Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

28 de abril de 2014

PROGRAMAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.1
Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”, com um olhar crítico e transformador sobre arte, criação e o corpo que dança..
Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.

SEGUE PROGRAMAÇÃO DOS ESPAÇOS E GRUPOS DE DANÇA DA CIDADE!

Centro Municipal de Dança - SMC

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, a Casa Cultural Tony Petzhold abre suas portas para celebrarmos juntos a memória e história da dança. A noite que tem por tema "Tony Petzhold: memórias e Histórias" marca o lançamento dos postais da dança em comemoração ao centenário da nossa anfitriã Tony Petzhold. Airton Tomazzoni e Carolina Dias, nos presenteiam com suas falas sobre a história da dança em Porto Alegre, que se mescla à história de Tony Petzhold. Estão todos convidados a compartilhar conosco este momento!

Na próxima terça-feira, dia 29 de Abril, a partir das 20h estaremos recebendo nossos afetos para celebrarmos juntos a dança!

Ângela Ferreira Estúdio de Dança




ASGADAN

Casa de Cultura Tony Petzhod
 Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, que é celebrado no dia 29 de abril próximo, a Casa Cultural Tony Petzhold oferece uma intensa programação gratuita na semana de 28 de abril a 03 de maio. Dança Contemporânea, Pesquisa de Movimento, Axis Syllabus, Feldenkrais, Ballet Clássico para Adultos, Arte Circense, Hip Hop, Dança Afro, Yoga, serão algumas das aulas oferecidas ao público interessado. As vagas são limitadas para todas as atividades.

Interessados enviar carta de intenção para o e-mail: casaculturaltonypetzhold@gmail.com.  Informações pelos fones (51) 3268.9669  96567087.

Grupo Experimental Dança – SMC
Em comemoração ao Dia Internacional da Dança o Grupo experimental de Dança de Porto Alegre fará percursos urbanos no Centro Histórico, das 10 às 12 horas.  

Cleber Borges
Nesta semana vamos abrir as portas da escola, para dança e a solidariedade!

SEGUNDA: dia 28 e QUARTA: dia 30 de Abril:
* 19:30 = Samba de Gafieira e Zouk 
* 20:30 = Tango e Milonga Porteña

TERÇA: dia 29 de Abril
* 19:30 = Forró e Sertanejo Universitário
* 20:30 = Salsa e Bachata

INGRESSO: 2 quilos de alimento e/ou 2 agasalhos, para doação!

Oportunidade para Dançar e ajudar o próximo!
www.cleberborges.com.br

Cia de Dança Brazil Estrangeiro Promove 
 FLASH MOB

No dia 29 de abril, a Cia de Dança Brazil Estrangeiro estará realizando uma celebração ao Dia Internacional da Dança. Está sendo organizado um Flash Mob que acontecerá na Rua dos Andradas (esquina democrática) às 12 horas. Está sendo divulgado um vídeo com a coreografia.
Contato:
91717750 / 97846511
91332409 / 84564825


Sala 209 / Usina do Gasômetro

Dia 29 de abril, terça-feira, na Sala 209 durante todo dia com entrada franca.

•9h – Aula de dança contemporânea com Andrea Spoalor(Lirio Cia de Dança).

•10:30 – Aulão ministrado por Cibele Sastre, Silvia da Silva Lopes e Katia Salib (Curso de graduação em dança licenciatura Uergs).

•12h - Pausa/café do Mercado/performance

•12:30 – Aulão de dança com as coreógrafas Eva Schul(Ânima Cia de Dança) e Carla Vendramin(Curso de graduação em dança da Ufrgs).

•13:45 – apresentação de ensaio/processo de alunos da disciplina Estudos do Corpo do curso de graduação em dança da Ufrgs. 

•14:30 – Projeto Dança e Memória com apresentação de Luciane Soares (Pesquisadora em história e memória da dança) e Mônica Dantas(Curso de graduação em dança da Ufrgs) 

•15:30 – Mostra de vídeos de trabalhos coreográficos de artistas Mexicanos através do Projeto de intercâmbio Brasil Dança México feito pelo Projeto Circulação em Dois Atos(Eduardo Severino Cia de Dança). 

•16:30 – Pausa/Café do mercado.

•17:30 – Performance – “Manchas Urbanas”da Eduardo Severino Cia de Dança – em frente a Usina do Gasômetro.

•19h - Aulão de Eva Schul(Ânima Cia de Dança) e Luciana Paludo(Mimese Cia de Dança Coisa/Curso de graduação em dança Ufrgs).

•20:15 – apresentações –

• Trabalho de improvisação com alunos da disciplina de Composição Coreográfica II do curso de graduação de dança da Ufrgs.

• Acuados(trabalho em processo da Ânima Cia de Dança) com Alex vidaletti e Bianca Weber.

• Trabalho de improvisação com as coreógrafas/bailarinas Carla Vendramin e Luciana Paludo.

• “Popozudos” com Eduardo Severino, Luciano Tavares e Mônica Dantas (Eduardo Severino Cia de Dança)



Informações:

Facebook – Coletivo de Dança Sala 209

http:// eduardoseverinociadedanca.wordpress.com



Contato: 96892621 – Eduardo Severino




Nenhum comentário:

Postar um comentário