.
O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 25 de maio, às 19h, no Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75 - Independência). A direção é de Assaury Hiroshi e Igor Cavalcante Medina. Ingressos à venda nas Unidades Sesc/RS, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria do respectivos teatro e online pelo link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaprodutocultura.aspx?2132,Encruzilhada-(Assaury-Hiroshi-Gon%C3%A7alves-%2F-RS)---19%C2%BA-Festival-Palco-Girat%C3%B3rio---POA
Sina
Tudo aquilo que passa por nós, todos os nós que se atravessam. Aquilo que conecta os fios. Um espetáculo de sensibilidade, sutilezas e suspensões. Subentendido.
SINA propõe uma imersão na repetição e nos jogos de acaso, trazendo o público para uma experiência do interno entre o racional e subconsciente, brincando com reflexões daquilo que nos toca e afeta.
Sina é a fronteira entre a carta e o destino.
Dia 28 de maio, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra, no Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo, 307). CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos. INGRESSOS: https://www.sympla.com.br/evento/sina/2937025?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaedRCNdLVm6lB4VzmbEy1QV0kkldVC0etnn5ZhqmTie-PAh2TRWw4_xRyISsQ_aem_11bfqI15LxxpNQhU27G3Ug&referrer=l.instagram.com
Aulas de Pole Gratuitas
Em junho estarão acomtecendo AULAS DE POLE GRATUITAS, no bairro Cavalhada. O projeto faz parte da disciplina “Atividades Práticas em Projetos de Dança”, do curso de Licenciatura em Dança da UFRGS.
VAGAS LIMITADAS.












Nenhum comentário:
Postar um comentário