Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

26 de novembro de 2019

A Magia Inclusiva do Natal no Centro Municipal de Cultura



Na segunda-feira, 2/12, fiel a uma das principais características do Natal, a inclusão fraterna e solidária, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) promove um dia de intensas atividades artísticas, A Magia Inclusiva do Natal. O evento ocorre no Centro Municipal de Cultura (Avenida Erico Veríssimo, 307), a partir das 10h. Na programação rodas de conversa, exposição de fotografias e pinturas, projeção de vídeos, música, feira natalina e a segunda edição da Mostra de Dança Inclusiva. Também haverá intervenções de literatura e de grupos musicais inclusivos, além da presença do Papai Noel (cadeirante). O evento integra a programação do Natal Alegre 2019, promovido por entidades privadas em parceria com a Prefeitura. 

Programação Completa


10h - Show com Bruno Schafer - Sala Álvaro Moreyra

O músico (cadeirante) tem como referência artistas nacionais e internacionais como Tiago Iorc, Ed Sheeran, Gabriel Elias e John Mayer.

10h30 - Conversas Inclusivas - Sala Álvaro Moreyra
Mediação: Tainá Vidal Primeira-dama

Convidados:
Celina Xavier Neto – Inclusão dos surdos na cultura – audiodescritora e tradutora interprete de Libras
Dra. Aline Nogueira Haas - Dança & Parkinson - professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS coordenadora do Projeto de Extensão da UFRGS - DANÇA & PARKINSON
Cristina Soares Melnik – Fundadora e coordenadora da OncoDance: oficina gratuita e sistemática de dança para quem tem ou teve câncer. Mestre em Medicina- Ciências Médicas, psicóloga e licenciada em Dança, cursando Especialização em Oncologia.


11h - Customização de Papais Noéis gigantes (4m) que integram o Noel Parade do Natal Alegre 2019, por artistas convidados. Após a intervenção dos artistas os Noéis serão distribuídos por diferentes regiões da cidade, a partir do dia 9. Artistas convidados - Adriano Mayer, Andressa Lawisch, Carla Barth, Hô Monteiro, Humberto Dutra, Letícia Lopes, Motu ( Moisés Tupinambá), Ronaldo Mohr, Mitti Medonça, além de artistas internos no Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), integrantes do Projeto Artinclusão, coordenado pelo artista plástico Aloizio Pedersen.



16h - 2ª Mostra de Dança Inclusiva - Teatro Renascença


O Centro Municipal de Dança promove a 2ª Mostra de Dança Inclusiva que acontece às 16h, no Teatro Renascença. A programação é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo na bilheteria.

A programação conta com nove grupos e projetos de Porto Alegre, entre eles do Grupo Andança, RS Paradesporto, Diversos Corpos Dançantes (UFRGS), Grupo Fábrica de Sonhos, Escola Especial Tristão Sucupira Vianna, entre outros. Os trabalhos que serão apresentados envolvem bailarinos e bailarinas cadeirantes, com deficiência auditiva, Síndrome de Down, autismo e paralisia cerebral. As apresentações revelam a força e superação dos participantes.

A mostra tem como objetivo oportunizar um espaço de encontro, troca de experiências e de fruição da dança para as pessoas com diferentes habilidades e padrões corporais, intelectuais e estéticos, que desenvolvem trabalhos nesta arte em diferentes contextos, seja nas escolas especiais da rede pública e privada, escolas, companhias e grupos de dança.

Programação
  1. Andança – coreografia: Só Amor
  2. Escola Especial Tristão Sucupira Vianna - coreografia: Casa
  3. Dança Diversa - RS Paradesporto - coreografia: Poquito (foto no link)
  4. Associação Legato - coreografia: Ilusão
  5. Grupo Diversos Corpos Dançantes - coreografia: Cheiro de Encontro (foto no link)
  6. Oficina de Dança do CAPS II Esteio - coreografia: Coração Balão
  7. DuCorpo Studio de Dança - coreografia: Sonhar
  8. Escola Especial Tristão Sucupira Vianna - coreografias: Saudação a Lisboa
  9. Grupo Fábrica de Sonhos - arte, inclusão e pertencimento - coreografia: O movimento da transformação
Informações: telefone 51 3289-8065 ou pelo e-mail dancasmc@gmail.com


19h – Show do Bloco Paulo Freire – Teatro Renascença

O projeto é desenvolvido pelo Centro Musical do CMET Paulo Freire (Professores responsáveis Nilson Araújo e Leandro Rodrigues). A intenção é ensinar pessoas sem qualquer iniciação musical a tocar instrumentos de Percussão através dos métodos ativos da educação musical e aprendizagem em grupo. Teve inicio em Agosto de 2019. Nestes três meses de existência já se apresentaram espaços importantes da cidade.

Show Muitos Outros - Teatro Renascença

A Banda Muitos Outros, formada por músicos profissionais, com e sem deficiência, tem como objetivo divulgar e apresentar o projeto de arte inclusiva do Instituto Acessibilizar, através do Show Vencendo Limites, o qual revela e divulga artistas com deficiência.

Os músicos

Marcos Davi: Cantor, compositor, violonista (cadeirante)
Gabriel Schuck: Tecladista, Produtor Musical (cego)
Luiz Felipe Oliveira: Baterista, percussionista (cego)
Anderson Frota: Guitarrista, violonista, arranjador
Davi Menezes : Baixo, Bateria, violão, voz

Saguão – dia todo

Mostra de fotos Projeto Borboletas – Tamara Wagner - projeto dedicado à crianças com necessidades especiais, com foco na inclusão social, através da fotografia e eventos em ambientes externos, pensados para as crianças e suas famílias.

Exposição Artinclusão - Aloízio Pedersen (foto no link) - utiliza a linguagem simbólica do desenho e da pintura como ferramenta de inserção social. É um projeto que executa um método sequencial, encadeado para desbloqueio do criativo, ao mesmo tempo que resignifica situações traumáticas, num desenvolvimento técnico resultando em arte terapia, profissionalização, geração de renda, inserção social e cidadania.

Papai Noel (cadeirante)

Foodtrucks com venda de alimentos e bebidas

Feirinha de Natal com produtos produzidos por pessoas com deficiência

Serviço


A Magia Inclusiva do Natal Centro Municipal de Cultura (Avenida Erico Veríssimo, 307)
A partir das 10h
Entrada franca

O Natal Alegre 2019 tem realização do Sindilojas POA, Secretaria Municipal da Cultura, Guarda Municipal, CDL POA, Sistema Fecomércio RS/Sesc, Shopping Total, Sindha e ACPA. Conta com apoio de Acomac, Sindicov, Fenabrave, Abrasel, Convention Bureau, Sescon-RS, Sincopeças-RS, Fetransul, Sulpetro, Aehn, Lide, Adce, Setcergs, Agas, Seprogrs e Sinepe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário