Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

21 de setembro de 2020

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 21 de Setembro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (21 de setembro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras para o mailing, no blog e nas redes sociais do Centro de Dança.


 Dicas da Semana – Edição 21 de setembro


Cerimônia Virtual de Premiação do Açorianos de Dança 2019 - Centro de Dança

Dia 27 de setembro (domingo), às 19h, serão conhecidos os vencedores do Prêmio Açorianos de Dança 2019 em uma cerimônia virtual que será transmitida pela página do Facebook do Centro de Dança. Conheça a lista completa dos indicados e/ou veja todas as informações na divulgação oficial.


Palestras online sobre Dança e Pilates e suas interfaces com a Saúde - GRACE

O Grupo de Estudos em Arte, Corpo e Educação (GRACE), coordenado pela professora Dra. Aline Nogueira Haas, organizou palestras a serem apresentadas uma vez por mês, sempre as quartas-feiras às 20h30min pelo canal do YouTube do PPGCMH-UFRGS. Gratuito e aberto ao público em geral. 

Programação

30 de setembro:
Tema: Dança e Saúde 
Palestrante: Profa. Aline Haas
Mediadora: Me. Marcela Delabary

28 de outubro:
Tema: Dança e Parkinson
Palestrante: Me. Marcela Delabary 
Mediadora: Mariana Wolffenbuttel

25 de novembro:
Tema: Pilates e Parkinson
Palestrante: Me. Alex de Oliveira Fagundes 
Mediadora: Maria Vitória


Espetáculo Dança dos Orixás - Cia de Dança Daniel Amaro

Será exibido ao vido pelo canal da Cia no YouTube, no dia 26/09/2020 às 18:30, A Dança dos Orixás.

Sobre: o espetáculo que mergulha no universo da dança dos orixás, resgatando o legado deixado aqui no extremo Sul do Brasil, a partir dos homens escravizados que para cá foram trazidos e submetidos ao trabalho forçado na indústria do Charque. O espetáculo conta com 7 bailarinos que representarão, através da dança, 7 orixás diferentes. Dessa forma, o projeto pretende valorizar a cultura africana e o legado que esse povo deixou em nossa terra. Pois, onde no passado houve sofrimento, hoje é espaço para aprendizado, reflexões e reconhecimento da cultura afro.


Conexão Urbana - New Way Estúdio de Dança

A New Way continua publicando seus workshops de danças urbanas gratuitos com o professor Allan Knecht, que podem ser acessados no Instagram do estúdio, projeto aprovado pelo FAC Digital RS.

10 práticas para tigres em quarentena - Coletivo Grupelho

O Coletivo grupelho convida para participar das "10 práticas para TIGRES em quarentena". Serão 10 vídeos inspirados em algum elemento de TIGER BALM // Experimento Cênico. Saem dois vídeos por semana: quartas e domingos. Serão postados no IGTV @coletivogrupelho.


Mu Ntûnda - Nave Gris Cia Cênica - Sesc SP

A Nave Gris Cia Cênica apresenta "Mu Ntûnda", obra criada especialmente para o Dança #EmCasaComSesc. Desenvolvido neste período de isolamento social causado pela pandemia, o trabalho interpretado por Kanzelumuka concebe a casa como um ventre que pode gerar e gestar novos futuros, assim como a potência do próprio corpo ao comportar outro corpo. Assista no YouTube.


Revista Re Dobra - CORPOCIDADE

Re Dobra é uma publicação que integra a plataforma de ações CORPOCIDADE, realizada a partir da parceria entre os grupos de pesquisa Laboratório Urbano (PPGAU/UFBA) e LABZAT (PPG-Dança/UFBA). Conheça a Revista e suas publicações no site. Sugerimos a leitura, na última edição de "Por uma descanonização dos modelos ocidentais modernos de corpo na arquitetura (na dobra com a dança)" de Clara Passaro, e "A invenção das dançarinas orientais" de Carolina Bracco.


Workshop de Rave - Hofesh Shechter Company - Sadler's Wells Theatre

Aprenda a coreografia da seção "Rave" da produção de dança da Hofesh Shechter Company, Grand Finale. Nesta cena, os dançarinos são encaixotados pelo set, e se conectam a uma sensação de estar em um clube e perder-se para a música.  Acesse no YouTube.


Dança para criança - Itaú Cultural

Em maio o Itaú Cultural passou a oferecer uma programação especial para o público infantil. Diariamente, às 11h, o instituto disponibiliza uma atividade para elas acompanharem em casa. As aulas são realizadas on-line, e os vídeos ficam disponíveis no site e no YouTube. A última aula foi da Janette Santiago, aquecendo através da água. Veja aqui e/ou ou acesse a playlist.

Tutoriais Vogue New Way com Dan Oliveira

Dan Oliveira é artista paraibano, formado em bacharelado em teatro pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ator-dançarino. Bailarino profissional. Artista plástico e ilustrador. E publica em seu canal do YouTube uma sequência de aulas tutorias de Vogue New Way para você aprender em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário