Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) articula as ações de dança de Porto Alegre, por meio da preservação da memória, do fomento à produção, formação de público, difusão e acesso às informações, atividades artístico-pedagógicas e constituição das relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na capital .


Bem Vindo!!!

9 de junho de 2011

Aulas de Contato Improvisação
Com GrupoTATO

Facilitadores: Fernanda Carvalho Leite, Juliana Vicari, Alessandro Rivellino e Didi Pedone

Terças-feiras das 14h às 16h
Sala Cecy Frank da Casa de Cultura Mario Quintana
Investimento sugerido: R$ 15,00/ aula (compreendemos casos de baixa renda e aceitamos descontos, permutas e bolsas)
Informações: fercarvalholeite@gmail.com / (51) 9677 8040

As aulas são direcionadas a bailarinos, atores e interessados. São aulas regulares que podem ser freqüentadas avulsamente e serão facilitadas por um dos integrantes do grupo a cada semana do mês. Para todos os níveis. Além da especificidade técnica de Contato Improvisação os facilitadores abordarão elementos de Laban-Bartenieff, Axis Syllabus e Viewpoints.

Contato Improvisação foi criado pelas idéias do bailarino Steve Paxton de relacionar os corpos em contato físico explorando o peso, os apoios, suportes, colisões, quedas e rolamentos seguindo os pontos de contato e as forças geradas nos corpos pela gravidade e momentum. Ao longo destes quase 40 anos de desenvolvimento e projeção mundial, o CI se formou de maneira bastante peculiar no jeito como é pensado, ensinado e praticado. Sua filosofia democrática e não hierárquica é praticada nas JAMs (encontros para livre improvisação), escrita em uma revista específica desde 1976, a Contact Quarterly, e debatida em festivais e encontros anuais de professores do mundo inteiro. Sem uma instituição formadora, mas com várias publicações dos próprios praticantes e outros estudiosos e acadêmicos, o CI é ensinado tanto em cadeiras universitárias quanto aulas regulares e workshops independentes.

Vídeos de performances em Contato Improvisação do GrupoTATO:

Fernanda Carvalho Leite - Bailarina e atriz, começou a praticar Contato Improvisação em Nova York em 1998 e desde 2001 promove oficinas, jams e performances e espetáculos de CI em Porto Alegre. Publicou o artigo “Contato Improvisação, um diálogo em dança” na Revista Movimento (UFRGS ,Vol.11, N.2). Estudou com Steve Paxton, Nancy Stark Smith, Daniel Lepkoff, Alito Alessi, Martin Keogh, Andrew Harwood, Ray Chung, Ralf Jarochinski, Eckhard Müller, Daniela Schwarts, Sue Lauther,  entre muitos outros. Criou o Grupo TATO em 2005, ganhou o Prêmio Palcohabitasul de Montagem Cênica 2007 com o roteiro de dança-teatro BEATRIZ – a BEleza e A TRIsteZa, e dirigiu os espetáculos Ato ao Acaso, e Depois do acaso. Realizou o festival Sul em Contato e é freqüentemente convidada a criar performances e dar oficinas de CI pelo Brasil e outros países da América do Sul. (www.sulemecontato.blogspot.com).

Juliana Vicari - Bailarina, coreógrafa e professora. Graduada em Dança pela UERGS e Especialista em Arte, Corpo e Educação pela UFRGS. Atuou como bailarina nos espetáculos “Folias Felinianas” dirigido por Airton Tomazzoni e “... Ou algo assim que me intrigue” dirigido por Luciana Paludo. Indicada ao Prêmio Açorianos de Melhor Bailarina de 2008 e vencedora do Prêmio de Melhor Coreografia de 2008, ambos pelo espetáculo “A3”. Em 2009 ganhou a Bolsa Fumproarte para estudar no Instituto Laban/Bartenieff de Estudos do Movimento em Nova Iorque onde obteve o título de Analista de Movimento. Integrante do Grupo Tato desde 2008 realizando diversas performances e o espetáculo “Ato ao acaso”. Atualmente cursa Mestrado em Artes Cênicas na UFRGS. 

Alessandro Rivellino - Ator e Bailarino. Graduado em Educação Física pela UFRGS. Estudou dança e teatro com Eva Schul, Tatiana Rosa, Didi Pedone, Cibele Sastre, Andrea Spolaor, Elisa Machado, Camillo Vacalebre, Heike Kuhlmann, Newton Moraes, Roberto de Oliveira, Thomas Leabhart, Denise Namura e Michael Bugdahn e os 12 professores do projeto Sul em Contato. Atualmente faz parte de três grupos de dança: Grupo Tato, dirigido por Fernanda Carvalho Leite, Ânima Cia de Dança, dirigido por Eva Schul e Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, dirigido por Airton Tomazzonni. Atuou em diversos espetáculos entre eles destacam-se "Dar Carne à Memória", “Fragile”, “Inflexíveis ligações”, “Eu Me faço Simples por Você” e "Ralé".

Didi Pedone - Bailarina e instrutora de The Axis Syllabus, é a única brasileira certificada e habilitada por Frey Faust lecionar o método. Graduada em Educação Física e Pós-Graduada em Cinesiologia pela UFRGS; Formação em dança clássica e dança contemporânea; Instrutora de Pilates; Estudou com Frey Faust, Jussara Miranda, Luciana Dariano, Jane Blauth, Vitória Milanez, Ana Flecha, entre muitos outros. Atua na Muovere, com Jussara Miranda, desde 1998, pela qual recebeu duas indicações, em 1999 e 2000, e um Prêmio Açorianos de Melhor Bailarina em 2001, e atualmente trabalha também em parceria com o coreógrafo Ivan Motta, tendo recebido por essa participação, novamente uma indicação ao Prêmio Açorianos em 2009, e em 2010 recebeu o seu segundo Prêmio Açorianos de Melhor Bailarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário