Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

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12 de setembro de 2022

Centro de Dança inaugura a Exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”

 

A história da dança de Porto Alegre tem a marca inquestionável de mulheres que foram decisivas para a consolidação do ensino e da produção local dessa arte na capital. Esta história será contada na exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”.

A exposição, que abre dia 22 de setembro, às 19h, na galeria do Goethe-Institut Porto Alegre, é realizada pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre e faz parte da programação cultural da Prefeitura de Porto Alegre alusiva aos 250 anos de nossa Capital.

Os preciosos acervos das famílias das artistas, as mais de 700 edições da Revista do Globo, Correio do Povo e Diário de Notícias, bem como o acervo do Centro de Memória do Esporte (CEME) da UFRGS, foram à base da pesquisa realizada pelo Centro de Dança.

A exposição, que estará aberta de 22 de setembro a 29 de outubro, tem cenografia de Rodrigo Shalako, curadoria de Airton Tomazzoni e Clarice Alves, e edição de vídeos de Fernando Muniz. Esta é a primeira iniciativa do projeto Memória Dança POA, que pretende preservar e divulgar a memória da dança da cidade.

O público poderá conferir fotografias, programas de espetáculo, reportagens da época, objetos pessoais, vídeos com depoimentos e até mesmo um vídeo com algumas das últimas criações coreográficas de Irmgard Hofmann, uma das homenageadas.

A exposição pontua especialmente a criação, no final da década de 1920, com o Instituto de Cultura Física (ICF), coordenado por Nenê Dreher e Mina Black. Elas haviam buscado formação na Alemanha no método do pedagogo inovador do suíço Emile Dalcroze, determinante influência da dança moderna na capital antes mesmo das bases do balé, que já contava com uma tradição de quatro séculos na Europa.

É nesse contexto que se destacam quatro jovens alunas: Irmgard Hofmann, Lya Bastian Meyer, Salma Chemale e Tony Seitz Petzhold, mais tarde, as fundadoras das primeiras escolas de dança a partir dos anos 1930.

O curador e diretor do Centro de Dança, Airton Tomazzoni destaca que ele iniciou essa pesquisa na década de 1990 de forma independente, depois foi contando com apoio de estudantes do curso de dança da Uergs e ganhou forma com o trabalho da equipe do Centro de Dança. Segundo ele: "Finalmente conseguimos reunir um importante material e apresentar a história dessas artistas e empreendedoras movimentaram a cena das artes na cidade em temporadas memoráveis principalmente no Theatro São Pedro, em parceria com a movimentação lírica de óperas e orquestras locais e até de fora do país. Mas que também circularam em outros espaços, inclusive no interior do Estado, plantando as sementes da arte da dança e conquistando públicos por onde passavam. Elas firmaram a produção local, um público cativo e uma crítica especializada que até então não existia".

A pesquisadora e curadora Clarice Alves se emocionou com muitos dos achados como o pandeiro que Salma Chemale marcava o compasso das aulas, um livro manuscrito inédito de balé com fotografias das posições e sequência técnica elaborado em 1935 por Irmgard. Como ela enfatiza: "Um dos objetos mais surpreendentes da exposição é um fragmento da sala de aula da Escola Oficial de Bailados que a então aluna Morgada Cunha guardou ".

A exposição conta com uma linha histórica do tempo, biografias dessas artistas, depoimentos em vídeo e uma parede interativa para que o público possa deixar registrado quem foram suas professoras de dança ou em que período estudaram com essas mestras.

Uma programação paralela ainda completa as atividades da exposição com uma mesa redonda com pesquisadores da UFRGS e um recital especialmente criado pela bailarina Luciana Paludo em homenagem a essas artistas.

Ficha Técnica


Proposta e coordenação geral: Airton Tomazzoni
Pesquisa, curadoria, e textos: Airton Tomazzoni e Clarice Alves
Edição e tratamento de imagens: Clarice Alves, Duda Mosseline e Grace Fernandes
Cenografia e direção de arte: Rodrigo Shalako
Assessoria de Comunicação: Ilza do Canto
Design Gráfico: Refazenda Comunicação
Captação de imagens e edição dos vídeos: Fernando Muniz
Montagem: Shalako Produções
Iluminação: Daniel Fetter

Agradecimentos: Agradecemos imensamente às famílias que abriram seus acervos pessoais e à Lenita Ruschel, Morgada Cunha e Rony Leal

Realização: Centro Municipal de Dança/SMCEC/PMPA 

Apoiadores: Goethe Institut - Porto Alegre - Arquivo Historico de Porto Alegre Moyses Vellinho, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo - Centro de Memória do Esporte/Esefid/UFRGS

SERVIÇO:


EXPOSIÇÃO “MODERNAS ERAM ELAS: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”

Local: Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre (Av. 24 de outubro, 112)

Inauguração: 22 de setembro, às 19h

Visitação: de 22 de setembro a 29 de outubro de 2022

Segunda a Sexta, das 9h às 19h, e Sábados, das 9h às 13h

Realização: Centro de Dança da SMCEC

Apoios: Goethe-Institut Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, Centro de Memória do Esporte/Esefid/UFRGS (CEME).

ENTRADA FRANCA


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