Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

26 de setembro de 2018

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre estreia espetáculo Brazil Beijo da coreógrafa israelense Orly Portal


A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre estreia novo espetáculo “Brazil Beijo” da coreógrafa israelense Orly Portal, nos dias 06 e 07 de outubro no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), às 20h.
 O espetáculo integra o projeto BRASIL/ISRAEL que se constitui em um intercâmbio cultural na área da dança, onde três coreógrafos de Israel trabalharam em montagens no Brasil com três companhias profissionais brasileiras. Os Coreógrafos são: Ella Rothschild, Eyal Dadon e Orly Portal, que atuaram com a Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea (Curitiba - PR), Entre Nós Coletivo de Criação (Natal - RN) e Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre (RS), respectivamente e concomitantemente. O projeto tem a promoção de SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil) em cooperação com Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra - ABABTG, Internacionales Solo-Tanz- Theater Stuttgart e Consulado Geral de Israel em São Paulo.
“O Projeto Brasil/Israel de Dança é fruto de um investimento da direção da Cia Municipal de Dança que vem buscando estreitar contatos e parcerias com diversos coreógrafos, companhias e instituições artísticas do Brasil e Exterior. O projeto articulado pela diretora artística Paula Amazonas marca a primeira co-produção internacional”, destaca Airton Tomazzoni, Diretor Geral da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre e Coordenador do Centro de Dança/SMC. A produção local é realizada pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre e apoio do Hotel Continental Business.
A nova montagem “Brazil Beijo” trabalha a partir da dança, das narrativas e dos hinos da tribo marroquina Gnawa, que foi exilada de Gana para o Marrocos e se estabeleceu nas montanhas do Atlas - escravos que se tornaram uma fonte de orgulho e encontraram sua liberdade pela música e pela dança. Os sons da adaptação feminina da antiga música ritual tribal (geralmente realizada pelos homens), juntamente com os ritmos brasileiros e palavras faladas em português, enfatizam um novo sentido de existência e liberdade. Música e vocais criados por bailarinos geram um leve toque de relance, liberando os grilhões do tempo, cultura, geografia e gênero.
O período de criação da obra aconteceu durante o mês setembro, nas cidades sede das companhias brasileiras e no dia 08 de outubro as companhias se encontram para dar inicio à turnê com apresentações em Tel Aviv (Israel), regressando ao Brasil no dia 14 de outubro. 

ORLY PORTAL – Coreógrafa Israelense


É coreógrafa, criadora e dançarina israelense com 20 anos de experiência. Seu trabalho baseia-se em anos de aprendizado interno e investigação do corpo e seus movimentos suaves. Tem uma ampla formação em dança artística e dança com o grupo “Kol Demama (O Som do Silêncio) Dance Company" de Moshe Efrati. Ela também dança no Batsheva Ensemble e no grupo de improvisação, empresa que explora a arte da improvisação. Hoje estuda os ensinamentos do Dr. Moshe Feldenkrais. É fundadora da Portal - Dance Company em 2009. Os trabalhos de sua Companhia lidam com a conexão entre a dança antiga, o conhecimento atual e a pesquisa do movimento humano orgânico, que trazem o folclore e a chamada "dança oriental" para a contemporaneidade e apresentam o folclore como uma parte relevante da vida. 

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre


A Cia Municipal de Porto Alegre é um projeto realizado em conjunto pelas Secretarias da Cultura e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre que mantém um elenco profissional de 12 bailarinos e bailarinas selecionados através de Edital Público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou 13 montagens, em mais de 50 apresentações, reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em 5 escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos no turno inverso da escola. Também é mantida pela Cia Municipal, a Cia Jovem de Dança que reúne 20 aluno(a)s que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança, que atuam junto com bailarinos profissionais fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

Ficha técnica:


Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
Direção Geral : Airton Tomazzoni
Direção Artística: Paula Amazonas
Direção Técnica: Neca Machado
Coreografia/ Trilha Sonora: Orly Portal
Figurinos: Valentina Stets e Orly Portal
Técnico de luz: Maurício Rosa
Técnico de Som: Marcos Vaz
Vídeo: Fernando Muniz - Moov.art
Fotografia: Cíntia Bracht
Produção e Relações Públicas: Ilza do Canto
Elenco: Fernando Queiroz, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Stephanie Cardoso, Victória Terragno.
Classificação etária: Livre
Duração: 45 minutos
Promoção: SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil)
Cooperação: Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra - ABABTG, Internacionales Solo-Tanz- Theater Stuttgart e Consulado Geral de Israel - São Paulo
Apoio: Hotel Continental Business, MOVA, Cíntia Bracht Fotografia em cena, Casa de Cultura Mário Quintana
Produção local: Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre 
Realização: Cia Municipal de Dança de Porto Alegre


Serviço:


Espetáculo BRAZIL BEIJO da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
Data: 06 e 07 de outubro de 2018
Hora: 20h
Local: Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)
Classificação etária: Livre
Duração: 45 minutos
Ingressos: Na bilheteria do Teatro Renascença uma hora antes do espetáculo – Inteira: R$ 40,00 e Meia-Entrada R$ 20,00 (estudantes, idosos, classe artística e funcionários municipais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário