Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

18 de setembro de 2018

Invernada Farroupilha reúne grupos de dança no Araújo Vianna

CTG Aldeia dos Anjos - Foto: Matheus Aguilar

No dia 23 de setembro, domingo, às 17h, será realizada a 1ª Invernada Farroupilha – Paixão Cortes 2018 – Mostra de Dança, reunindo grupos de danças  tradicionais para comemorar o mês dedicado à tradição da cultura sul-riograndense. O evento é pela Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre e conta com uma programação  que reúne 10 grupos de Centro de Tradições Gaúchas - CTGs que vêm se destacando pela pesquisa e produção de dança em eventos de Arte e Tradição Gaúcha nos palcos do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo.

 Já estão confirmadas as presenças dos grupos mirins: CTG M'Bororé (Campo Bom); CTG Rancho de Gaudérios (Farroupilha); CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí); dos grupos juvenis: CTG Gildo de Freitas (Porto Alegre); dos grupos adultos: CTG Mata Nativa (Canoas); CTG Vaqueanos da Tradição (Porto Alegre); CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí); grupos veteranos: GAN Ivi Maraé (São Leopoldo); CTG Estância da Serra (Osório).
Ao longo da Semana Farroupilha acontecerão intervenções artísticas de dança em espaços públicos (Parque Farroupilha e Centro Histórico) e shoppings (Shopping Total e Barra Shopping Sul) da cidade com o CTG Vaqueanos da Tradição.

Em cena a qualidade técnica de alguns dos melhores intérpretes, a diversidade de estilos contanto com danças como a chimarrita, pezinho, cana-verde, xote, rancheira, balaio e chula, além de composições sobre temas da cultura gaúcha.  A apresentação é gratuita e os ingressos poderão ser retirados antecipadamente no Centro Municipal de Dança (Av. Erico Verissimo, 307), das 9 às 12 e das 14 às 18. Nos dia 20 e 22 de setembro na recepção do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Veríssimo, 307), das 14h às 18h ou na bilheteria do Auditório Araújo Vianna no dia da apresentação, a partir das 15h.

Nesta primeira edição será realizado um tributo e homenagem ao folclorista Paixão Cortes, que faleceu recentemente e é responsável pela pesquisa das danças tradicionais gaúchas tendo público obras como Manual de Danças Gaúchas (em parceria com Barbosa Lessa).

A curadoria de Lúcia Brunelli buscou integrar grupos mirins, juvenis, adultos e veteranos de Porto Alegre e de outras regiões do estado. “Buscamos com esse evento ampliar a difusão dos trabalhos artísticos realizados no âmbito tradicionalista alargando suas fronteiras para o grande público portoalegrense”, afirma Lúcia. "Teremos um show fascinante que promete encantar e emocionar a plateia, e celebrar com muita dança nesse tributo ao grande Paixão Cortes", ressalta Airton Tomazzoni, Coordenador do Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura.

SERVIÇO:


1ª Invernada Farroupilha – Paixão Cortes 2018 – Mostra de Dança
Data: 23 de setembro, às 17h
Local: Auditório Araújo Vianna
Classificação: Livre
Duração: 90 min
Entrada Franca

INGRESSOS:


Ingressos poderão ser retirados antecipadamente no Centro Municipal de Dança (Av. Erico Verissimo, 307), das 9 às 12 e das 14 às 18. Nos dia 20 e 22 de setembro na recepção do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Veríssimo, 307), das 14h às 18h ou na bilheteria do Auditório Araújo Vianna no dia da apresentação, a partir das 15h. Grupos e escolas podem entrar em contato com o Centro Municipal de Dança para reserva de convites.
Organização: Secretaria Municipal da Cultura/ Prefeitura de Porto Alegre
Realização/Produção: Lucida Desenvolvimento Cultural e Lifeooh

Intervenções Artísticas na Semana Farroupilha:


21 de setembro – 18h – Largo Glênio Peres próximo ao Chalé da Praça XV
22 de setembro – 14 h – Shopping Total
22 de setembro – 16h Barra Shopping Sul
23 de setembro – 13h30 – Parque Farroupilha


Nenhum comentário:

Postar um comentário