Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

3 de abril de 2014

Jurados do Prêmio Açorianos de Dança 2014

O Centro de Dança divulga a lista de jurados do Prêmio Açorianos de Dança 2014. São ao todo 26 profissionais indicados por sua reconhecida atuação e que, ao longo do ano, terão a díficil tarefa de avaliar a produção em dança de Porto Alegre.

GRANDE JÚRI:
Anette Lubisco: é graduada em História na PUC/RS, Pós Graduada em Dança pela PUC/RS, e, Mestre em Educação pela ULBRA/CANOAS. É professora presencial do Curso de Licenciatura em Dança da ULBRA/CANOAS, e atua no Ensino a Distância da mesma instituição no curso de Pedagogia; e, como professora/orientadora nos Trabalhos de Conclusão de Cursos EaD, nos cursos de Docência no Ensino Superior, Estudos Culturais e Educação, Gestão Educacional e Psicopedagogia Educacional. Atua no mercado cultural/artístico como Coreógrafa, Professora do ensino informal (Dança Jazz) e Jurada de festivais de Dança. Especializou-se nas técnicas do Ballet Clássico, Moderno, Dança Contemporânea e se aprofundou no estudo na Dança Jazz.

Bruna Gomes: Criadora e diretora do grupo Al-málgama. A escola é precursora no estudo de dança tribal na cidade. Dedicada á dança desde 2000, premiada em diversos festivais nacionais renomados como: Festival de Joinville, Bento em Dança, Porto Alegre em Dança, Vem Dançar. Obteve em 2013 o seu segundo prêmio Açorianos pela categoria de Destaque em Dança do Ventre.

Carlla Bublitz: Iniciou seus estudos com Vera Bublitz. Foi aluna regular do I.S. Artes do Teatro Colón, Bs. As, Argentina. Formou-se na Sorbonne, Paris IV, França em "Cursus d´Études Supérieur en Dance. Cursou Licence en "Arts du Spectacle" (menção Dança) e Maîtrise en Sciences de L`Education na Universidade de Paris 8. Remontadora dos grandes clássicos de repertório e formadora de bailarinos que se destacam no cenário nacional e internacional: Carla Körbes, Bruna Weber, Marta Bayona, Rejane Duarte... entre outros. Convidada a ministrar os Cursos de Ballet Clássico Intermediário e Avançado no Festival de Dança de Joinville há 7 anos. Diretora e professora no Ballet Vera Bublitz, Poa.

Carla Vendramin: Carla é mestre em coreografia pela Middlesex University - Londres; professora no Curso de Licenciatura em Dança - UFRGS;  diretora do grupo Diversos Corpos Dançantes.

Carmen Pretto: Maitre em dança. Criadora,coreógrafa e bailarina do Grupo de Dança Alumbra España de Porto Alegre, há 22 anos. Acadêmica do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA. Formada em Ballet Clássico, pela Escola de Ballet Maria Julia da Rocha - Brasil. Especializou-se na Escola Bolera do Instituto Buenos Aires de La Danza – Argentina e na Escola Amor de Dios - Espanha.Produziu vários projetos ,entre eles a vinda de professores internacionais para cursos de aperfeiçoamentos no Flamenco.

Júnior Coppes: Bailarino, coreógrafo, professor e diretor artístico da escola Territorio da dança, atua como profissional há mais de 12 anos, autor de mais de 10 espetáculos temáticos ao longo dos 5 anos de existência da escola, indicado ao prêmio açorianos com o espetáculo Bastidores no ano de 2013. 

Leonardo Dias: começou a sapatear com 10 anos de idade, e vem trabalhando como professor em diversas escolas de cidade já a quinze anos, bem como ministrando cursos em várias cidades do Brasil. Estudou com mestres brasileiros e estrangeiros. Em 2012 ganhou bolsa de estudos para o Rhythim World, um dos maiores festivais de sapateado do mundo, sediado em Chicago (EUA). Vencedor do Prêmio Açorianos Destaque Sapateado Americano 2012.

Marco Rodrigues:  Formado em Ed.Física; Pós-Graduação em Dança; ePós Graduaçãoem GestãoCultural.Bailarino, coreógrafo, professor e diretor artístico, criador dos espetáculos MY HOUSE Nunca um Lar foi Tão Agitado -  Melhor Coreografia e Melhor Espetáculo do prêmio Açorianos 2009. Neste mesmo trabalho foi aclamado com o Prêmio Braskem 2010 como melhor espetáculo eleito pelo júri popular. Pelo espetáculo Avesso foi indicado a nove categorias do Prêmio Açorianos de Dança 2012. E o mais recente, Transmobilização espetáculo de intervenção urbana que está de malas prontas para uma Turnê no Uruguai em Maio desse ano.

Maria Lúcia Paz (Neca) Machado: Professora de dança da Rede Municipal de Ensino, bailarina e coreógrafa, sendo licenciada em Dança pela UERGS. Possui formação em Dança Clássica e em Dança Moderna. Iniciou sua formação com Maria Julia da Rocha. Participou, entre outros projetos, do I Circuito Brasil Telecom de Dança,realizado no Teatro Nelson Rodrigues, Rio de Janeiro, junto a Cia Terpsí Teatro de Dança. Integrou o Grupo Choreo. Foi supervisora de oficinas de dança do projeto de Descentralização da SMC e professora do Grupo Experimental de Dança da Cidade.

Roberta Campos: Professora, bailarina e coreógrafa das danças afro-brasileira, árabe e flamenca. Graduada em licenciatura em dança pela Universidade Federal da Bahia. Com formação em danças étnicas, clássica e contemporânea; pesquisa as misturas entre as danças étnicas.

Júris Especializados:
Projetos de Difusão/Formação em Dança:
Jair Felipe Umann: Professor assistente do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação, Professor de Educação Física, Especialista em Psicologia Transpessoal. Atua nas áreas de dança, cultura popular e ensino superior. Diretor e coreógrafo do Grupo Paralelo 30 - Folclore e Cultura Popular, que, desde 2004, dedica-se ao estudo, montagem e apresentação de quadros artísticos sob o tema: manifestações da cultura popular brasileira.
 
Luís Felipe Silveira: Graduado em Educação Física (UFRGS, 2006) e Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS, 2008). Desenvolve um trabalho como professor, coreógrafo e bailarino de dança de salão. Também estudou diferentes estilos de dança, tais como Sapateado Americano, Modern Jazz, Dança Contemporânea e Ballet. Professor da PUCRS no curso de Educação Fisica desde 2010 ministrando as disciplina de dança, ginásticas e musculação. Coordenador e professor do Projeto de Extensão Bailando na PUCRS e do Curso de Especialização em Dança da PUCRS."

Novas Mídias em Dança:

Roberta De Savian: Atriz e bailarina graduada pela Uergs, Roberta De Savian articula-se na cena teatral gaúcha desde 2001. A partir de 2008, passa a experimentar o uso de tecnologia nas suas criações coreográficas, permitindo a aproximações entre a dança e a cultura digital. 

Cláudia de Bem: light designer, diretora, atriz e produtora de teatro, ,  Pós graduada em iluminação e Design de Interiores pelo IPOG-DF, membro honorário da APCEN-Associação Portuguesa de Cenografia, professora de Iluminação na Faculdade de Design de Interiores do Centro Metodista IPA(2010-2012), professora na Faculdade Monteiro lobato no Curso de Tecnólogo em Produção Cultural(2011-2012). Em 2007 foi contemplada  como Bolsista do Ministério da Cultura de Madrid no curso de aperfeiçoamento “Iluminação de Espetáculos de Espanha” realizado no Centro de Tecnologia de Espetáculos de Madrid. Atualmente mestranda no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de artes da UFRGS e pesquisadora da estética da lua e do espaço.

Destaque em Dança de Salão:

Júnior Coppes: Bailarino, coreógrafo, professor e diretor artístico da escola Territorio da dança, atua como profissional há mais de 12 anos, autor de mais de 10 espetáculos temáticos ao longo dos 5 anos de existência da escola, indicado ao prêmio açorianos com o espetáculo Bastidores no ano de 2013. 

Ana Paula Reis: Graduada em Licenciatura em Dança, pela ULBRA Canoas – 2012/1. Bailarina e produtora cultural de projetos artísticos independentes, iniciou seus estudos em Danças de Salão em 2002. Participa frequentemente de cursos, workshops e festivais no Brasil, onde destaca-se aulas com profissionais como Jaime Arôxa, Duda Lima, Marcelo Chocolate e Sheila Aquino, Fábio Reis e Marilia Cervi. Em suas pesquisas corporais procura unir abordangens das danças de salão e linguagens contemporâneas.

Destaque em Flamenco:

Carmen Pretto: Maitre em dança. Criadora,coreógrafa e bailarina do Grupo de Dança Alumbra España de Porto Alegre, há 22 anos. Acadêmica do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA. Formada em Ballet Clássico, pela Escola de Ballet Maria Julia da Rocha - Brasil. Especializou-se na Escola Bolera do Instituto Buenos Aires de La Danza – Argentina e na Escola Amor de Dios - Espanha.Produziu vários projetos ,entre eles a vinda de professores internacionais para cursos de aperfeiçoamentos no Flamenco.

Laís Lucas: Formada em Direito. Bailarina de flamenco desde 1993. Compôs o corpo de baile do Grupo Alumbra España de 1996 à 2011. Desde 2012 faz parte do Grupo Aliento Flamenco Cia. de Dança. Fez cursos com diversos bailarinos espanhóis, tais como La China, Carmen La Talegona, Farruquito e Farru. Em 2014 fez aulas na escola de flamenco Amor de Dios, em Madri, com Eliezer La Truco, Nuria Truco Pinillos, La Tati e Maria Torres.

Robinson Gambarra: Comecei meus estudos de dança no inicio dos anos 80, no estado de RJ, praticando varias modalidades. Profissionalizei-me na categoria artista bailarino e bailaor. Em abril de 90, vim para Porto Alegre ministrar o primeiro curso de flamenco na cidade, onde mais tarde vim a inaugurar, em parceria, a primeira escola especializada em flamenco da região sul.



Destaque em Danças Folclóricas/Étnicas:

Lucélia Adami: formada em Ed Fisica –UFRGS com Pós graduação em Ginástica para academias-UFRGS. É integrante como bailarina do Conjunto de Folclore Internacional os Gaúchos, com participação em festivais de folclore Nacionais e Internacionais:Argentina, Portugal,Italia, Espanha-Ilhas Canárias, China-Xangai, Turquia. Realizoucurso de danças folclóricas Açorianas em 1990-Ilha Terceira-Açores –Portugal. Fez oCurso de Ballet clássico na Escola João Luiz Rolla. Participou no Grupo de Danças da UFRGS,  direção de Morgada Cunha. Cursa Licenciatura em Dança –UFRGS. Trabalha no Colégio Farroupilha- P.Alegre e Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha –Viamão.

Roberta Campos: Professora, bailarina e coreógrafa das danças afro-brasileira, árabe e flamenca. Graduada em licenciatura em dança pela Universidade Federal da Bahia. Com formação em danças étnicas, clássica e contemporânea; pesquisa as misturas entre as danças étnicas.

Destaque em Balé Clássico:

Carla Berto: Professora, bailarina, coreógrafa e diretora, Carla Berto iniciou seus estudos em Ballet Clássico com Cristiane Diehl, Ricardo León e Walter Arias e segue aperfeiçoando-se com Victoria Milanez. Possui graduação e mestrado em História. Como bailarina integra o grupo do Ballet Concerto, no qual já desempenhou as funções de ensaiadora e assessora de direção. Foi convidada a ministrar oficinas de ballet clássico intermediário/avançado e dirigir espetáculos no interior do estado. Como coreógrafa, possui trabalhos premiados em festivais de dança. 

Carlla Bublitz: Iniciou seus estudos com Vera Bublitz. Foi aluna regular do I.S. Artes do Teatro Colón, Bs. As, Argentina. Formou-se na Sorbonne, Paris IV, França em "Cursus d´Études Supérieur en Dance. Cursou Licence en "Arts du Spectacle" (menção Dança) e Maîtrise en Sciences de L`Education na Universidade de Paris 8. Remontadora dos grandes clássicos de repertório e formadora de bailarinos que se destacam no cenário nacional e internacional: Carla Körbes, Bruna Weber, Marta Bayona, Rejane Duarte... entre outros. Convidada a ministrar os Cursos de Ballet Clássico Intermediário e Avançado no Festival de Dança de Joinville há 7 anos. Diretora e professora no Ballet Vera Bublitz, Poa.

Rony Leal: começou a estudar balé em 1954, com Tony Petzhold,prosseguimento a sua formação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mas logo seguiu carreira na Europa. Dançou em consagradas companhias internacionais como Ballet Do Marquês de Cuevas, Ballet da Òpera de Marseille  e Balle de Genéve. Estudou com alguns dos mais importantes mestres do século XX como Bronislava Nijinska, Rolland Petit e Leonid Massine e teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes do balé como Rudolf Nureyev e Anna Gallina. Como intérprete dançou obras clássicas como Quebra Nozes e Giselle.

Destaque em Jazz:

Anette Lubisco: é graduada em História na PUC/RS, Pós Graduada em Dança pela PUC/RS, e, Mestre em Educação pela ULBRA/CANOAS. É professora presencial do Curso de Licenciatura em Dança da ULBRA/CANOAS, e atua no Ensino a Distância da mesma instituição no curso de Pedagogia; e, como professora/orientadora nos Trabalhos de Conclusão de Cursos EaD, nos cursos de Docência no Ensino Superior, Estudos Culturais e Educação, Gestão Educacional e Psicopedagogia Educacional. Atua no mercado cultural/artístico como Coreógrafa, Professora do ensino informal (Dança Jazz) e Jurada de festivais de Dança. Especializou-se nas técnicas do Ballet Clássico, Moderno, Dança Contemporânea e se aprofundou no estudo na Dança Jazz.

Laura Nicolaiewsky: formou-se em Ballet Clássico na Escola de Dança João Luis Rolla Foi bailarina, coreografa e diretora do Ballet de Câmara de Porto Alegre. Especializou-se em Jazz fazendo aulas com renomados professores do Brasil, da Steps on Broadway e Broadway Dance Center em N. York e do Centre de Danse Du Marais em Paris. 

Destaque em Sapateado:

Fernanda Santos: bailarina e Atriz, formada em Educação Física e Pós Graduada em Dança e Conciência Corporal, Já trabalhou com renomados coreográfos gaúchos de sapateado como Gabriela Santos, Leonardo Dias, Isabel Willadino e Heloísa Bertoli. Fez cursos de aperfeiçoamento com Lisa La Touche e Michelle Dorrence em Nova Iorque. Participou como sapateadora da minissérie “Dercy de Verdade” no Rio de Janeiro. Participou do Festival de Dança de Joinville, premiada com 2o lugar com a coreografia “Slide”. Participou como bailarina da montagem do espetáculo “Rotinóia – O Musical”.

Leonardo Stenzel: a trajetória artística de Leonardo Stenzel começou na música , ainda criança participou da orquestra infanto-juvenil da UFRGS e aos poucos foi ingressando nos estilos populares, tendo participado como baterista e percussionista profissional em grupos de Rock, POP e MPB. Em 2001 encontrou o sapateado americano e desde então vem atuando nessa área como sapateador de diversos grupos (destaque para o grupo “Devir Tap Band”). Ministra oficinas de percussão corporal e também trabalha com produção de vídeos e trilhas. Foi indicado ao Prêmio Açorianos em 2006, concorrendo na categoria de melhor trilha sonora para espetáculos de dança e venceu o Prêmio Açorianos de 2013 na categoria de destaque em sapateado pelo roteiro do musical “Rotinoia”.


Destaque em Dança Contemporânea:

Alexandra de Castilhos Moojen: Bailarina, licenciada em dança pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), tem sua pesquisa focada na exploração dos caminhos da educação somática para a criação em dança.

Carla Vendramin: Carla é mestre em coreografia pela Middlesex University - Londres; professora no Curso de Licenciatura em Dança - UFRGS;  diretora do grupo Diversos Corpos Dançantes.

Destaque em Danças Urbanas:

Jean Guerra: Iniciou na arte da dança em 1998,2001 começou a dar aulas de danças urbanas em diversos lugares pelo Rio grande do sul.Ganhador de vários prêmios pelo sul do Brasil , e já ministrou aulas de danças urbanas em importantes eventos pelo sul do pais. É diretor do grupo Expressão de Rua e  bailarino da cia de dança My House. 

Adriano Oliveria(Driko): Não se prende somente a uma única  vertente das Street Dances, desenvolveu um estilo próprio mesclando influências de danças urbanas,  culturais, sociais e comerciais obtendo assim seu código corporal atual.

Destaque em Dança do Ventre:
Bruna Gomes: Criadora e diretora do grupo Al-málgama. A escola é precursora no estudo de dança tribal na cidade. Dedicada á dança desde 2000, premiada em diversos festivais nacionais renomados como: Festival de Joinville, Bento em Dança, Porto Alegre em Dança, Vem Dançar. Obteve em 2013 o seu segundo prêmio Açorianos pela categoria de Destaque em Dança do Ventre.


Egnes Gawasy Atua como bailarina, professora e coreógrafa especializada em danças árabes, em sua carreira internacional constam trabalhos em países como China, Marrocos, Emirados Árabes, Espanha e Republica Dominicana. Destaca-se como único(a) tetra campeã do Porto Alegre em Dança. Já participou como jurada em diversos festivais de dança incluindo eventos especializados em danças árabes. Fundadora do Grupo Gawasy,que em 2014 completa 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário