Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

10 de agosto de 2020

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 10 de Agosto


O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (10 de agosto) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o email dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras para o mailing, no blog e nas redes sociais do Centro de Dança.


Dicas da Semana – Edição 10 de Agosto


LEI ALDIR BLANC - Cadastro da SMC para Pessoa Jurídica 

Foto: Nado Espinosa/ Bailarino: Caleo Alencar

A SMC recebe até o dia 22/08 o cadastramento de espaços culturais que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social. 

O cadastramento é obrigatório para as entidades que quiserem se habilitar ao recebimento do subsídio emergencial previsto na Lei Aldir Blanc. O resultado também irá orientar a prefeitura na formatação de outras ações complementares, como editais.

Cadastro no link: bit.ly/MapeamentoCulturaPOA



Papo de Pretx - Flashblack Cia de Dança

A partir deste mês a Companhia de Dança FlashBlack dará início a uma série de lives com convidades para falar sobre negritude, educação, dança, moda, empreendedorismo, entre outros assuntos.
Acompanhe sua rede social e confira a programação: Instagram @companhiadedancaflashblack

Um date contigo mesmx - Douglas Jung

Uma proposta, de Douglas Jung, sobre uma "prática corporal pra tu te mover e estar presente, te escutar, te validar e aprender com teu próprio corpo que proporciona ao indivíduo a redescoberta do corpo por meio de uma experiência instigante e prazerosa do movimento."
Entre em contato pelo Instagram @jung_douglasjung e conheça o trabalho.

Arte causa solidária

Um projeto independente pensado para reunir artistas voluntários para ações sociais.
Na primeira edição, artistas LGBTQIA+ fazem a frente das 6 aulas, como: Danças urbanas, Jazz, Ballet, Contemporâneo, Fitdance e Maquiagem para espetáculo.
O ingresso será um kilo de alimento não perecível e um agasalho.
Para maiores informações acesso o Instagram @artecausasolidaria e participe.

Mostra Virtual de Dança - Projeto Expressar

O Projeto Expressar desenvolvido na zona sul de Porto Alegre realizará a sua Mostra Virtual de Dança, nos dias 21 e 22 de agosto, a partir das 10h em seu perfil do Instagram @projetoexpressar.

Dança, Educação e Direitos Humanos - Caleidos Cia de Dança

Estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas para Ciclo 2 - igualdade de gênero do curso DANÇA EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS. Curso online, pelo Caleidos Zoom com inscrições até dia 11/08. Acesse a página da cia e confira.

Mostra Potência - Casa Hoffmann

Na última sexta-feira começou a Mostra POTÊNCIA - poéticas virtuais, corpos possíveis - do StudioVirtual Casa Hoffmann. Um conjunto de possíveis presenças online. Serão 19 ações em 7 dias, sendo elas: Performances, aulas, conversas. A programação é totalmente gratuita e os ingressos estão disponíveis no link. As ações acontecerão na Plataforma interativa Google Meet e nas redes sociais. Acesse a programação completa da mostra no link.

Ballet Contemporâneo - Rita Guerra

A professora e artista Rita Guerra conduz, quintas-feiras das 15h às 16:30,  aulas online de Ballet Contemporâneo numa estrutura de aula que evidencie a educação somática do Sistema Laban/Bartenieff para a técnica clássica. Saiba mais na descrição do evento.

Aulas de K-pop - Galpão de Artes

Matrículas abertas para aulas de K-pop, virtualmente, no Galpão de Artes Escola de Dança. Para saber valores e outras informações contate-os através do WhatsApp da escola: (51) 9 8453-1506 ou pelo Instagram @galpaodeartes.

Edital Arte do Quilombo - Fundação Cultural Palmares

Estão abertas as inscrições para o Edital de Seleção Pública Nº 01/2020 – Arte do Quilombo, da Fundação Cultural Palmares (FCP). O objetivo é, com R$ 688 mil em prêmios, contemplar  100 iniciativas de membros de Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQs) e não quilombolas autodeclarados negros (pretos ou pardos) comprovadamente praticantes das expressões culturais afro-brasileiras. Acesse as informações completas no site.

Há limites entre Arte, Novas Tecnologias e Ciência? - Portal MUD

Live com Daiane Lopes - brasileira coreógrafa da cia Kinetech Arts de San Francisco (EUA) que mistura Ciência e Tecnologia na Dança no IGTV do @portalmud.

Corpo-Carta - Tem Gente Teatrando

Cursos online com Camila Vergara na oficina "Corpo-carta: Improvisação e Criação em Dança-Teatro" voltados para adultos e sem necessidade de experiência prévia para participar. Visite o site e confira.


Malabares - Coletivo Órbita

Vídeo com tutorial de como fazer bolinhas de malabares e também dicas pra praticar com uma, duas e três bolinhas. Aprenda através do vídeo no YouTube "Circo em casa: atividades para fazer em família - Malabares" do Coletivo Órbita, ensinado por João Pedro Decarli. 

Sementes da mesma raiz - Afro-Sul Odomode

Segunda, dia 10, às 19:30, no Instagram @afrosul.odomodeoficial, ocorrerá a segunda Live da série SEMENTES DA MESMA RAIZ, onde abordam o surgimento do primeiro grupo de dança infantil da instituição com a participação da mestre em educação Marilene Leal Paré.

Movimentos Negros - Luísa Dias

MOVIMENTOS NEGROS Água, um elo ancestral é uma oficina de dança ministrada por Luísa Dias  a fim de experimentar a água como poética de movimentos negros na dança. Online e gratuíta será realizada sábado, 15, às 15h em seu Instagram @luisadiasrosa.o.

Semana Femennei - Anne Ferreira

A semana Femennei oferece 3 aulas de conteúdo com talks e exercícios práticos de dança, autocuidado, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal para o público feminino, ao vivo, gratuito e online nos dias 11, 12 e 13 de agosto às 19h. Acesse o link para inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário