Festival Dançapontocom encerra neste domingo com
Debate e
Mostra coreográfica
Com sessões lotadas o IV Festival
Dançapontocom chega ao seu final. Na programação do domingo, às 16h acontece os
Diálogos Artísticos com participação de especialistas em arte, artistas que
integraram a programação e público interessado no tema dos processos de criação
em dança. A professora Suzy Weber, do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
da UFRGS, e a artista e o professora da Arena cursos, Maria Helena Bernardes,
que acompanharam a apresentação de todos os trabalhos do Festival, farão um
painel das singularidades e tendências da produção contemporânea
local.
Encerrando a programação, será realizada a MOSTRA
COREOGRÀFICA, às 18h, no Teatro Renascença, com entrada franca. Dente os
trabalhos, criações de Luciana Paludo, Andrea Spolaor, Daniela Zill, Luciana
Hoppe, Marcio Canabarro, do Grupo Al-málgama, do NEcitra, do Grupo Experimental
de Dança e de alunos do curso de graduação em Dança da UERGS. Outras informações
e programação completa em http://cdancasmc.blogspot.com.br
Programação da MOSTRA
COREOGRÁFICA
1. Um corpo terrorista?!, com Grupo Experimental de
Dança
A partir dos vídeos-virais de dança que proliferam na
internet, o trabalho se debruça sobre a questão de qual corpo pode ser hoje
terrorista, na rede, nas ruas, no espaço cênico. Orientação de Alessandro
Rivellino e Airton Tomazzoni.
2. “Marcela Fenay/maculele”, com
Lírio Cia de Dança
Marcela Fenay é uma personagem/andarilha nascida
em 2009 e até então tinha a característica de visitar espetáculos (já visitou
Luciana Paludo, Luciana Hoppe, Daggi Dornelles e Cia Municipal de Caxias do
Sul).
3. “Contraponto”, com Al-málgama
O trabalho de
dança, por si só, parte de uma investigação de linguagens que busca uma
identidade única a partir de fusões de estilos de danças e experimentações de
movimentos corporais individuais, utilizando um instrumento: a
máscara.
4. “Armadeira”, com Turma de 7º semestre do curso de Dança
da UERGS
A obra integra o projeto de pesquisa da coreógrafa que visa
aprofundar a educação somática como caminho para a presença cênica do
bailarino. Assim, buscando dilatar a propriocepção, a educação somática
foi usada como suporte técnico de preparação corporal juntamente com
a exploração das qualidades expressivas de animais em situações de
perigo
5. “Sala Vazia”, com Mimese cia de dança-coisa/Luciana
Paludo
ensaio poético, no qual, os elementos buscam diálogo no
espaço cênico do palco.
6. “Madalena Alba”, com Daniele
Zill
O projeto Madalena Alba* surgiu como resultado dos últimos 2
anos de investigação corporal, somado ao semestre de pesquisa científica e
acadêmica como aluna especial, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes
Cênicas 2012/1, na disciplina de Performance e Espetacularidade, da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul
7. “Inquietações”, com
NECITRA
A coreografia a ser apresentada é um work in process, parte
de um tema que é espera, e as inquietações causadas por esse
sentimento.
8. “Episódio X: partida”, com Junior Alceu Grandi e
Luciana Hoppe
Coreografia criada na Residência OUTRAS DANÇAS da
FUNARTE em novembro de 2012. A direção foi feita pela bailarina e coreógrafa
uruguaia Adriana Belbussi Figueroa.
9. “Pra onde eu vou?”, com
alunos UERGS
O processo de investigação parte das sensações
corporais, daquilo que do corpo emerge a partir de exaustões, olhares,
respiração. Imagens estranhas, figuras “bizarras”.
10. “Helio”, com
Marcio Canabarro (artista convidado)
Tendo como referência a obra do
artista brasileiro Hélio Oiticica, especialmente com a noção de vestir uma obra,
da supersensibilidade cinético, dialogando com obras de outros artistas como
Tatsumi Orimoto, criador da performance "Bread men"; Simon Forti com a pesquisa
do reading the news/ dancing the news e o uso de texto e Peter Pleyer, com a
performance palestra "choreographing books".
Centro Municipal de Dança
Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.
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