Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

24 de setembro de 2020

Destaque em Ballet Clássico - Açorianos 2019

Estamos chegando às últimas postagens da série com as trajetórias das indicadas e indicados ao Prêmio Açorianos 2019 e hoje saberemos mais sobre as indicações a Destaque em Ballet Clássico no Prêmio Açorianos de Dança 2019. 

Começamos lembrando as indicações com as considerações feitas pela juradas Aline Rosa e Tatiana Mielczarski e pelo jurado Escobar Júnior.
  • A B C Dança Festival Infantil – criado e organizado pela profª. Samanta Bueno Medina – por proporcionar uma experiência com o Ballet Clássico desenvolvida e pensada para as crianças, que respeita o tempo de cada pequena aprendiz, de forma lúdica e por proporcionar um espaço para as escolas apresentarem seus trabalhos recebendo uma avaliação que visa aprimorar e conscientizar os educadores em sua prática.
  • Dançar é arte - da Ong Renascer da Esperança Restinga – por oportunizar a inclusão social e promover o acesso à cultura através da dança.
  • Festival Internacional de Dança de Porto Alegre - organizado e realizado pelo Ballet Vera Bublitz - por promover e incentivar o intercâmbio da produção sul-americana em Dança Clássica e Contemporânea, por meio de apresentações, cursos, vivências e concessões de bolsas de estudo para bailarinas e bailarinos em destaque.
  • Gala Ballet 2019 – criado e organizado por Cris Fragoso – por valorizar e promover a linguagem do Ballet Clássico reunindo escolas e grupos que trabalham com esta modalidade e também por apresentar importantes personalidades do Ballet que escreveram a história desta arte em nossa Cidade e Estado aos jovens estudantes e artistas . 
  • Gisele Meinhardt – pelo trabalho como professora desenvolvido com bailarinos de diversas idades e níveis, mantendo-se fiel a metodologia Vaganova.

foto Claudio Etges

A B C Dança Festival Infantil


ABC Dança Festival Infantil é um projeto desenvolvido para ser um espaço de acolhimento às crianças e profissionais da dança para aperfeiçoamento e aprendizado. Com o intuito de unir o lado positivo das mostras, onde há a oportunidade de apresentação sem pressão competitiva para as crianças, e o lado positivo dos festivais, a avaliação e troca de experiências profissionais, nasceu este evento que visa principalmente ser uma oportunidade para jovens bailarinos experienciarem o palco de forma divertida, onde seu tempo e desenvolvimento são respeitados e, ainda assim, gerar ao professor/coreógrafo a oportunidade de observação e avaliação de um profissional de qualidade. O evento ocorre anualmente em julho, no Teatro CIEE desde 2016. 

O projeto - idealizado por Samanta Medina e a realizado pelo Ballet de Base - recebeu também indicação ao Destaque em Ballet por “proporcionar uma experiência com o Ballet Clássico desenvolvida e pensada para as crianças, que respeita o tempo de cada pequena aprendiz, de forma lúdica e por proporcionar um espaço para as escolas apresentarem seus trabalhos recebendo uma avaliação que visa aprimorar e conscientizar os educadores em sua prática.” 


Dançar é arte - da Ong Renascer da Esperança Restinga

O projeto “Dançar é Arte” está implementado dentro da ONG Renascer da Esperança situada no bairro Restinga Nova. A instituição exerce trabalhos na Educação infantil e também no turno inverso da escola, onde atende crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, proporcionando atividades pedagógicas, recreativas e alimentações. Sob a Direção de Rozeli da Silva, coordenação, e aulas de dança com Daniel Santo, o projeto completa este ano 3 anos de trabalho, e tem como base as Danças urbanas, mas também atividades nas modalidades de ballet clássico e dança contemporânea, para assim, ter uma melhor performance nas apresentações. O grupo tem marcado presença em eventos bastante significativos de Porto alegre, como a Mostra de Dança Verão, o ABC Dança e o Sul em Dança. Nosso objetivo é proporcionar aos bailarinos vivências e oportunidades no meio cultural. Não é somente dança e, sim, contribuir para o crescimento de cada criança como cidadão e como artista.


Festival Internacional de Dança de Porto Alegre 


O Festival Internacional de Dança de Porto Alegre - FIDPOA é um evento promovido pelo Ballet Vera Bublitz e nasce da vontade de estimular o intercâmbio de talentos sul-americanos no cenário da dança clássica e contemporânea com o mercado internacional e de abrir portas para bailarinos, coreógrafos e professores locais dando visibilidade e qualificando a dança de forma global. Com o grande objetivo de promover a excelência no desenvolvimento da arte da dança no estado do Rio Grande do Sul, proporcionando um evento que pode ser apreciado por todos, participantes e público, bailarinos e apreciadores, o FIDPOA. 


Gala Ballet 2019


Idealizado por Cris Fragoso, Diretora-Geral do evento, e com o objetivo de estimular o desenvolvimento do ballet no estado do Rio Grande do Sul, em seus doze anos de trajetória, o GALA BALLET reuniu em seu palco um total de 48 grupos, aproximadamente 900 bailarinos provenientes de doze cidades gaúchas. O evento também trouxe ao público local a oportunidade de compartilhar conhecimento com renomadas figuras do mundo da dança, como: Cecilia Kerche, Nora Esteves, Eleusa Lourenzoni, Jorge Teixeira, entre outros. Somos muito orgulhosos da nossa trajetória até aqui! Este ano, continuamos fiéis ao compromisso de compreender o ballet de forma genuína e artística, portanto propusemos uma edição online do evento. O Gala Ballet 2020 será disponibilizado virtualmente para o nosso público no dia 22 de agosto, com entrevistas de convidados do Brasil e do mundo sobre o futuro do ballet pós pandemia."

Giséle Meinhardt 


Giséle Meinhardt é professora, coreógrafa, repositora de ballet clássico e graduada em Dança na ULBRA. Atualmente, está em formação no Método A. Vaganova pertencente ao Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Foi orientada por mestres conhecidos nacional e internacionalmente, que contribuíram para sua trajetória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário