Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

16 de março de 2011

Especialista em Terapias Corporais vem a Porto Alegre Para Oficina e Lançamento de DVD


Imagem: Antonio Pessoa - Fly Studio

O Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre traz à capital a bailarina e professora carioca Sílvia Soter, considerada uma das maiores especialistas do Brasil em técnicas corporais. Sílvia ministrará a oficina Educação Somática, além de lançar o DVD Corpo Aceso – Experiências em Educação Somática Para Bailarinos e Não-Bailarinos, ganhador do prêmio Klauss Viana, da Funarte 2010. A oficina gratuita - que acontecerá nos dias 19 e 20 de março - é dirigida a bailarinos, profissionais de área de educação física, fisioterapia, terapeutas corporais e afins e encontra-se com inscrições esgotadas.

No domingo, dia 20, às 15 horas, ocorre o lançamento do DVD com a palestra da autora, aberta ao público, na Sala Álvaro Moreyra, do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Veríssimo, 307). Corpo Aceso é destinado a bailarinos, alunos e professores de dança e interessados pelo movimento e por métodos de trabalho corporal, Sílvia Soter apresenta alguns cruzamentos entre o campo da Educação Somática e a Dança, a partir de depoimentos, propostas de aulas práticas e experiências a serem realizadas individualmente ou em grupo. O DVD será vendido no local ao valor R$ 30,00. A atividade faz parte da programação da Semana de Porto Alegre. Outras informações podem ser obtidas através do tel. 3289.8065.

Silvia Soter atua na área de Educação Somática desde 1984. Em 1996, na França, formou-se em Ginástica Holística® - Método da Dra. Ehrenfried com Marie-Josèphe Guichard. Dá aulas coletivas e individuais em seu estúdio no Rio de Janeiro. Nos últimos anos, vem realizando cursos de pré-formação e de formação em Educação Somática. É crítica de dança do Jornal O Globo. É mestre em teatro, tendo formação em dança pela Universidade de Paris. É professora da UFRJ e atua como dramaturga da Cia Lia Rodrigues de Dança. Seu trabalho pode ser apreciado no site www.silviasoter.com

Veja também um trecho do DVD Corpo Acesso: http://www.vimeo.com/16847363

Nenhum comentário:

Postar um comentário