Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) articula as ações de dança de Porto Alegre, por meio da preservação da memória, do fomento à produção, formação de público, difusão e acesso às informações, atividades artístico-pedagógicas e constituição das relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na capital .


Bem Vindo!!!

22 de junho de 2016

Últimos dias para inscrições nas oficinas do Festival Dança Ponto Com



As inscrições para a oficinas do Festival Dançapontocom encerram na próxima sexta, dia 30. Para se inscrever, é necessário enviar currículo e carta de intenção para o e-mail festivaldancapontocom@gmail.com. As oficinas são gratuitas e acontecerão na Sala Rony Leal, Usina do Gasômetro.


PESQUISA CORPORAL

Rosa Primo (Fortaleza)

Pretende-se estimular a vivência e troca de experiências em ateliê coletivo, dando ênfase à produção e ao desenvolvimento de processos de criação a partir da observação, experimentação e análise da corporeidade dançante e das possibilidades expressivas do gesto na construção cênica. Rosa Primo é bailarina e professora de dança, tem doutorado em dança pela Université de Paris VIII (França) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - ambos com pesquisa relativa a corporeidade dançante. Como intérprete-criadora, estreou Encanta o meu jardim no Espaço SESC Iracema/CE, em março de 2014, e tem circulado com o espetáculo por diversas cidades do Brasil.

Público alvo: artistas e estudantes de dança, professores e pesquisadores em dança;

Dia 08, 10h às 12h.


VÍDEO DANÇA E AS POÉTICAS DO PLANO SEQUÊNCIA

Leonel Brum (Fortaleza)

Trata-se de um minicurso teórico-prático direcionado à reflexão e criação de videodanças. Os participantes irão assistir a exibição de obras, debater e criar propostas para realização de exercícios práticos com foco no plano sequencia. O objetivo é criar exercícios que potencializem a aplicação do plano sequencia na criação de obras de videodança. Leonel Brum é doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ) e diretor artístico dos festivais dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e PODFest - Festival Internacional de Poéticas Digitais e um dos membros fundadores da Rede Ibero-Americana de Videodança. Tem livros e artigos publicados sobre dança, história da dança e videodança.

Público-alvo: artistas e técnicos das áreas da dança, performance, cinema, vídeo, teatro, artes visuais, música, entre outras artes.

Dias 08 e 09, 13h às 17h


HONESTIDADE NA DANÇA

Jorge Alencar (Salvador)

Oficina de criação que penetra nas fantasias e tesões artísticos de cada participante. Um desejo de acessar, principalmente, nossas poesias domésticas, íntimas e não institucionalizadas. Realizada desde 2013 - quando os criador Jorge Alencar participou do projeto Palco Giratório do Sesc -, a oficina vem revelando imensas potências artísticas e pedagógicas ao se deslocar por cidades brasileiras como: Salvador (BA), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Cuiabá (MT), entre outras. Jorge cria com dança, audiovisual, teatro, curadoria, escrita e educação. Graduado em Comunicação Social (UCSAL) e em Dança (UFBA), é também Mestre em Artes Cênicas (UFBA). Dentre as suas criações estão: "souvenir" (peça para quintal), Pinta (longa-metragem) e o IC (encontro de artes). Jorge tem se engajado em assuntos como: sexualidade, humor e deslocamentos culturais. Em 1998, fundou o Dimenti - produtora cultural e ambiente de criação.

Público-alvo: artistas dos diversos campos - dança, teatro, artes visuais, cinema etc - que desejem performar independente de suas habilidades específicas.

Dias 6 e 7, 14h às 18h


OFICINAS
SALA RONY LEAL
06/07 (quarta)
14h às 18h
Honestidade na Dança
Jorge Alencar
07/07 (quinta)
14h às 18h
Honestidade na Dança
Jorge Alencar
08/07 (sexta)
10h às 12h
Pesquisa Corporal
Rosa Primo
13h às 17h
Vídeo Dança
Leo Brum
09/07 (sábado)
13h às 17h
Vídeo Dança
Leo Brum




Nenhum comentário:

Postar um comentário