Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

12 de outubro de 2020

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 12 de Outubro


O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (12 de Outubro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras para o mailing, no blog e nas redes sociais do Centro de Dança.


Dicas da Semana – Edição 12 de Outubro



Contrapartidas da Dança - Editais Emergenciais de Auxílio à Cultura - Centro de Dança | SMC

A partir de amanhã, terça-feira (13/10), você poderá conhecer mais uma série de contrapartidas dos Editais Emergenciais de Auxílio à Cultura na área da dança, sempre na página do Facebook e no canal do YouTube do Centro de Dança. 

São aulas, vídeos, lives e publicações. 

Acompanhe nossos canais digitais no Linktr.ee  

Mais informações: Centro de Dança/SMC - dancasmc@gmail.com

13/out- terça-feira

Aléxia Chaves de Souza – Entre as Coxias - vídeo comentado sobre o espetáculo "A Culpa não é da Moça" 

Geórgia de Macedo Garcia -  Experimento na Natureza – vídeo dança com coreografia de Eva Schul -  Projeto Persona Estudos de Criação de Obras 

Gabriela Garcia Maia - vídeo-dança “Menarca” 

14/out- quarta-feira

Marcelo Valentin Silva -  vídeo que narra e encena passagens significativas dos 48 anos de trajetória de Valentin Cruz (nascido Marcelo Valentin Silva) a partir de memórias afetivas do artista

Nilton Gaffree Silva Junior - vídeo em formato de mini documentário “Dança do Calabouço” sobre a trajetória de Nilton Gafree como bailarino e como artista drag queen "Cassandra Calabouço"

15/out- quinta-feira

Silvia Canarim- Vídeo aula master class sobre a História do Baile Flamenco

Krishna Sharana  - Espetáculo de Dança-Teatro Indiana em formato de vídeo-dança

16/out - sexta-feira

Fernando Muniz – vídeo aulas “Videodança Em Casa” explicando as diferentes partes do processo de produção de um videodança. Aula 3 (Criação) 

Pâmela Agostini - conjunto de aulas de jazz adaptadas ao ambiente de isolamento com foco no público iniciante e intermediário. Nessa semana são 2 aulas de Jazz Infantil Iniciante

17/out - Sábado - 20h

Espaço N - Mostra de Processos da Quarentena N - voltada para a difusão dos processos de criação dos alunos em período de pandemia e suas construções em isolamento social, mesclando apresentações dos alunos e dos professores

#auxilioemergenciaPOA #auxilioemergencialCULTURA #SMC

Espetáculo-performance-vídeo “Julieta”

Foto e release de Thais Andrade

O trabalho cênico “Julieta” está disponível online.
No último sábado, 10 de outubro, foi disponibilizado ao público o espetáculo-performance-vídeo “Julieta” interpretado por Paula Finn, com direção de Thais Andrade e trilha sonora original de Paola Kirst.
A dramaturgia é pautada na linguagem da dança, pensando o movimento como o guia dessa personagem que explora as complexidades contidas em situações rotineiras de uma vida solitária. Forma e conteúdo questionam o que é estar em relação em tempos de isolamento. 
Nas manhãs, ela senta na poltrona da sacada e observa o mundo, nas noites é engolida por ele. Luz e sombra compondo a matéria. A relação de forças externas e internas, de acolhimento e rejeição, de peso e leveza, resultam em uma dança pautada na inconstância, na fisicalidade das fantasias existentes dentro da cabeça da personagem.
A pesquisa é pautada em quatro capítulos da história dessa personagem, sendo esse vídeo a primeira parte a ser dividida com o público, de forma gratuita, a partir do Edital FAC Digital.

Para conferir, acesse o canal da Paula Finn no YouTube.

Campeonato Mundial de Forró Online

A Plataforma Forró Porto Alegre informa que o Rio Grande do Sul estará representado pelo professor Kiko Rodrigues (Espaço de Dança) e a professora Júlia Ribeiro (7&8 Studio de Dança) na categoria Profissional do Campeonato Mundial de Forró online, evento que será realizado entre os dias 22 e 25 de outubro e transmitido no canal do Forró para o Mundo Festival no YouTube. E convidam para prestigiarem o evento e se unirem na torcida.

Debate RVC - Dança Contemporânea

O Jornalista Edézio Paz recebeu as bailarinas Letícia Infante do Rio de Janeiro e Luciana Paludo do Rio Grande do Sul para um bate-papo sobre o panorama da Dança Contemporânea no Brasil. Com Apresentação e Direção Geral Edézio Paz, Produção Taisa Lampert, Direção de TI Rakel Lima, Apoio Cultural Jornal da Dança. Assista no YouTube a conversa.

Live de lançamento do livro “Dança, o enigma do movimento”

Acompanhe a live de lançamento com a autora Mônica Dantas e sua convidada Lu Coccaro numa conversa sobre a 2ª Edição, revista e ampliada do livro Dança, o enigma do movimento, pela Editora Appris transmitida pelo Instagram @oenigmadomovimento, dia 14/10 (quarta-feira) às 20:30.

Casulos: Meu amigo esqueleto

Nesse mês das crianças o projeto Meu Amigo esqueleto estará no Sesc Santo Amaro! Em todos os próximos sábados de outubro às 15h ao vivo pelo perfil do Instagram @sescsantoamaro e no FacebookSerão 4 lives, cada uma abordando uma parte diferente do corpo. 

IX Mostra de Teatro e dança de origem Africana

Em 2020 a Cia. de Dança Afro Daniel Amaro da continuidade a realização da IX Mostra de Teatro e Dança de Origem Africana, nos dias 07 e 08 de novembro, sendo essa edição em um formato virtual.

Cronograma:

07/11
10 h. - Abertura Oficial
(via sala do Google Meet)
Roda de conversa com os profissionais atuantes na cidade de Pelotas/RS:
Daniel Amaro, Naiane Ribeiro, Manoel Luthiere e Juliana Coelho
11 h - Oficina Afroteatro:Contos e saberes de um povo
Com o professor Airton Marino
14 h - Oficina de Dança Movimentos Atlânticos
Com a professora Juliana Jardel
16h h - Oficina de Dança de Rua
Com o professor Josh Antonio

08/11
16 h - Mesa de conversa “Os fazeres da Dança e Teatro Negro no Brasil”
Convidadas: Lau e Edileusa
18 h – Mostra Artística Virtual

Link para inscrições de acesso a programação e demais informações.

As inscrições para participar da mostra artística virtual podem ser efetuadas no período de 30 de setembro de 2020 a 31 de outubro 2020 até as 23 horas e 59 minutos.
As inscrições para Mostra Artística Virtual são gratuitas e dá acesso aos participantes as oficinas que estão organizadas conforme o cronograma mencionado anteriormente.
Para pessoas que não irão apresentar trabalhos na Mostra Artística Virtual, para participarem das oficinas e para assistirem à Mostra o valor é de R$ 20,00 (vinte reais) o acesso.
O formulário para efetuar as inscrições para participação da Mostra artística virtual.

II Mostra Online “Web Dance Festival”

O Web Dance Festival é um festival online, voltado a grupos, escolas, academias, bailarinos e dançarinos, sendo uma oportunidade para que todos se conectem com a dança de uma maneira diferente, interativa e com a possibilidade de ganhar prêmios. Você pode participar como competidor com sua coreografia ou como júri onde o seu voto ajudará a escolher os melhores trabalhos do Festival.
Faça sua inscrição no site.

Laboratório coreográfico com Alonso Barros

Estão abertas inscrições para o primeiro Laboratório Coreográfico, com Alonso Barros. Serão 10 aulas online e ao vivo, 3 musicais, coreografias originais da Broadway, adaptações brasileiras e criações originais de Alonso Barros. As aulas serão dadas diretamente de um estúdio de dança, com captação de áudio. Saiba todos os detalhes através do link de inscrição.

Ensaio sobre a maca e outros pontos

Ensaio sobre a maca e outros pontos surgiu da necessidade de continuar a dançar, reconhecendo nossas incapacidades e aceitando nossas precariedades. É resultado de uma amizade e de encontros de um coletivo que se visita há mais de trinta anos em cena, entre muitas idas e vindas de troca, de amor e de arte. Robson Lima Duarte e Suzi Weber dançam suas semelhanças e diferenças na busca de um conforto no contraponto do que a idade pode oferecer enquanto fragilidade e vulnerabilidade. Eles dançam e celebram a busca do desejo e da manutenção de forças para enfrentar tempos difíceis. A música serve como um bálsamo de esperança que indica que a chama do amor é necessária para continuar. Assista no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário