Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

3 de agosto de 2020

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 03 de Agosto



O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (03 de agosto) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o email dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras para o mailing, no blog e nas redes sociais do Centro de Dança.


Dicas da Semana – Edição 03 de Agosto



Lançamento do e-book “Aulas On-line” de Airton Tomazzoni e Ilza do Canto - Centro Municipal de Dança / SMC

Será lançado dia 04/08, terça-feira, nas redes sociais do Centro Municipal de Dança, o e-book "Aulas On-line: Ensino de dança em Porto Alegre em tempos de isolamento social" escrito por Airton Tomazzoni e Ilza Canto como resultado da pesquisa realizada com profissionais da área atuantes no município de Porto Alegre.
Acompanhe nossas Redes Sociais.


Workshop Tribal Brasil Online - Karine Neves Espaço de Dança

A artista Karine Neves ministrará no dia 15/08 (sábado), das 19h às 20h30min, o workshop "Xote, forró e xaxado" para a estudar as danças que fazem parte do ciclo junino aplicadas ao formato Tribal Brasil.
Para mais informações contate-a pelo WhatsApp (51) 9 8159-5909 ou E-mail karine.s.neves@gmail.com.
As inscrições devem ser realizadas através da ficha no site Karine Neves.


I Mostra Virtual - Escola de Dança Karin Ruschel

No dia 26/07 a Escola de Dança Karin Ruschel realizou sua primeira mostra virtual para apresentar os trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre de 2020.
Frua a produção através do seu perfil no Instagram @escoladedancakarinruschel.


Aulas virtuais - Casa da Art

O estúdio de dança de Canoas segue com o distanciamento social, mas suas atividades estão ativas.
Entre as aulas oferecidas através da plataforma de videoconferência Zoom estão: Jazz Funk, Hip Hop Femme, Baby Class, Ritmos, Pop Dance, Heels, DanceHall, Open Style, Pilates, Uniter Class e Samba.
Veja todas as informações no Instagram @casa_da_art.


Live Jazz - Escola de Dança Moderna Vera Guerra

A Escola de Dança Moderna Vera Guerra convida a acompanharem a live semanal de Jazz para iniciantes e intermediáries todas as quintas-feiras às 18h no Instagram (@dancamodernaveraguerra) e no Facebook da profª Anelise Guerra Packeiser.


Fotoperformance - Cubo1 Cia de Arte

A Cubo1 Cia de Arte publicou na última quarta-feira (29/07) sua 4ª fotoperformance "CLAUSTRO 34" de Verônica Prokopp, reflexionante acerca da magreza, o isolamento e a marginalização dos corpos. Em composição a esta, também, a tensionar questionamentos acerca da experiência dos Corpos e seus atravessamentos coletivo-individuais estão: "CENTÍGRADO", "IMPRODUCENTE" e "Corpos Decaptados ou Danças das superfícies lustrosas da publicidade ou Onde estamos agora?".
Veja mais no Instagram @cubo1ciaderte.


Encontro Dança - Um olhar para o autoconhecimento com Akilah Gawasy

Akilah Gawasy, professora da BellyMaturidade no Grupo Gawasy e idealizadora do projeto "Dança Um Novo Olhar para o Autoconhecimento" convida para o II Encontro Dança, gratuitamente, dia 08/08 (sábado) às 17h via Zoom para conversar sobre "cinco palavras mágicas para cura interior”, aplicadas à vida pessoal e a dança.
Informações e inscrições pelo e-mail: akilahgawasydancer@outlook.com.


Livro "Porto Alegre Cia de Dança - Primeiro ato em Olhos fechados no sol" - Porto Alegre Cia de Dança

"Este livro é um registro do nascimento da companhia, contendo reflexões sobre sua contextualização e importância para a cidade. O Primeiro Ato da Porto Alegre Cia de Dança se concretiza com a montagem de Olhos Fechados no Sol, espetáculo que traz pela primeira vez a Porto Alegre o coreógrafo Mark Sieczkarek."
Leia-o online aqui e ou acesse o site da Cia e conheça seus trabalhos.


E-book “Quais danças estão por-vir? Trânsitos, poéticas e políticas do corpo” - ANDA

O livro é "fruto das palestras proferidas no VI Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança ocorrido em junho de 2019 no auditório da Reitoria da UFBA e na Escola de Dança dessa mesma universidade... é dividida em quatro tópicos compostos por textos de pesquisadores
convidados que tematizaram em suas falas esses trânsitos poéticos e políticos de uma dança em
constante construção.".
Para lê-lo acesse o link aqui.


Análises coreográficas e lives - Coreolab UFPel

A Coreolab - Laboratório de Estudos Coreográficos do Curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas tem realizado vídeos sobre análises de coreografias de clipes de músicas, lives sobre a produção de dança durante a pandemia toda segunda-feira. 
Acompanhem seus canais sociais:
YouTube, Instagram @coreolab.ufpel e o Blog.


5ª Conferência Estadual de Cultura - SEDAC RS

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) realizará terça-feira (4/8) a 5ª Conferência Estadual de Cultura. No total, serão três ciclos de trabalho on-line com foco na implementação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc no RS.
O primeiro ciclo, que será realizado sempre terças e quintas-feiras, até 25 de agosto, terá oito encontros promovidos por lives pelo Facebook da Sedac (Facebook.com/sedac_rs), com transmissão em rede pela TVE (canal 7.1) e FM Cultura (107.7) – sempre das 17h às 18h.


Angel de Aulas Abertas - Faculdade Angel Vianna

A Faculdade Angel Vianna realizará a segunda edição de "Angel de aulas abertas" entre o dia 03/08 a 07/08 a partir 14h e 19h, pela plataforma Zoom.
Veja nas tabelas de cada dia o link e senha das salas de aula. 
P/ter acesso aos links e clicar diretamente neles, basta enviar e-mail para efavsecretaria@gmail.com pedindo as tabelas em documento de Excel ou no site através deste link.


Vagas abertas - Mímese Cia de Dança-Coisa

O projeto de extensão Mímese Cia de Dança-Coisa vinculado à graduação de licenciatura em dança da UFRGS, coordenadora por Luciana Paludo anuncia que as inscrições para participar do projeto estão abertas desde o dia 1 de Agosto de 2020.
Para se inscrever e/ou saber mais entre em contato via Facebook, direct no Instagram (@mimesedancacoisa), pelo e-mail mimesedancacoisa@gmail.com
ou em contato direto com a bolsista Luana Fonseca D’Avila.


Reunião emergencial - Colegiado Setorial da Dança do RS

O Colegiado Setorial de Dança do RS convoca para reunião emergencial online no dia 04/08/2020, das 19h às 22h, todes profissionais do setor da Dança do RS para uma única pauta: levantamento de proposições de objetos e objetivos para o FAC das Artes, próximo edital a ser lançado pela SEDAC. Para participar acesso o link. Saiba mais em seu Instagram @colegiadosetorialdedancars.


Divulgação de ações virtuais - Articula Dança RS

No perfil do Instagram @articuladanca.rs confere-se as divulgações de algumas programações que serão realizadas no mês de agosto. Dentre elas:
  • Danças de Matrizes Africanas e seus desdobramentos na cidade de Pelotas, dia 05 às 18:30 realizada pela Cia de Dança Afro Daniel Amaro;
  • Conhecendo a Lei Aldir Blanc, dia 08 às 17h, realizada pela Soma Flamenco;
  • Ruídos (espetáculo/performance de Dança Contemporânea de Rodrigo Scherer) às 20h, realizada pela Bonfire Live, com ingressos à venda no link.

Conferência Popular de Cultura - Articulação Nacional de Emergência Cultural

O Movimento de Articulação Nacional de Emergência Cultural faz o chamado para a construção da Conferência Popular de Cultura. Acontecerá quarta-feira, dia 05/08 às 20h, no lançamento da com a presença de ativistas e lideranças da cultura de todo o país.
Participe desta construção através do link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário