O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (26 de Setembro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.
Dicas da Semana – Edição 26 de Setembro
Cia Municipal de Dança se apresenta no Teatro Renascença
A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre volta ao palco com duas importantes obras do seu repertório. A apresentação acontece no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), no dia 30 de setembro, às 20h, com entrada franca.
Em cena serão apresentados os espetáculos “Brazil Beijo” (2018), da coreógrafa israelense Orly Portal, e “Scanner” (2015), criação coletiva da companhia, com direção de Airton Tomazzoni. As montagens trazem no elenco os destacados bailarinos e bailarinas Adriano Oliveira, Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Paula Finn.
Exposição "Modernas Eram Elas"
A história da dança de Porto Alegre tem a marca inquestionável de mulheres que foram decisivas para a consolidação do ensino e da produção local dessa arte na capital. Esta história será contada na exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”.
A exposição, que estará aberta de 22 de setembro a 29 de outubro, tem cenografia de Rodrigo Shalako, curadoria de Airton Tomazzoni e Clarice Alves, e edição de vídeos de Fernando Muniz. Esta é a primeira iniciativa do projeto Memória Dança POA, que pretende preservar e divulgar a memória da dança da cidade.
SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO “MODERNAS ERAM ELAS: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”Local: Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre (Av. 24 de outubro, 112)
Visitação: de 22 de setembro a 29 de outubro de 2022
Segunda a Sexta, das 9h às 19h, e Sábados, das 9h às 13h
Realização: Centro de Dança da SMCEC
Apoios: Goethe-Institut Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, Centro de Memória do Esporte/Esefid/UFRGS (CEME).
ENTRADA FRANCA
No dia 4 de outubro, no auditório do Goethe-Institut Porto Alegre, ocorre a Mesa Redonda “Por que elas eram tão modernas?”, às 15h e o recital “Porque elas dançam” com a bailarina Luciana Paludo e o pianista João Maldonado, às 19h. As atividades compõem a programação paralela da Exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”, que está aberta à visitação no Goethe até 29 de outubro.
A mesa redonda será composta pelo professor e pesquisador Airton Tomazzoni, diretor do Centro de Dança/SMCEC, Letícia Bauer, professora do Curso de História/UFRGS, Mônica Dantas, professora do curso de Dança/UFRGS e Janice Mazzo, diretora do Centro de Memória do Esporte/UFRGS.
SERVIÇO:
Programação Paralela da EXPOSIÇÃO “MODERNAS ERAM ELAS: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”
Data: 4 de outubro de 2022.
Local: Auditório do Goethe Institut Porto Alegre (Av. 24 de outubro, 112)
Mesa Redonda “Por que elas eram tão modernas?”, às 15 horas
Recital "Por que elas dançam?", às 19 horas
Encontro aberto de Dança Circular
Nesta quinta-feira, 29 de setembro, acontece o segundo encontro aberto de Dança Circular, do projeto Dança Comunidade. Esta é uma parceria entre o Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) com o Ginásio Tesourinha da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e busca ampliar a oferta e acesso a atividades de dança para a população da capital.
Os encontros serão mensais abertos, sem a necessidade de inscrições prévias. São duas turmas, com encontros uma vez ao mês, no turno da manhã, nas terças e quintas-feiras. A turma da terça-feira terá 4 encontros com a focalizadora: Patrícia Preiss, no horário das 9h30 às 10h30. A turma da quinta-feira, terá 4 encontros com a focalizadora: Janete Barcellos, das 9h30 às 10h30.
CRONOGRAMA:
TERÇA | QUINTA |
SETEMBRO | |
13/09 | 29/09 |
OUTUBRO | |
11/10 | 27/10 |
NOVEMBRO | |
08/11 | 24/11 |
DEZEMBRO | |
06/12 | 15/12 |
Quartas na Dança - Macho Homem Frágil
No dia 5 de outubro o projeto Quartas na Dança retorna ao palco do Teatro Renascença, às 20h com entrada franca. Em cena o premiado bailarino Eduardo Severino com o espetáculo “Macho Homem Frágil”.
O espetáculo parte dos temas de violência e fragilidade, instigando a plateia a refletir sobre este homem, macho brasileiro/latino-americano/gauchesco, o sentido animal ferido e suas diferentes reações, transitando entre linguagens diversas e borrando limites estilísticos, dialogando com facetas diversas de masculinidade. Opera na simplicidade, no bom humor, na proposição da experiência sensível, na aproximação com o público, na popularização da Arte, na formação de plateia, no agenciamento com diferentes setores e mercados, e no desejo de mudar o mundo, mobilizar pessoas e provocar transformações.
SERVIÇO:
QUARTAS NA DANÇA
Espetáculo: “Macho Homem Frágil”
Realização: Anima Cia de Dança e Eduardo Severino Cia de Dança
Data: 05 de outubro de 2022
Hora: 20h
Local: Teatro Renascença
Entrada Franca (distribuição de senhas a partir das 19h na bilheteria do Teatro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário