Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

26 de outubro de 2020

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 26 de Outubro


O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (26 de Outubro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras para o mailing, no blog e nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 26 de Outubro


Contrapartidas da Dança | Editais Emergenciais de Auxílio à Cultura – Centro de Dança | SMC



Acompanhe nossos canais digitais: https://linktr.ee/centrodedancasmc 
Mais informações: Centro de Dança/SMC - dancasmc@gmail.com

27/out - terça-feira
Fernando Muniz - videoaulas “Videodança Em Casa” explicando as diferentes partes do processo de produção de um videodança - Aula 4 - Gravação
Pâmela Agostini - conjunto de aulas de jazz adaptadas ao ambiente de isolamento com foco no público iniciante e intermediário. Duas Aulas de Jazz Adulto Iniciante.

28/out - quarta-feira
Pâmela Agostini - conjunto de aulas de jazz adaptadas ao ambiente de isolamento com foco no público iniciante e intermediário. Duas Aulas de Jazz Adulto Intermediário.
Fernando Muniz - videoaulas “Videodança Em Casa” explicando as diferentes partes do processo de produção de um videodança. - Aula 5 - Edição

29/out - quinta-feira
Kadima grupo de dança folclórica israeli - Espetáculo composto por coreografias do repertório do Kadima representante da Fundação de Arte e Cultura Kadima de Porto Alegre. O tema do Espetáculo é “Etnias" e nos leva a uma viagem através da cultura, tradições e características dos distintos povos que formaram o povo judeu e o Estado de Israel ao longo da história, tradições e características dos distintos povos que formaram o povo judeu e o Estado de Israel ao longo da história. " 

30/out - sexta-feira
Cláudia Dutra – “Casa Cheia” Hipermídia voltada ao público infantil que apresenta o vídeo de uma história, interpretada através da dança e da narração, com múltiplas sequências coreográficas e caminhos distintos para a história.

#auxilioemergenciaPOA #auxilioemergencialCULTURA #SMC

Livro Dança e Diferença de Lúcia Matos

Dança e diferença se insere em um processo de estudos que têm como base a metodologia interpretativa. Utilizando conceitos chaves como o corpo, dança contemporânea, diferença e deficiência para evidenciar a existência de redes de relações estabelecidas na ambiência contemporânea, propõe uma análise crítica acerca do tema. Sua autora, Lúcia Matos é licenciada em Dança, mestre em Educação e doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Leia a obra completa.

História Delas - Coletivo Ritas

História Delas é um projeto comtemplado pelo Edital FAC DIGITAL RS e em uma série de três vídeos, Histórias Delas compartilhou as histórias de mulheres que fizeram diferença no cenário da dança e das artes cênicas e que precisam ser lembradas pelas transformações que protagonizaram. Mercedes Baptista, Josephine Baker e Raven Wilkison. Assista os vídeos no IGTV do @ritas.coletivo

Introdução à Metodologia de Dança Afro-Gaúcha Iara Deodoro

O curso apresenta de forma introdutória as possibilidades de reflexões sobre a cultura Afro-Gaúcha, a partir da trajetória de Mestra Iara Deodoro, referência de danças negras no estado do Rio Grande do Sul. As aulas serão online com conteúdos compartilhados por meio de vivências práticas e teóricas, sendo disponibilizado como material textos e vídeos será realizado pela plataforma ZOOM. Será realizado nos dias 21 e 28 de novembro, 5 e 12 de dezembro das 14h às 16h30. Confira todas as informações no facebook e se inscreva!

Workshop online – Grupo Corpo

Vão ser três aulas totalmente gratuitas dias 7, 8 e 9 de novembro com o objetivo de trazer alegria, bem estar físico e mental a pessoas de todas as idades. A inscrição deve ser feita em bit.ly/grupocorpo-workshop.

3ª Edição Mulheres na Cena

Vai rolar a 3ª Edição do Mulheres na Cena. Um evento reúne mulheres das Danças Urbanas em workshops, palestras e batalhas, agora On-line, nos dias 2 e 3 de dezembro, com 7 aulas e bate-papos através do Zoom. Para adquirir o passaporte basta contatá-las via inbox no Instagram @cenamulheresna 

Masterclass Alvin Ailey Dance Theater

Uma masterclass de dança ao vivo do Alvin Ailey American Dance Theater, apresentado por Hakeem Onibudo e liderado pelo diretor de ensaios Matthew Rushing. Compartilharam insights sobre a história de Ailey, com a entrada do coreógrafo de dança hip-hop Rennie Harris e trechos de Lazarus, o balé de dois atos inspirado na vida e nos tempos de Ailey, terminando com um Q & A e demonstração bônus de coreografia das icônicas Revelações. Assista no YouTube e ative a legenda com tradução automática.

Aula de Ballet Online (Barra) com Dutch National Ballet

O Dutch National Ballet desenvolveu algumas aulas de balé para seus dançarinos e convida você para participar da sua sala de estar. Ernst Meisner, coordenador artístico da Companhia Júnior, ensina este barre e o pianista Rex Lobo o acompanha no piano. Pratique acompanhando a aula pelo YouTube e, se necessário, ative a legenda com tradução instantânea.

Treinos abertos Kiki House of Harpya

Treinos abertos e gratuitos todas as quartas-feiras 16h com a Kiki House of Harpya no Zoom. Confira no Instagram @houseofharpya o link para participar.

Forró do zero com Giovanni Vergo

De 26 de outubro a 14 de dezembro acontece o curso Forró do Zero, voltado para quem quer aprender ou entender melhor os movimentos básicos desse estilo nordestino. Ministrado pelo vice campeão brasileiro de forró, Giovanni Vergo, o curso será totalmente online e aproveitará o momento de isolamento social para treinar movimentos individuais, a segurança e confiança ao dançar e o entendimento das  bases da dança e da música. Informações pelo Facebook e Instagram (@giovannivergo) ou WhatsApp 51 984178405.

Semana Circo para todos – Circo Híbrido

De 02 a 05 de novembro o Circo Híbrido, CIRCO PARA TODOS, uma semana de aulas gratuitas de Circo para você treinar a hora que quiser, quantas vezes quiser e onde quiser, tornando o circo acessível a todos. Serão 04 vídeo-aulas de diferentes modalidades: Flexibilidade, Parada de Mãos, Preparação Física para Acrobatas Aéreos, Acrobacia de Dupla, com 20 minutos cada, onde nossos professores irão propor exercícios de iniciação em cada uma, podendo serem feitos por todos os públicos. Acesse o YouTube e assista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário