Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

16 de março de 2018

Maratona de Dança da Semana de Porto Alegre encerra com a entrega do Prêmio Açorianos de Dança 2017


Para comemorar o aniversário de 246 anos da cidade de Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Centro Municipal de Dança, promoverá no dia 25 de março a Maratona de Dança com 12 (doze) horas de programação gratuita no Centro Municipal de Cultura (CMC) integrando a programação da Semana de Porto Alegre.

O objetivo é promover um encontro entre artistas e público, valorizando a diversidade e amplitude da produção da dança na capital gaúcha que vem encontrando formas de superar a crise e afirmar a multiplicidade de ações em vários espaços da cidade.

Dentre as atividades serão apresentadas performances, intervenções, piquenique dançante e oficinas a partir das 11h. A programação inicia com um Baile de Danças Circulares e a partir das 12h30 o público poderá confraternizar no piquenique dançante curtindo diversas performances.

Durante à tarde haverá o workshop de Estudos do Corpo, apresentações e performances no saguão do Centro Municipal de Cultura. A partir das 17h30 o público poderá curtir uma programação especial no clima dos cafés dançantes com apresentações de dança flamenca, sapateado, tango e danças de salão. Às 18h30min, o Grupo Afrosul se apresenta nas escadarias do Centro Municipal de Cultura.

A partir das 19h30 no Teatro Renascença haverá a cerimônia de Entrega do Prêmio Açorianos de Dança 2017 reconhecendo profissionais e ações de dança que marcaram a produção do ano passado na cidade. O Prêmio inclui categorias artísticas como bailarino/as, coreografia, direção, trilha sonora, entre outras, além de prêmios para novas mídias e projetos de formação e difusão.


Confira a programação completa da dança no blog da Semana de Porto Alegre. Clique aqui

PROGRAMAÇÃO DA MARATONA DE DANÇA


11h - Baile de Danças Circulares, com os facilitadores Ana Vasconcellos, Patrícia Preiss, Janete Barcelos – Local: Estacionamento do Centro Municipal de Cultura

12h30 – Piquenique Dançante - Almoço com espaços de improvisação e performances de dança. Local: Saguão, Entrada e Jardim do Centro Municipal de Cultura
Performance “Anatomia Derivística do Lupi “– Coletivo Vôo da Pomba
"Hora do Lanche" (Eduardo D’Avila e Natália Meneguzzi)
"Cortejo" - Coletivo Cubo 1 (Daniel Aires, Fellipe Resende e Richard Salles)

14h – Workshop Estudos do Corpo - Linhas De Variação Dos Corpos - com o professor Wagner Ferraz – Local: Auditório do Atelier Livre

16h - Ilhotas Dançantes – Apresentações e performances de dança – Local: Saguão e entrada do Centro Municipal de Cultura
Grupo Reticências- Fragmento do espetáculo "Retirantes: Somos Todos Severinos"
Jackson Brum - Performance
Cia de Dança Cleber Borges - Zapatos Rotos/ Adoración/Mi Dolor (Cléber Borges e Mariana Motta)

17h30 - Café Dançante – na Sala Álvaro Moreira
Letícia Paranhos - Nude
Las Wuenísimas - Wuenissima Fusion (Bianca Bueno e Caroline Wuppel)
Daniele Zill - Concerto para Bata de Cola
Leonardo Dias e Ale Ravanello - Improvisação Inventada na Hora sem Combinar Antes
Carmen Pretto – Navega Sola
Escola de Dança Karin Ruschel - Disritmia/ Tenho que pegar
Grupo de Flamenco Silvia Canarim - TRIBUTO A MARIELLE (Paula Finn e Silvia Canarim)
Cia de Dança Cleber Borges - El Adiós Tango (Cléber Borges e Mariana Motta)

18h30 - Grupo Afrosul Odomodê apresentando as coreografias “Mulheres do Maçambique” e “As Yabás”– em frente ao Centro Municipal de Cultura.

19h30 – Gala de Dança da Maratona de Dança - no Teatro Renascença

Com a participação:
Lauro Ramalho e João Carlos Castanha
Cia Municipal de Dança de POA – Com “Chicago” e “Footloose”
Ballet Lenita Ruschel – “Selavi”
Transforma Cia de Dança – “Um Olhar Através de”
Ballet Redenção – “Folias”
Luciana Paludo -“Quase poema”
Bruna Gomes – "Reflecto"
Cia Claquê – “O Verso do Avesso”

20h - Entrega do Prêmio Açorianos de Dança de 2017 - no Teatro Renascença

SERVIÇO:

MARATONA DE DANÇA DA SEMANA DE PORTO ALEGRE
Data: 25/03/2018
Hora: das 11h às 22h
Local: Centro Municipal de Cultura – Lupicínio Rodrigues (Av. Erico Veríssimo, 307)
ENTRADA FRANCA
Informações: dancasmc@gmail.com ou 3289.8065

SEMANA DE PORTO ALEGRE é apresentada pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Prefeitura de Porto Alegre e Companhia Zaffari, com patrocínio Caixa e Governo Federal.
Agenciamento cultural: Primeira Fila Produções
Realização: Prefeitura de Porto Alegre, financiada através do Pró-cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário