Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

31 de março de 2020

Centro Municipal de Dança - Arte em Tempos de Crise


A Dança Não Para


O Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal da Cultura, segue com suas atividades durante a quarentena de modo alternativo, com uma série de ações, buscando manter iniciativas para a arte da dança em novas plataformas e formato. Entre essas ações estão a Campanha solidária  de recolhimento de doações, a disponibilização do repertório da Cia Municipal de Dança, aulas à distância para Cia Jovem de Dança, o lançamento de publicações para download em PDF e as inscrições para cursos de capacitação da Incubadora de Dança da Restinga.

Seguimos com a Campanha de Doação Solidária para Artistas da Dança destinada a artistas e técnicos da dança que estejam vivendo uma situação de extrema dificuldade financeira por conta da escassez do trabalho na área durante esse período de reclusão. Os interessados em receber as doações devem preencher o formulário até o final no link: https://forms.gle/1C8WMAbnmfaJ1MbD8. Até o momento mais de 40 artistas já foram beneficiados. Para fazer doações entre em contato conosco. Toda ajuda faz a diferença.

O público também poderá conferir todo repertório da Cia Municipal e da Cia Jovem de Dança de Porto Alegre, com obras de coreógrafos como Eva Schul, Driko Oliveira, Rafael Gomes e Douglas Jung. Estaremos divulgando os links para espetáculo como Caverna, Salão Grená, Água Viva, Ilação, Scanner, Narciso e Parmi entre outras destacadas obras.

Estamos também mantendo de forma remota as atividades da Cia Jovem de Dança, composta por integrantes de 10 a 20 anos de bairros da periferia. Eles estão recebendo tarefas de exercícios de aulas de dança e de coreografia por vídeo.

Duas obras publicadas pelo Centro de Dança, Escritos da Dança 1 – olhares da dança em Porto Alegre e Grupo Experimental de Dança – 10 anos, estarão disponíveis para download e em PDF. 
O Escritos da Dança 1 você já pode acessar através do link https://issuu.com/canto-culturaeart/docs/escritos_da_danca__1_-_2016.  E no dia 29 de abril, dia Internacional da Dança, será lançado em PDF, o segundo volume da coleção Escritos da Dança 2, com textos inéditos e comentários por vídeo dos organizadores da edição. 

Seguem também abertas as inscrições para a Incubadora de Dança da Restinga. A inciativa do Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura e Caixa Econômica Federal  terá oferta cursos de capacitação profissional. Serão oferecidos gratuitamente assim que acabar a quarentena 6 cursos de capacitação na área da dança (produção, mídias digitais, dança-educação, iluminação, sonorização e gestão) e será realizada a montagem de um espetáculo com 15 bailarinos(as) que irá circular no bairro e pela cidade de Porto Alegre. Para fazer a pré-inscrição acesse o link https://forms.gle/5wDysAtwZVuuALcG7.

O Grupo Experimental de Dança que teria nova turma começando em abril, vai receber todo um programa de aulas à distância, com diversas linguagens da dança e indicação de leituras e tarefas e encontros on-line.

Além disso, o Centro de Dança vai lançar uma série de pequenos vídeos com dicas de cuidados pro corpo e mente, sugestões de atividades em casa, indicações de leituras e filmes.

Mais informações aqui no blog,  pelo facebook, pelo instagram ou pelo email: dancasmc@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário