Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

7 de setembro de 2020

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 07 de Setembro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (07 de setembro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o email dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras para o mailing, no blog e nas redes sociais do Centro de Dança.


 Dicas da Semana – Edição 07 de setembro


Reunião extraordinária Lei Aldir Blanc - Colegiado Setorial da Dança do RS

O Colegiado Setorial de Dança do RS convoca para reunião online no dia 07/09/2020, às 19h, todos os profissionais do setor da Dança do RS. Estará em pauta "A DANÇA NO RS NÃO VAI ACESSAR OS RECURSOS DA LEI ALDIR BLANC: VAI, SIM! - Lei Aldir Blanc: Perguntas & Respostas sobre como acessar as verbas que serão disponibilizada. Acesse a sala no aplicativo zoom (ID da reunião: 815 8979 5197; Senha: 1010)


Sarau Dançante - Projeto Bailar UFPEL

Sarau Dançante, dia 09/09, quarta-feira, às 20h sobre “Produções audiovisuais em dança com corpos maduros - Versos e Prosas”. Nele estarão presentes as convidadas Alba Vieira, Carmen Hoffmann, Cibele Sastre e Daniela Castro.
O projeto Bailar também está com as inscrições abertas para aulas de dança online até dia 14/09, com foco no público entre 40 e 60 anos.
Acesse o Instagram @projetobailar 


Workshop Capoeira com Breaking - Portal MUD

O Portal MUD tem realizado um série de lives de dança e, nesta semana, acontecerá o workshop de Capoeira com Breaking ministrada pelos Bboys Aranha, Endrigo e Arthur (Style Crew e Tsunamiall Stars), de segunda à sexta às 10h no Instagram do @portalmud. Na semana anterior, conduzido pelo Vitor Diaz, teve o workshop Consciência Corpórea Afro-Diaspórica que ficou salva no IGTV do Portal MUD.

Projeto Café Preto

O projeto de artes antirracistas Café Preto - rua, rede, palco e picadeiro, da linha de pesquisa _Artes Cênicas Negras_, do _Grupo de Pesquisa e Extensão em Artes Cênicas do Semiárido Brasileiro - GruPANO_, Colegiado de Teatro da Universidade do Estado da Bahia. Desenvolve uma série de lives mensalmente e podem ser conferidas no Instagram @projetocafepreto e no canal do YouTube Projeto Café Preto.

Podcast Sul em Contato

Em 2020, na impossibilidade de ser presencial, o Sul em Contato ganha esta versão em podcast no Spotify. Artigos, conversas, entrevistas, textos sobre Contato Improvisação. Sul em Contato é um festival criado por Fernanda Carvalho Leite em 2009 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O evento acontece anualmente e foi tema central na sua dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS.


Terrorismo poético - Núcleo Experimental de Butô

Laboratório On-Line de Terrorismo Poético, Terças e Quintas de Setembro com Thiago Abel – Núcleo Experimental de Butô. Para se inscrever envia os dados a seguir para o e-mail (nucleoexperimentaldebuto@gmail.com) até 07/09: Nome; WhatsApp; E-mail; Valor que deseja contribuir. 
O projeto propõe – em cinco encontros de três horas - de estudo que partirá dos processos de criação artística e concepções de corpo investigadas pelo criador da Dança Butô, Tatsumi Hijikata, com foco em sua investigação na diluição dos corpos sociais através de processos que tinham a metamorfose e a subversão do corpo como tema motriz.


Live Construindo um corpo sensível - Amanda Antunes

Nas terças-feiras, às 10h, Amanda Antunes está conduzindo uma série lives - Construindo um Corpo Sensível - no Instagram @amanda.artista. Nelas, são trabalhados aspectos como consciência corporal, alongamento, musicalidade, mobilidade articular e expressividade. O objetivo é despertar o corpo para mais sensações e percepções. 


Ballet para crianças - Escola de Dança Gigi Sallenave


Aulas de ballet para crianças a partir de 4 anos com contribuição espontânea das famílias. Toda segundas e quintas das 18h às 19h. Entre em contato via WhatsApp 51 9 8453-4476 e obtenha maiores informações.


Workshop vídeos - Nederlands Dans Theater

Na playlist "workshop videos" no canal do YouTube da Nederlands Dans Theather (NDT), a companhia tem publicado um conjunto de aulas ensinando células coreográficas dos seus trabalhos/repertório de dança e dividido seus processos de improvisação.


Cursos online - Escola e Faculdade Angel Vianna

A Escola e Faculdade Angel Vianna está com uma diversidade de cursos de dança online abertos. Dentre eles: Butô, Dança Contemporânea, Ballet Clássico, Dança-Som-Palavra, Expressão Corporal, Fluxo Acrobático, Feldenkrais, entre outros. Acesse o site www.angelvianna.com.br/cursos-online

Nenhum comentário:

Postar um comentário