Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

26 de setembro de 2022

Recital e mesa redonda na programação paralela da exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”

No dia 4 de outubro, no auditório do Goethe-Institut Porto Alegre, ocorre a Mesa Redonda “Por que elas eram tão modernas?”, às 15h e o recital “Porque elas dançam” com a bailarina Luciana Paludo e o pianista João Maldonado, às 19h. As atividades compõem a programação paralela da Exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”, que está aberta à visitação no Goethe até 29 de outubro.

A mesa redonda será composta pelo professor e pesquisador Airton Tomazzoni, diretor do Centro de Dança/SMCEC, Letícia Bauer, professora do Curso de História/UFRGS, Mônica Dantas, professora do curso de Dança/UFRGS e Janice Mazzo, diretora do Centro de Memória do Esporte/UFRGS.

O tema da mesa será a contribuição das artistas Lya Bastian Meyer, Irmgard Hofmann, Mina Black, Nenê Dreher, Salma Chemale e Tony Petzhold para o desenvolvimento da arte da dança na cidade, bem como os paradigmas de comportamento feminino que ajudaram a modificar no contexto da Porto Alegre da época. A atividade terá início às 15 horas. Os interessados podem solicitar certificados no local.

No mesmo dia, às 19 horas, haverá o recital “Por que elas dançam?” com a bailarina Luciana Paludo acompanhada do pianista João Maldonado. Ambas atividades têm entrada franca e acontecem no auditório do Goethe-Institut Porto Alegre.

A exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX” é uma realização do Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa, com apoio do Goethe-Institut Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Arquivo Histórico Municipal Moysés Vellinho e Centro de Memória do Esporte/UFRGS.

SERVIÇO:


Programação Paralela da EXPOSIÇÃO “MODERNAS ERAM ELAS: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”

Data: 4 de outubro de 2022.

Local: Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre (Av. 24 de outubro, 112)

Mesa Redonda “Por que elas eram tão modernas?”, às 15 horas

Recital "Por que elas dançam?”, às 19 horas

EXPOSIÇÃO “MODERNAS ERAM ELAS: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”

Local: Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre (Av. 24 de outubro, 112)

Visitação: até 29 de outubro de 2022

Segunda a Sexta, das 9h às 19h, e Sábados, das 9h às 13h

Realização: Centro de Dança da SMCEC

Apoios: Goethe Institut Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, Centro de Memória do Esporte (CEME).



Nenhum comentário:

Postar um comentário