Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

24 de agosto de 2020

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 24 de Agosto


O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (24 de agosto) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras para o mailing, no blog e nas redes sociais do Centro de Dança.


Dicas da Semana – Edição 24 de Agosto


Mapeamento da Dança no RS

O Mapeamento da Dança é uma pesquisa que tem a finalidade de realizar um levantamento de dados para análise da cadeia produtiva da dança no estado do RS. Os dados servirão para traçar um perfil do setor e orientar ações e políticas públicas para o esse campo no Rio Grande do Sul. Podem participar todos os trabalhadores e trabalhadoras da dança no estado do Rio Grande do Sul que tenham pelo menos dois anos de atuação na área e idade mínima de 18 anos. Participe aqui


Live Salsa: Dança, Música e Sociedade - Caroline Wüppel

A dançarina e professora-pesquisadora de salsa Caroline Wüppel, atual indicada ao prêmio açorianos de destaque em Danças de Salão, convidou o diretor da Orquestra Lyra Latina e doutor em música pela Unicamp, Sérgio Lyra, para uma conversa ao vivo diretamente de São Paulo. LIVE - Salsa: Dança, Música e Sociedade realizada 18 de agosto, às 20h45 no Instagram @carolwuppel.


Live Mercedes Baptista - Movimento Meninas Crespas

Live em homenagem à Mercedes Baptista, bailarina e coreógrafa, considerada a maior precursora do Balé e da Dança Afro no Brasil. O Movimento Meninas Crespas comemorou em live contando com a presença de grandes nomes da dança Afro do Rio Grande do Sul. Assista no Facebook.


Programa Invernadas Culturais - MTG e FCG

Com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura regional, além de garantir a sua preservação, foram selecionados 30 projetos de oficinas virtuais, somando um investimento total de R$ 150 mil, com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado Mateus Wesp. As áreas contempladas são de artes visuais, audiovisual, artes cênicas, artesanato, gastronomia e música. Veja a notícia completa aqui e confira os projetos selecionados.


Curso de Danças Gaúchas de Salão - C.N.Boiatá

Vídeo-aula do curso de danças de fandango do C.N. Boitatá, de São Borja (3a RT). Confira como se dança o xote, a vanera, a milonga e o bugio com os instrutores Daniele e Bruno. Acesse e assista 1ª aula e a 2ª aula.


Infernum - Espaço ALOKA

⁣INFERNUM é uma mostra de performances, para maiores de 18, que acontecerá todas as noites de lua cheia até o fim do ano.⁣ Com início em 02/09, quarta-feira às 00h, marcada pela presença de Carol Mendes, Mônica Dantas, Narciso e Susi Alves, no Zoom (ID: 414 355 3633). Saiba mais no Instagram @espacoaloka.


Panorama da criação inclusiva - Centro Cultural de São Paulo

Panorama da Criação Inclusiva no YouTube do Centro Cultural de São Paulo, de 24 à 29 de agosto. Começa hoje dia 24, um evento virtual que celebra a produção cultural de Pessoas com Deficiência. São mais de 20 atrações com acessibilidade digital, entre mesas redondas, oficinas, shows e performances, transmitidos pelo canal do YouTube do CCSP.


Arte Causa Solidária

Um projeto independente pensado para reunir artistas voluntários para ações sociais. Na primeira edição, artistas LGBTQIA+ fazem a frente das 6 aulas, como: Danças urbanas, Jazz, Ballet, Contemporâneo, Fitdance e Maquiagem para espetáculo. O ingresso será um Kg de alimento não perecível e um agasalho. Para maiores informações acesse o evento no Facebook ou o Instagram @artecausasolidaria e participe.


Workshop de Danças de Matrizes Africanas - Cia de Dança Afro Daniel Amaro



Inscrições abertas para o Workshop de Danças de matrizes africanas sobre Dança afro de Benin e Dança dos orixás no dia 29/08 (sábado) com 1h15min de prática com início às 16 horas na plataforma Google Meet. Para se inscrever contate Carol Portela Produções Culturais através no número 53 99975-8822.


Diálogos Transculturais - Fronteras Culturales


Diálogos Transculturales, mediada Daniel Amaro, dia 23/08, em conversa com Alejandra Díaz,  Rui Moreira e Solange Borelli, envolvides na elaboração de  políticas públicas nos seus países onde todes apostam em transformar os espaços de convivências entre a criação artística e a formação de novos públicos. Assista no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário