Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

9 de novembro de 2020

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 09 de Novembro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (09 de Novembro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras para o mailing, no blog e nas redes sociais do Centro de Dança.


 Dicas da Semana – Edição 09 de Novembro


Aulas de Dança Contemporânea com Paula Finn

Nas aulas de contemporâneo, Paula Finn, desenvolveu um método que inclui diversos saberes, como:  Consciência corporal (que tamanho o meu corpo tem, como eu o sinto, o que dobra, o que movimenta, onde está a base do equilíbrio); Respiração (relacionando a respiração à ideia de espaço corporal); Tônus (como o equilíbrio das tensões necessárias para o movimento); Transferência de peso (conscientizar essa ação tão banal ao nosso corpo); Movimento articular (e suas diversas atribuições).

Aulas Particulares - horários a combinar e Turma fixa - terças e quintas, às 19h30

Valores: 130,00 (1x por semana) / 180,00 (2x por semana)

Contato: (51) 9 9912-8014 / Instagram @paulafinn

Videodança QU4RT – MOOV.art

Projeto contemplado pelo FAC Digital RS. Qu4tro bailarinos durante a qu4rentena impossibilitados de se tocar. A busca pelo contato, o medo da proximidade, a procura por novas formas de se relacionar. QU4RT traz esses sentimentos tão conflitantes através da arte do videodança. Assista aqui


RE: Rosas Órbita Rosas – Coletivo Órbita

Projeto aprovado pelo FAC Digital RS, RE: Rosas Órbita Rosas desenvolvido pelas artistas Amanda Bianca e Camila Pasa apresentam no Instagram @coletivoorbita o projeto. Querem evidenciar o trabalho da coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker, junto de sua Companhia ROSAS. Apresentam os detalhes da obra criativa, os conteúdos disponíveis no website, informações sobre o compartilhamento em rede e possibilidades de Dança no ciberespaço e os desdobramentos da videodança inspirada na movimentação alfabética criada e pesquisada pela coreógrafa com o objetivo de dar continuidade a essa criação. Veja aqui

Técnica de Alexander e Voz com Gabriela Geluda

Abriram duas turmas do curso Técnica de Alexander e Voz. Cada módulo dura 4 encontros com uma aula semanal de pouco mais de 1 hora de duração. As próximas turmas serão: Segundas 9:00 começando dia 9/11 e Quintas 19:00 começando dia 26/11. Contate-a em (21) 9 9848-9878.


Poadcast Coletivo Corpo Negra

A lei 10.639/03 estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira dentro da grade curricular dos ensinos fundamental e médio, e estabelece o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. Mesmo tendo disponíveis diretrizes de apoio, muitos educadores têm dúvidas sobre as abordagens dos temas em sala de aula. Então, preparam um material especial para debater sobre algumas dessas questões. No Spotify e no Soundcloud.

Timba Cubana com Caroline Wüppel

Pré-inscrições abertas para a nova turma de Timba Cubana com a professora e bailarina Caroline Wüppel. Chama ela no Instagram @carolwuppel, peça informações e participe.

Um date contigo mesmo com Douglas Jung

Novo ciclo de dates em grupo. As práticas introdutórias são ideais pra despertar novas percepções e afinar a escuta das sensações e estados do teu corpo. Os benefícios vão desde uma melhora no ânimo, melhor postura, e mais conforto no cotidiano. Chama no direct do Instagram @jung_douglasjung para mais informações e agendar uma prática.

Coreografia "Daqui em diante" – Companhia Olga Roriz

“Daqui em Diante” teve como fonte inspiradora a belíssima ficção Worstward Ho de Samuel Beckett. Do estudo dessa obra ficou a procura de um lugar, de um espaço para estar, para dizer, se dizer. Momentos privados agarrados ao tempo. Partilhas individuais marcadas pela solidão e o vazio. Um humor subtil, a tristeza, a ternura e a cruel beleza da realidade será o traço de união nesse espaço coletivo onde se reescrevem as lembranças. Vestiremos as nossas verdades para as poder despir com despudorada inocência." Veja-a no YouTube.


Coreografia "Signes" de Carolyn Carlson – Ópera de Paris

Este balé é o fruto do encontro entre Carolyn Carlson, o pintor Olivier Debré, que desenhou palcos e vestiário, e o compositor René Aubry que escreveu a música.  O trabalho foi criado em 1997 com as bailarinas Marie-Claude Pietragalla e Kader Belarbi, então foi retomado em 2000, 2004 e 2008 com Marie-Agnès Gillot e Kader Belarbi, Stéphanie Romberg e Vincent Cordier, e novamente em 2013 com Stéphane Bullion, Émilie Cozette, Marie-Agnès Gillot, Agnès Letestu, Hervé Moreau e Vincent Cordier. Signes recebeu um Benois da Danse e um Victoire da Musique em 1998. Assista a peça completa no YouTube.


Lives da Virada Sustentável PoA

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras. Confira a programação completa no site https://www.viradasustentavel.org.br/lives-da-virada-sustentavel-poa-2020. E algumas sugestões Oficina de Desenhança para adultos e Limiar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário