Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

20 de março de 2020

Centro de Dança e Caixa abrem pré-inscrições para cursos de capacitação profissional da Incubadora de Dança da Restinga





Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura e Caixa Econômica Federal abrem pré-inscrições para cursos de capacitação profissional da Incubadora de Dança da Restinga de 23 de março a 17 de abril de 2020.  

Serão oferecidos gratuitamente 6 cursos de capacitação na área da dança e realizada a montagem de um espetáculo com 15 bailarinos(as) que irá circular no bairro e pela cidade de Porto Alegre. 

A Incubadora de Dança da Restinga pretende promover ações estratégicas que visam fortalecer a cadeia produtiva da dança e a atividade empreendedora no Bairro Restinga buscando a integração com atores locais (tais como, agentes culturais, artistas, estudantes, produtores, entre outros). Busca capacitar e apoiar profissionais da cadeia produtiva da dança a transformar conhecimentos e ideias em produtos e/ou serviços relevantes ao contexto socioeconômico e cultural, inserindo-os no mercado, contribuindo desta forma para a difusão e o desenvolvimento da arte da dança na periferia de Porto Alegre, através da criação de oportunidades de emprego e renda.

O programa de capacitação integra o projeto Mais Restinga, uma parceria da Caixa Econômica Federal com a Prefeitura de Porto Alegre, para levar ações sociais, inclusivas, culturais, educativas, formativas, esportivas e recreativas para a comunidade no entorno dos condomínios Minha Casa Minha Vida da região Restinga. Este projeto terá a duração de 12 meses (de dezembro/2019 a novembro de 2020) e será executado pela SESIPA Imobiliária, empresa contratada para essa tarefa, e abrangerá um público bem diversificado do Bairro Restinga. Os recursos desse projeto são oriundos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e todas as ações oferecidas à comunidade são gratuitas.

 PERÍODO E LOCAL DAS AULAS:


As aulas acontecerão sempre na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Senador Alberto Pasqualini (R. Ten. Arizoly Fagundes, 250 - Restinga), nas segundas e nas quintas no turno da noite e nos finais de semana, com agenda condicionada às medidas de restrição para prevenção do Corona vírus. As aulas de cada curso não acontecerão de forma concomitante. (veja a programação de cada curso). 

PRÉ-REQUISITOS GERAIS:


  1. Ser morador/residente da Restinga com comprovante de residência
  2. Ter idade a partir de 14 anos
  3. Ter disponibilidade de frequentar as aulas e não faltar nenhuma vez
  4. Preencher ficha de inscrição

PRÉ-INSCRIÇÕES:


23 de março a 17 de abril de 2020
É possível se pré-inscrever em mais de um curso
As aulas de cada curso não acontecerão de forma concomitante
Para fazer sua pré-inscrição veja os pré-requisitos específicos de cada curso e preencha o formulário link https://forms.gle/5wDysAtwZVuuALcG7

ATENÇÃO:


A AGENDA DOS CURSOS ESTÁ CONDICIONADA ÀS MEDIDAS DE RESTRIÇÃO PARA PREVENÇÃO DO CORONA VÍRUS E SERÁ CONFIRMADA COM OS INSCRITOS ASSIM QUE POSSÍVEL.

DESCRIÇÃO DOS CURSOS




1) Curso de capacitação a monitores/professores de dança 


Conteúdo programático: Princípios pedagógicos e artísticos para preparação de aulas de dança, PCN Parâmetros Curriculares Nacionais e LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, A Dança na Escola, A Dança no Ensino Informal, Dança em Projetos Sociais, Princípios legais e organizacionais da profissão.
DATA: segundas-feiras
HORA: 19h30 às 21h30
Carga horária: 30 horas(total) – 3 horas/aula/dia – 10 encontros
Vagas: 25 
Público alvo: bailarinos(as), interessados com alguma formação em dança maiores de 14 anos Pré-Pré-Requisito: Comprovar algum tipo de formação ou experiência em dança
Metodologia: teórico/prática
Professora: Fernanda Bertoncello Boff 
Professora, bailarina e coreógrafa. Licenciada em Dança pela UFRGS, Fernanda Bertoncello Boff dedica sua pesquisa e trabalho às infâncias desde 2009. Atuou como Professora de Dança em diversas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental na cidade de Porto Alegre, como o Colégio Farroupilha (2014) e a EMEF José Loureiro da Silva, compondo o quadro de professores da Escola Preparatória de Dança (2014-2016). Em 2015, ao ser contemplada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, deu início ao projeto “Pequenices: Arte e Educação”. Saiba mais: http://pequenices.art.br/ 


2) Curso de elaboração de projetos e produção de dança


Conteúdo Programático: Planejamento e Elaboração de Projetos: como planejar e elaborar um projeto cultural e suas diferentes redações para os diversos focos do setor. Leis de Incentivo: O funcionamento das leis de incentivo, mais utilizadas no Rio Grande do Sul, Lei Rouanet e Pró-cultura RS/LIC (Lei de Incentivo do Governo de Estado do Rio Grande do Sul). Fundamentos para projetos culturais e as diferentes fontes de financiamento. Gestão e avaliação de eventos e programas culturais.
DATA: quintas-feiras
HORA: das 19h30 às 21h30
Carga Horária: 20 horas (total) – 2 horas/aula/dia – 10 encontros
Vagas: 20 
Público alvo: estudantes, agentes comunitários, profissionais da dança, interessados maiores de 14 anos
Metodologia: teórico
Professora: Luka Ibarra
Produtora cultural com mais de 15 anos de atuação no mercado nos segmentos da dança, teatro, música e artes em geral. Já ministrou inúmeros cursos e workshops de produção e elaboração de projetos no RS e no Brasil. Já gerenciou e formatou inúmeros projetos premiados em leis de fomento e editais de patrocínio locais e nacionais. Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2003), tem Mestrado Relações Internacionais, Estado, Política e Sociedade (PPGH/PUCRS – 2006).
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
2002 – Curso de Produção Cultural, Liga da Cultura/ Santander Cultural 40h
2008 – Curso Produção Cultural, Gaieus Mecenas, 30 horas
2010 – Produção Cultural, Manufatura da Cultura (SP), 200h
2012 – Curso de Produção Cultural, Liga da Cultura/Studio Clio, 40 horas
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL RECENTE
Desde fevereiro de 2015 – Diretora do Espaço de Arte e Cultura – Espaço n, Escola de Artes.
2019 – Comitê Olímpico Local para CONMEBOL Coordenação de Protocolo Copa
América, inauguração da Sede PTA, Arena do Grêmio, produção local para Noite dos Museus e do Museu Iberê Camargo, Porto Alegre.


3) Curso de capacitação de técnicos de luz para espetáculos de dança


Conteúdo Programático: Segurança e elétrica, Equipamentos, Montagem e afinação, Noções de operação de mesa e roteiro, Luminosidade, Feixe de Luz e Consumo, Lâmpadas PAR 64, Lâmpadas de LED, Introdução à iluminação Cênica, Utilização da Luz em Espetáculos, Iluminação para dança e Modelos de Inovação Low-Tech e High-Tech.
DATA: domingos
HORA: 14h às 16h 
Carga horária: 20h (total)
- 10 horas (aulas teóricas) 2 horas/aula/dia – 05 encontros teóricos 
- 10 horas (aulas práticas) - 5 horas/aula/dia – 2 encontros de vivência prática em espaço cênico
Vagas: 20
Público alvo: estudantes, agentes comunitários, profissionais da dança, profissionais de outras áreas interessados em iluminação cênica maiores de 14 anos
Metodologia: teórico/prática
Professor: João Bathista Machado Freire
Técnico em iluminação e dono da empresa Luz Cênica (Site: www.luzcenica.com.br )
Realizou o projeto técnico para a construção do teatro do Colégio Mauá, em Santa Cruz
do Sul; Iluminação para o DVD do Tangos & Tragédias e para os shows: Rádio Esmeralda, Marisa Rotemberg, Adriana Deffentti, Mário Falcão, Trubufu, Acorda Criança, James Liberato e Vanessa Longoni. Fez a coordenação técnica do Projeto TPE – Teatro Pesquisa e Extensão junto a UFRGS. Realizou trabalhos em Portugal, França, Espanha, Argentina e Uruguai, com a FUNDARTE Projeto Dançar e com a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, espetáculo “Salão Grená”.
INDICAÇÕES E PRÊMIOS:
TIBICUERA DE TEATRO INFANTIL:
Pantaleão o Mágico Trapalhão, O Cavaleiro da Mão de Fogo, Pé de Pilão,
Encantadores de Histórias, Viajantes das Galaxias.
AÇORIANOS DE TEATRO E DANÇA:
Ella, Lixo, Lixo Severino, A Mão Mansa do Afeto, Sobre Saltos de Scarpin,
Descrição de Uma Imagem, Dona Flor e Seus Dois Maridos.
ISNARD DE AZEVEDO - A Roupa Nova do Rei.


4) Curso de capacitação de técnicos de som para dança 


Conteúdo Programático: Como escolher os processos em tempo real, Como utilizar esses processos, Preparação off line. Tipos de programas, Formatos de áudio, Tipos de edições, Como editar, Efeitos off line e em tempo real e Microfonação.
DATA: domingos
HORA: das 14h ás 16h
Carga horária: 20h (total)
- 10 horas (aulas teóricas) 2 horas/aula/dia – 05 encontros teóricos 
- 10 horas (aulas práticas) - 5 horas/aula/dia – 2 encontros de vivência prática em espaço cênico
Vagas: 20
Público alvo: estudantes, agentes comunitários, profissionais da dança, profissionais de outras áreas interessados em sonorização de espetáculos maiores de 14 anos.
Metodologia: teórico/prática
Professor: Driko Oliveira
Produtor musical e operador de som, iniciou os seus trabalhos com áudio a partir de 2014 com a produção musical “Meu eu orgânico”, trilha sonora para coreografia homônima em Danças Urbanas.  Em outubro do mesmo ano firmou parceria com a Lucida Desenvolvimento Cultural, empresa de produção cultural que contribuiu para a realização de mais de 10 operações de sons em eventos como os Encontros Estaduais de Dança do Estado do Rio Grande Do Sul, a produção e mixagem de Trilhas Sonoras de espetáculos como “Anatome” do Coletivo de Dança da Cidade de Canoas e “Sete, Oito Impermanências”, do Grupo Sete, Oito, de Porto Alegre, durante o ano de 2015. Foi indicado ao Prêmio Açorianos de Dança de Porto Alegre como destaque pela iniciativa de produção de trilhas sonoras para danças urbanas e por melhor Trilha Sonora, prêmio o qual foi agraciado junto com o Grupo My House. 
Driko é sócio diretor e produtor fonográfico da Sustain Produções, responsável técnico em áudio para a Lucida Desenvolvimento Cultural, professor, bailarino e coreógrafo de danças urbanas.


5) Workshop de estratégias de comunicação e redes sociais 


Conteúdo Programático:
- Alternativas da comunicação
- As redes sociais e o seu poder de influência
- Planejamento digital, gestão de conteúdo para mídias sociais, Branding digital, 
- A transformação digital/ Os modelos de negócio/ Passado X Presente X Futuro
- O futuro das profissões/ Recursos digitais / A revolução mobile 
- Os negócios e os canais Digitais
- Influenciadores Digitais – Todos podemos ser
- Os canais digitais
- Ferramentas disponíveis (redes sociais, ecommerce, WhatsApp para negócios. Site, Marketplace) 
- Introdução para cada uma dessas ferramentas.
- Ferramentas Free para Geração de conteúdo
- Cases de sucesso - negócios que utilizam a Internet como forma de impulsionamento 
DATA: sábados
HORA: 14h ás 17h
Carga horária: 20h (total) – 1 encontro de 2 horas/aula + 6 encontros de 3 horas/aula 
Vagas: 20
Público alvo: interessados maiores de 14 anos
Metodologia: teórico/prático
Professores: Flávia Murr, Mariana Petek e Mike Rodrigues

Flávia Murr é jornalista, publicitária e radialista. Desenvolve trabalho de consultoria de Marketing pelo SEBRAE-RS com atual comprovação de 6.388 horas de atendimentos à micro e pequenas empresas.  Atuou por 19 anos em veículos de comunicação como RBS TV, Rádio Atlântida, Pop Rock, Band, Rádio Ipanema, Rádio Unisinos e Canal Futura. Sua paixão é auxiliar pequenos e médios através das ferramentas de Marketing.

Mariana Petek é publicitária e pós graduada em Marketing Digital. Já trabalhou em diversas empresas, entre elas, Vossa, Agência, Ama, QG Comunicação e Dell, onde desenvolveu a primeira loja e-commerce do Brasil. É professora convidada do curso de Publicidade e Propaganda da Ulbra e professora de Pós-Gradução em Negócios Digitais da FAMAQUI Porto Alegre. No último ano, Mariana fez uma imersão em marketing digital nos Emirados Árabes trazendo novidades sobre inteligência artificial e produção de conteúdo orgânico através de marketing digital no modelo asiático.

Mike Rodrigues é fundador da Adtools, empresa especializada em gestão de mídia online para e-commerce, análise de performance, integração, monitoramento de concorrência e automação de anúncios digitais, Mike possui 10 anos de experiência em Marketing Digital de Performance. Consultor do SEBRAE, Especialistas em Google ADS e campanhas para e-commerce. Atualmente, trabalha para empresas como Panvel, Mercado Livre, Natura, Dell, taQi, iPlace, DPaschoal.


6) Curso de gestão para professores e escolas de dança


Conteúdo Programático: Como captar alunos; Gerenciamento financeiro da escola e do professor; Como motivar (alunos e professores); Como surpreender, encantar e manter alunos.
DATA: sábados
HORA: 14h ás 17h
Carga horária: 12h (total) – 3 horas/aula/dia – 4 encontros
Vagas: 20
Público alvo: professores ou gestores de espaços de dança
Pré-Requisitos: maiores de 18 anos e comprovar algum tipo de formação em dança
Metodologia: teórico
Professora: Patrícia Ribeiro
Professora com Pós-graduação em Dança na PUC em 2004. Formação em Educação Física pro IPA em 1995. Mestrado em Reabilitação e Inclusão pelo IPA em 2010.
Dirige e administra desde 1995 a Escola Dança Criação, oferecendo diferentes modalidades de aula. Vem estudando os processos de gestão e administração do negócio no segmento dança. Atualmente é Presidente da Associação Gaúcha de Dança - ASGADAN.


7) Montagem de espetáculo de dança para realização de circuito de difusão no bairro e na cidade 


Criação de performance/espetáculo com uma versão para apresentações na rua e outra em espaços teatrais. Realização de 5 apresentações no bairro e 5 apresentações em outros bairros da cidade.
Vagas: 15 bailarinos/bailarinas selecionados em audição
DATA: domingos (ensaios) – novembro (apresentações do espetáculo)
HORA: 14 às 18h (ensaios) – a definir (apresentações do espetáculo)
Carga horária: 96 horas/aula de ensaios – 6 horas/aula/semana – 12 semanas (4 meses)
10 apresentações com datas e horários a serem definidas
Metodologia: prática (criação coreográfica/ensaios)
Pré-Requisitos: ter formação em dança e ser aprovado em audição de seleção a ser agendada posteriormente, ter mais de 14 anos e disponibilidade para realização de apresentações do espetáculo em agenda a ser definida.
Coreógrafos: Bboy Julinho RC e Gustavo Silva

Bboy Julinho Rc - Julio Cesar Oliveira de Oliveira. Morador do bairro Restinga Velha, está à frente do grupo (Restinga Crew). A história deste grupo inicia em 2002 e já está na terceira geração de B. Boys do bairro Restinga.  O grupo Restinga Crew construiu uma das mais respeitadas e sólidas carreiras no cenário das danças urbanas no Rio Grande do Sul tendo o alcance Internacional por atuar não somente em batalha mas também com trabalho social de formação para crianças e jovens em Porto Alegre. Recebeu o Prêmio Açoriano como Destaque em Danças Urbanas em 2012. Já atuou na Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI, Secretaria Municipal de Educação (SMED), Rede Marista, Casa da Sopa (Restinga).

Gustavo Silva é bailarino e coreógrafo com 18 anos de carreira e 15 anos como coreógrafo, possui em sua formação como bailarino as linguagens da dança de rua, jazz, ballet clássico e contemporâneo. Estuda as técnicas de locking, popping e new style. Foi integrante da Seleção Brasileira de Hip-Hop e do Grupo Batida de Rua. 
Fundador, diretor e coreógrafo da Cia e escola New School Dreams. Possui inúmeras premiações em festivais de dança, como: Melhor coreografia, melhor direção, melhor coreógrafo, Destaque para melhor bailarino premiado em 7 festivais consecutivos com o solo "Adios". Seu grupo é o primeiro e único do RS a ganhar o Festival Internacional de Hip-Hop. Bailarino convidado do palco Street Dance do Rock In Rio em 2013. 
Em 2014 participou do Festival de Dança de Joinville recebendo segundo lugar na categoria Danças Urbanas, com a coreografia “Retrógrado”. Vencedor do Prêmio Açorianos de Dança 2014 nas categorias Melhor Espetáculo, Coreografia, Direção, Cenografia e Destaque em Danças Urbanas com o espetáculo “Retrógrado em 6D”.
Em outubro de 2016, estreou o espetáculo “Iluminus”, projeto financiado pelo FUMPROARTE que alcançou em sua primeira temporada um público de aproximadamente 1500 pessoas. O espetáculo foi indicado em todas as categorias do Prêmio Açorianos de Dança 2016 ganhando em: Melhor Espetáculo, Melhor Coreografia, Melhor Iluminação e Melhor Direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário