Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

5 de março de 2010

O Blog

O Centro Municipal de Dança acaba de lançar seu blog. Esta é mais uma das formas que buscamos de divulgar a programação de dança da cidade. Aqui o público poderá conferir mostras, workshops e eventos e também informações do Grupo Experimental de Dança da Cidade e demais projetos do Centro.
Abaixo segue as principais atividades desenvolvidas pela Equipe do Centro de Dança.
Mapa da Dança - cadastramento de grupos, cias, bailarino(a)s, coreógrafo(a)s, professores.
Mostras e Eventos - Dia Internacional da Dança, Mostra de Dança de Verão, Mostra de Dança de Rua, Mostra de Dança de Inverno, Mostra de Sapateado, Mostra de Danças Folclóricas.
Quartas na Dança - apresentações mensais, sempre às 20h, com entrada franca no Teatro Renascença. O Quartas na Dança tem o objetivo de fazer um panorama da diversidade de qualidade da produção coreográfica de Porto Alegre. Em seu ano de estréia o Quartas na Dança teve uma ótima recepção do público gáucho, que lotou o Teatro Renascença em apresentações do projeto.
Confira abaixo os grupos que apresentaram-se pelo projeto no ano de 2009.
Março - Sandeep Bodhanker - "Music of Joy"
Abril - Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos
Maio - Cia de Famenco Del Puerto - "Tablao"
Junho - Juliana Vicari, Thaís Alves e Carol Laner - "A3"
Julho - Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul - "Concerto em Si Menor"
Agosto - Grupo Tato - "Ato ao Acaso"
Setembro - Transforma Cia de Dança - "Mi Alma"
Outubro - Batida de Rua
Novembro - Cia H - "Pessoas"
Dezembro - Centro de Arte de Porto Alegre - "In Concert"
Seminário de Dança e Educação - O Seminário realizado nos anos de 2006, 2007 e 2008 é uma parceria entre a Secretarias Municipais da Cultura (SMC) e da Educação (SMED). O evento tem o objetivo de discutir, refletir e trocar experiências nas duas áreas. “O Seminário é uma parceria inédita a fim de integrar os educadores de Ong’s e das redes pública e privada de ensino para debater os desafios de ensinar dança hoje”.
Visou: Identificar os principais desafios para a educação em dança hoje (na Rede de Ensino, na Universidade, nas Ongs e demais projetos sociais), apresentar e analisar práticas e experiências pedagógicas na área da dança, oportunizar a discussão, reflexão e capacitação das práticas pedagógicas de dança, buscar a valorização dos profissionais da área de dança através de oficinas, buscar a integração entre o poder público e instituições que trabalham na área da educação em dança. Dentre os profissionais que já ministraram no seminário, nomes como: Isabel Marques, Paulo Azevedo, Ângela Ferreira, Lia Robatto, Fabio Brazil, Marcia Strazzacappa, Roberto Pereira, Geórgia Lengos.
Grupo Experimental de Dança da Cidade - Projeto idealizado pelo coreógrafo e diretor do Centro de Dança, Airton Tomazzoni, teve início em junho de 2007, com o objetivo de possibilitar uma formação continuada e gratuita, em dança para jovens talentos, e assim, criar a oportunidade de obterem maiores chances profissionais na área.
No programa foram incluídas aulas com alguns dos nomes mais importantes no Estado, técnicas, análise de vídeos da produção de dança contemporânea, laboratórios de criação e apresentações públicas.
Dentre estas apresentações, a exitosa montagem Folias Fellinianas em 2007, o espetáculo Eu me faço simples por você, ...Ou algo assim que me intrigue de Luciana Paludo e Alguma coisa acontece.
“Folias Fellinianas” participou do 15° Porto Alegre Em Cena e Eu me faço Simples por você, teve participações na Mostra de Dança Verão 2009, na Semana de Porto Alegre e no Festival de Dança de Bagé 2009.
Profissionais como: Liane Venturella, Karenina Santos, Jussara Miranda, Dagmar Dornelles, Luciana Paludo, Luciane Cóccaro, Fernando Faleiro, Guto, Silvia Canarim, Neca Machado, Cibele Sastre, Elisa Machado, Bia Diamante, Fernanda Leite, Juliana Vicari, Andrea Spolaor, Alessandra Chemello, Didi Pedone, Tatiana Rosa, Carlos Nunes, Eva Schul, Alexandre Rittman, Ivan Motta, Laura Backes, Patricia Ragazzon e Airton Tomazzoni já ministraram ou ministram ainda aulas no Grupo .
Em seu terceiro ano de atividades o Grupo Experimental contou com 50 alunos, que desde abril, cumpriram uma carga-horária semanal mínima de 15h/aula (total de 400h/aula), revezando-se em 3 turnos na Sala da Cia de Arte.
O projeto está produzindo resultados no âmbito da criação e da formação além das fronteiras do país.
O bailarino Márcio Canabarro, de 21 anos, passou na audição e ganhou bolsa para estudar na Salzburg Experimental Academy of Dance (SEAD), na Áustria. Dois outros integrantes Douglas Young e Luiza Moraes foram selecionados para o projeto Incubadora de Novos Coreógrafos, promovido pela Gaia Cia de Dança e a bailarina Juliana Vicari ganhou uma bolsa pelo Fumproarte em Nova York.
Esta continuidade do Grupo é essencial para fazer a arte e a cultura poderem sobreviver, inquietar, emocionar, provocar, compartilhar, experimentar...

Folias Fellinianas - 2007

Eu me faço simples por você - 2008



Alguma coisa acontece - 2009


Um comentário: