Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

18 de setembro de 2018

Invernada Farroupilha reúne grupos de dança no Araújo Vianna

CTG Aldeia dos Anjos - Foto: Matheus Aguilar

No dia 23 de setembro, domingo, às 17h, será realizada a 1ª Invernada Farroupilha – Paixão Cortes 2018 – Mostra de Dança, reunindo grupos de danças  tradicionais para comemorar o mês dedicado à tradição da cultura sul-riograndense. O evento é pela Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre e conta com uma programação  que reúne 10 grupos de Centro de Tradições Gaúchas - CTGs que vêm se destacando pela pesquisa e produção de dança em eventos de Arte e Tradição Gaúcha nos palcos do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo.

 Já estão confirmadas as presenças dos grupos mirins: CTG M'Bororé (Campo Bom); CTG Rancho de Gaudérios (Farroupilha); CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí); dos grupos juvenis: CTG Gildo de Freitas (Porto Alegre); dos grupos adultos: CTG Mata Nativa (Canoas); CTG Vaqueanos da Tradição (Porto Alegre); CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí); grupos veteranos: GAN Ivi Maraé (São Leopoldo); CTG Estância da Serra (Osório).
Ao longo da Semana Farroupilha acontecerão intervenções artísticas de dança em espaços públicos (Parque Farroupilha e Centro Histórico) e shoppings (Shopping Total e Barra Shopping Sul) da cidade com o CTG Vaqueanos da Tradição.

Em cena a qualidade técnica de alguns dos melhores intérpretes, a diversidade de estilos contanto com danças como a chimarrita, pezinho, cana-verde, xote, rancheira, balaio e chula, além de composições sobre temas da cultura gaúcha.  A apresentação é gratuita e os ingressos poderão ser retirados antecipadamente no Centro Municipal de Dança (Av. Erico Verissimo, 307), das 9 às 12 e das 14 às 18. Nos dia 20 e 22 de setembro na recepção do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Veríssimo, 307), das 14h às 18h ou na bilheteria do Auditório Araújo Vianna no dia da apresentação, a partir das 15h.

Nesta primeira edição será realizado um tributo e homenagem ao folclorista Paixão Cortes, que faleceu recentemente e é responsável pela pesquisa das danças tradicionais gaúchas tendo público obras como Manual de Danças Gaúchas (em parceria com Barbosa Lessa).

A curadoria de Lúcia Brunelli buscou integrar grupos mirins, juvenis, adultos e veteranos de Porto Alegre e de outras regiões do estado. “Buscamos com esse evento ampliar a difusão dos trabalhos artísticos realizados no âmbito tradicionalista alargando suas fronteiras para o grande público portoalegrense”, afirma Lúcia. "Teremos um show fascinante que promete encantar e emocionar a plateia, e celebrar com muita dança nesse tributo ao grande Paixão Cortes", ressalta Airton Tomazzoni, Coordenador do Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura.

SERVIÇO:


1ª Invernada Farroupilha – Paixão Cortes 2018 – Mostra de Dança
Data: 23 de setembro, às 17h
Local: Auditório Araújo Vianna
Classificação: Livre
Duração: 90 min
Entrada Franca

INGRESSOS:


Ingressos poderão ser retirados antecipadamente no Centro Municipal de Dança (Av. Erico Verissimo, 307), das 9 às 12 e das 14 às 18. Nos dia 20 e 22 de setembro na recepção do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Veríssimo, 307), das 14h às 18h ou na bilheteria do Auditório Araújo Vianna no dia da apresentação, a partir das 15h. Grupos e escolas podem entrar em contato com o Centro Municipal de Dança para reserva de convites.
Organização: Secretaria Municipal da Cultura/ Prefeitura de Porto Alegre
Realização/Produção: Lucida Desenvolvimento Cultural e Lifeooh

Intervenções Artísticas na Semana Farroupilha:


21 de setembro – 18h – Largo Glênio Peres próximo ao Chalé da Praça XV
22 de setembro – 14 h – Shopping Total
22 de setembro – 16h Barra Shopping Sul
23 de setembro – 13h30 – Parque Farroupilha


Nenhum comentário:

Postar um comentário