Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

23 de novembro de 2020

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 23 de Novembro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (23 de Novembro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras no blog e nas redes sociais do Centro de Dança.


Dicas da Semana – Edição 23 de Novembro


A Cura | 1ª Mostra de Artes Cênicas Negras de Porto Alegre

Foi lançada a CURA, 1ª Mostra de Artes Cênicas Negras de Porto Alegre, em uma live no dia 18/11 às 20h no canal no YouTube https://www.youtube.com/channel/UCcsbzEF48M5HJiwliN1GkFw/ com as presenças da curadora e do curador Silvia Duarte e Thiago Pirajira e demais artistes integrades ao evento. Os espetáculos serão apresentados do dia 02/11 a 0712 com diverses artistes da cena local, nacional e internacional. 


Kiki Ball Afrodiaspórica

O Coletivo Amem apresenta a quarta edição de sua programação especial do mês da Consciência Negra de forma 100%. Refletindo questões de raça e genêro, o Ciclo Afrodiaspórica acontecerá entre os dias 23 e 28 de Novembro de 2020 com enfoque na Cultura Ballroom e oferece cursos formativos sobre saúde, história, música e beleza, painel de discussão com lideranças brasileiras da comunidade Ballroom, festa e uma ball com seis categorias exclusivas para pessoas pretas. Saiba mais no Instagram @kikiballafrodiasporica e no evento https://www.sympla.com.br/ciclo-afrodiasporica-2020__1049865 a programação completa.


Documentário Poético Sobrevivo - antes que o baile [ou a pandemia] acabe

Sinopse: Atrozes que performam através de aparelhos eletrônicos. Os palcos vazios. As redes lotadas. A arte sendo experimentada com máscaras. O futuro que chega sem pedir licença. O Documentário Poético Sobrevivo antes que o baile [ou a pandemia] acabe é uma presentificação do futuro. É uma encruzilhada de sonhos. Um lugar de carinho. É sobre vivências. Corpos que pulsam no presente pandêmico. Produzido e pensando durante o isolamento social, é uma reverberação de um espretáculo presencial que já não é mais possível realizar. O documentário traz a tona o aquilombar-se juntes e separadas. O baile não acaba quando desligam o som e apagam as luzes. Vocês tem medo do escuro?
Projeto realizado com incentivo dos Editais de Auxílio à Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.


Rede Terreiro

A Rede - Terreiro Contemporâneo de Dança articula encontros promovendo a difusão de produções artísticas, pensamentos, registros e publicações de obras produzidas com base no universo cultural afro-diaspórico e africano. Conheça mais sobre e o trabalho que vem sendo desenvolvido para realizar em breve a sexta edição que terá como sede o Rio Grande do Sul.


Vera Passos - Gira & Casa das Pretas | Cultne Doc

Cultne registrou a oficina de dança, com imagens e edição de Filó Filho e Alexandre Dias, Gira - Circularidades de Danças Africanas Diaspóricas com a bailarina Vera Passos na Casa das Pretas.  Confira no YouTube (https://youtu.be/UWB6y3yaSIQ) se aproxime e prestigie o trabalho de Vera na Técnica Silvestre e Dança dos Orixás.


Novo ciclo de brincadeiras | Casa de Cultura SoMovimento

Serão realizados 4 encontros de dança, música e poesia com o fim de arrecadar doações para dar estrutura à Casa de Cultura SoMovimento com todas as atividades abertas e gratuitas nos dias 20, 21, 22 e 28/11 através do Zoom e do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCsVbJsC04KhDcSkg_VcQlsw). Veja a programação (https://www.instagram.com/p/CHvWcPul8pp/) e para mais informações entre em contato pelo Whats App +55 71 983308778 e/ou ccsomovimento07@gmail.com.


Curta Documentário “Que vínculo faz um coletivo de dança?”

O documentário de curta-metragem apresenta o coletivo Nó Cia de Dança. Aponta algumas questões em torno da brasilidade contemporânea e das estratégias de transformações identitárias ao eleger aulas de Danças Afro-Brasileiras como práticas de fazer-pensar dança e os vínculos formadores nos corpos de artistas-pesquisadores. Assista https://youtu.be/PwmID3F8ZTs


II Bienal do Jogo e Educação

A II Bienal do Jogo e Educação #Escutamor acontecerá entre os dias 30 de novembro e 05 de dezembro de 2020 e propõe um espaço de experimentação com múltiplas formas de reinventar-se através do jogar(se) no encontro com as diferenças. Verifique a programação criada e participe! https://www.ufrgs.br/bienaljogoeducacao/programacao/


Blog Videodança+

VIDEODANÇA+ é um web espaço aglutinador de mídias que investiga as diversas relações entre dança e imagem em movimento. A pesquisa faz um mapeamento de experiências transitando entre o cinema, dança e vídeo até o estudo da dança inserida no universo das novas tecnologias e da internet. https://www.videodançapesquisa.com


Aula de Dança Contemporânea com Eva Schul

Aula de dança conteporânea com Eva Schul – Primeiro encontro  é Aula de organização e consciência do corpo. Um vídeo realizado durante o período de isolamento social em decorrência da COVID 2019. Faça a aula pelo YouTube https://youtu.be/1B1T9ROcu9w


Aula de Dança Contemporânea com Kate Price | LCDS

https://youtu.be/k7xDuQvMyVQ - Neste vídeo você pode assistir a uma aula completa de Técnica Contemporânea na London Contemporary Dance School com a professora Kate Price. Dance ao lado de seus alunos do primeiro ano aprendendo a técnica contemporânea baseada em Cunningham, acompanhado por Matteo Ricordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário