Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

18 de agosto de 2020

Destaque em Jazz - Açorianos 2019

A postagem de hoje para a série com as trajetórias das indicadas e indicados no Prêmio Açorianos de Dança 2019 é sobre a categoria Destaque em Jazz.

Começamos, como sempre, lembrando as considerações feitas sobre cada indicação pelas juradas Caroline Danni Stein e Helena Paz:

  • Escobar Junior – Pela qualidade técnica e artística como bailarino e coreógrafo que se revela na diversidade de sua produção e reconhecimento em diversos eventos de dança no ano de 2019.
  • Igor Zorzella – Pela qualidade técnica e artística como bailarino e coreógrafo que vem se destacando no Brasil e no exterior, preservando o Jazz tradicional, em 2019.
  • Move it - Dança – Pela inovação na criação de um grupo voltado à produção de Jazz Musical em Porto Alegre.
  • POA Dança Jazz – Pela integração, promoção e acessibilidade de profissionais, escolas e alunos do Jazz que o evento promove na cidade.  Pela inovação e criatividade na edição de 2019 que incluiu o pré-evento “Esquenta POA Dança Jazz” e também a participação de profissionais de renome nacional.
  • Reutilizáveis Corpos Descartáveis – Pela qualidade e primor na produção do espetáculo, lançando Maurício Miranda como coreógrafo, mantendo viva a Transforma Cia de Dança e o gênero do Jazz em Porto Alegre.
Aqui um pouco mais sobre cada indicação:


foto Solange Avelino

Escobar Júnior 


Bailarino, professor e Coreógrafo natural de Porto Alegre/RS. Tem em sua formação ballet clássico, jazz dance e dança contemporânea. Estudou com diversos mestres de renome nacional e internacional. Em sua trajetória na dança, possui prêmios de melhor bailarino e melhor coreógrafo nos festivais mais renomados do Sul do país. Em 2017, estagiou em uma das melhores escolas de dança na Itália - Opus Ballet Firenze. E, também, subiu ao palco do concurso - DanzaAFirenze, conquistando o prêmio de III melhor solista moderno na categoria avançada.

foto Claudio Etges

Igor Zorzella

Bailarino, professor e coreógrafo do Ballet Lenita Ruschel em Porto Alegre. Profissional premiado em diversos eventos do país, destacando o Prêmio Açorianos de Dança, de Porto Alegre, em 2015. Participou como Bailarino e coreógrafo do Disney Performing Arts, na WALT DISNEY WORLD, e  na abertura de um dos jogos da NBA (Orlando - Florida). Em 2019, participou como coreógrafo no Dance World Cup (Braga - Portugal) e como bailarino no Danza Firenze (Florença - Itália). Bailarino e coreógrafo em destaque, adquirindo oportunidades contínuas para competições e workshops nacionais e internacionais. Professor convidado para ministrar aulas de Jazz Dance em diversos eventos no sul do País. Bailarino em formação pela Royal Academy of Dance, em Ballet Clássico, e profissionalmente, em graduação na área da educação física. Profissional em constante atualização, participando de diversos workshops com professores e coreógrafos renomados do Brasil e Exterior.

foto Wellington Anjos


MOVE IT

MOVE IT é um projeto independente criado em Fevereiro de 2016 pelas mãos do artista Marcos Pasqualeto, brasileiro que esteve radicado durante 32 anos em Portugal e que traz ao país a sua experiência de mais de 22 anos no Exterior, atuando em diversos espetáculos em dezenas de países. O objetivo de Pasqualeto é compartilhar sua paixão e experiência no mundo dos musicais para fomentar e trazer ao público gaúcho um maior contato com esse universo tão rico. Junto a um elenco experiente em dança, Move It surge, assim, para dar vida a tantos clássicos da West End/Broadway, trazendo à cena esse espírito em forma de coreografias que tem o objetivo de fazer o público vibrar.

POA Dança Jazz 

O POA Dança Jazz é um evento que promove e celebra o estilo de de dança Jazz visando a integração entre os profissionais, alunos e amantes desta modalidade e que, em 2019, chegou a sua terceira edição. O objetivo do evento é proporcionar qualificação artística e aprimoramento técnico através de oficinas de dança, além de uma mostra de dança comentada.  Na última edição o evento deu um novo passo e trouxe para Porto Alegre dois professores e coreógrafos de expressão nacional e com participações premiadas em grandes festivais: Zeca Rodrigues, da Cia de Dança de Cubatão (Cubatão/SP) e Juliano Peçanha, da Eliane Fetzer Centro de Dança (Curitiba/PR). Também teve a novidade do “Esquenta POA Dança Jazz” no qual, ao longo dos três sábados anteriores ao evento, os mestres das outras edições do PDJ receberam em suas escolas aulas ministradas por professores de destaque na cena Jazz do Rio Grande do Sul. A proposta é reunir bailarinos, professores e coreógrafos possibilitando um intercâmbio entre as gerações.

foto Claudio Etges


Reutilizáveis Corpos Descartáveis

O espetáculo Reutilizáveis Corpos Descartáveis é uma criação da Transforma Cia. de Dança que discute o impacto dos acúmulos descartáveis presentes no consumo diário estendido às relações humanas. Foi indicado também nas categorias Espetáculo, Bailarina, Bailarino, Coreografia, Iluminação, Figurino e Produção, e as informações sobre estas indicações podem ser encontradas aqui: 

https://cdancasmc.blogspot.com/2020/08/reutilizaveis-corpos-descartaveis.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário