Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

12 de março de 2020

Centro de Dança lança o 2º Volume do Livro Escritos da Dança e promove eventos comemorativos ao aniversário de Porto Alegre



Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura lança o 2º Volume da coleção Escritos da Dança, com uma intensa programação no dia 24 de março, no Centro Municipal de Cultura que conta com realização de oficina de dança, performances, debates com os organizadores da publicação e sessão de autógrafos com os autores. Será promovido ainda, com patrocínio da FRAPORT BRASIL, o flashmob comemorativo ao aniversário de Porto Alegre no dia 26 de março, no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Os eventos integram a Semana de Porto Alegre 2020 organizada pela Prefeitura em comemoração aos 248 anos da capital gaúcha.

Lançamento do 2ª Volume do Escritos da Dança

A série Escritos da Dança é uma iniciativa do Centro de Dança que vem a suprir a carência de publicações sobre a dança de Porto Alegre. No seu segundo volume “Escritos da Dança 2 – Mais um Passo de dança” tem como recorte as ações de dança na capital nos seus aspectos históricos, socais e pedagógicos. Dessa maneira o livro faz um registro que garante a preservação da memória cultural dessa arte na cidade. A publicação foi editada pela Canto Cultura e Arte e tem como coordenador Airton Tomazzoni e como organizadores Alyne Rehn, Diego Esteves e Suzane Weber.  A publicação reúne 32 autores que escrevem sobre: Dança e História; Dança, Poética e Ensino, Dança e Crítica; Dança e Saúde; Pesquisa e Experiência em Dança.

Para o lançamento, no dia 24 de março, a partir das 19h, no Centro Municipal de Cultura está prevista uma sessão de autógrafos com os 32 autores que assinam os textos da 2ª Edição, além de debate com os organizadores do livro, performances e intervenções artísticas de dança com Leonardo Dias, Patrícia Nardelli e Aloísio Gustavo, alguns dos autores do livro.



Oficina de Dança com Alessandro Rivellino

Também integra a programação de Lançamento do Livro a realização da oficina “De Com Para Desde a Dança” com Alessandro Rivellino que é bailarino, ator, performer, coreógrafo, diretor, professor de artes do corpo e autor que escreve no Livro Escritos da Dança - 2ª Edição. A Oficina aborda contato improvisação, dança contemporânea, Butoh, educação somática e performance, tem carga horária de 6 horas e é direcionada a pessoas com experiência em dança. Acontece no dia 24 de março, das 9h às 12h e das 14 às 17h, no Teatro Renascença, tem entrada franca e 30 vagas mediante inscrição a partir do dia 16 de março aqui no blog do Centro de Dança.


“FlashPOA: Dança e Cidade” – Flashmob de aniversário de Porto Alegre
Integra ainda a programação de dança da Semana de Porto Alegre 2020 o flashmob comemorativo as atividades de aniversário da Cidade “FlashPOA: Dança e Cidade” que realizará intervenções do dia 26 de março,  no Aeroporto Internacional Salgado Filho, às 10h e às 12h.  O flashmob tem patrocínio da FRAPORT BRASIL e reúne um coletivo de bailarinos que repentinamente realizam uma inesperada e bailante intervenção artística. A direção é do coreógrafo Gustavo Silva, duas vezes premiado com o Troféu Açorianos de melhor coreógrafo e com elenco da New School Dreams, destacado grupo de danças urbanas da capital. A proposta é uma confraternização que envolva o público com música e dança em meio a sua rotina diária do aeroporto, celebrando assim o aniversário de 248 anos de Porto Alegre.


SERVIÇO:


Lançamento do 2ª Volume do Escritos da Dança

“Escritos da Dança 2 – Mais um Passo de dança”
Debate, Sessão de Autógrafos, performances e Intervenções artísticas
Data: 24 de março de 2020
Hora: 19h
Local: Centro Municipal de Cultura
Entrada Franca

 

Oficina de Dança com Alessandro Rivellino

“De Com Para Desde a Dança”
Oficineiro: Alessandro Rivellino - bailarino, ator, performer, coreógrafo, diretor, professor de artes do corpo.
Data: 24 de março de 2020
Hora: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Teatro Renascença
Público: 30 vagas para pessoas com experiência em dança
Inscrições: no blog do Centro de Dança a partir de 16/03
Entrada Franca


FlashPOA: Dança e Cidade” – Flashmob de aniversário de Porto Alegre

Data: 26 de março de 2020
Hora: às 10h e às 12h
Local: Aeroporto Internacional Salgado Filho
Realização: New School Dreams
Organização: Centro de Dança/SMC
Patrocínio: FRAPORT Brasil
Entrada Franca

Contato e informações: Centro de Dança/SMC – Av. Erico Veríssimo, 307 – Fone: 3289.8065 e-mail: dancasmc@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário